Não sinto vontade de fazer nada

Feita por >Desolado · 19 set 2023 Abordagem psicológica

Desde de meus 15 anos de idade, me isolei em casa, não tenho nenhum amigo, única pessoa com quem converso é minha mãe, tenho fobia social, não consigo conversar com ninguém, e não tenho nenhum propósito de Vida, tenho 23 anos hoje, não trabalho, nem estudo, não consigo ter interação social com ninguém, tenho medo de ter esse contato com as pessoas, tenho medo de que a única saída seja a morte para mim, não sei mais o que faço para mudar isso, não conto minha vida para ninguém.

A melhor resposta 21 SET 2023

Olá Gabriel
Voce se sente assim porque não sabe quem é voce e não sabe qual o teu objetivo de vida.
O meio familiar e educacional só te adestrou ao objetivo dele, ser obediente, se ajustar ao modelo dele.
O que voce sente é a resposta da vida: precisa mudar de direção, se encontrar, resgatar a tua inteligência vital. Voce a substiuiu pela aceitação da verdade dos outros, da opinião dos outros.
Voce escolheu ser bonzinho com os outros, se adequou aos outros e ficou contra a sua vida.
Pode resolver isso, fazendo Psicoterapia.
De nada adianta querer morrer... vai ter que voltar e refazer tudo novamente.
Também de nada adianta ficar isolado, teimando contra tudo e contra todos...
Voce já tem 23 anos, hora de ser responsável pelas tuas escolhas e decisões. Ninguém é vítima de nada.
Mas, se escolher ficar parado, isolado... esta também é uma escolha. Só lembre que cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais voce é responsável.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha... qual a tua resposta?

5817 respostas

22 FEV 2024

Olá, já faz um tempo que você se encontra assim, por isso é importante procurar ajuda profissional para entender o que de fato aconteceu aos 15 anos de idade. Quanto mais você evita as relações sociais, mais a ansiedade se fortalece. O enfrentamento pode te ajudar a superar esse medo, mas é necessário você procurar um psicólogo. É possível ter qualidade de vida e conseguir se relacionar com as pessoas. Existem clínicas com preços populares, universidades, etc.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

22 JAN 2024

Desenvolveu aí uma grande dependência emocional da mãe , né? Parece até uma simbiose (quase como se fossem um só) e isso é bem tóxico pra vocês. Antes de um propósito de vida, você tem que fazer essa separação aí da sua mãe, saber quem você é, o que deseja da vida, o que quer realizar. Se você parar um pouco, refletir, buscar em si, vai sim encontrar a si mesmo , sua identidade. Só está aí mesclado com sua mãe, o que causa confusão , medo do mundo, da vida. Vamos mudar isso? Vem ter espaço de voz, de vez e ser alguém de quem você se orgulhe?
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 JAN 2024

Sinto muito pelo que está passando. Esses sentimentos podem ser avassaladores e difíceis de lidar sozinho. O isolamento, a falta de propósito e o medo de interagir socialmente podem estar relacionados a experiências passadas, traumas ou questões emocionais não resolvidas.

Buscar ajuda profissional pode ser um passo crucial para começar a mudar esse quadro. Conversar com um profissional da psicologia pode ser um primeiro passo importante para começar a entender esses sentimentos, encontrar maneiras de lidar com a fobia social e desenvolver estratégias para estabelecer conexões significativas com os outros.

É importante lembrar que há caminhos para superar esses desafios, e você não precisa lidar com isso tudo sozinho, ninguém precisa. Fico à disposição, se desejar!
Abraços!

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

8 NOV 2023

Bom dia!
Primeiramente precisamos entender que uma situação assim não surge do nada. Coisas aconteceram para você chegar a este ponto, e é preciso que você se dê o direito de saber de si, e falar sobre estas coisas. Que bom que este mal-estar está ocorrendo, pois seria muito pior para sua saúde mental se você se fechasse por completo. O mal-estar é sinal de que você quer viver de outra forma, melhor do que está agora. É a sua motivação dando sinais de vida! Por isso é bom. A psicoterapia é o caminho necessário. Se permita! Você é jovem, e só tem a ganhar iniciando este processo de autoconhecimento agora.

Marcia Caroline Portela Amaro Psicólogo em Londrina

6 respostas

12 OUT 2023

Olá, Desolado!

Comece a fazer psicoterapia, pois ela é o processo acompanhado de autoconhecimento e gradual conscientização e transformação dos obstáculos para o seu bem-estar. Você já possui um panorama da sua situação, agora é iniciar o processo de aprofundamento e mudanças.

Desolado, fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

10 OUT 2023

Olá, boa tarde !

Pelo seu relato você precisa de ajuda profissional para se entender melhor e encontrar soluções para a situação que está vivenciando. Quando pensamos na morte, estamos desesperados para que esse sofrimento termine e as coisas melhorem. Com a terapia você poderá mudar o rumo de sua vida, adquirir autoconhecimento e encontrar forças para mudar sua realidade atual. Lembre-se é só uma fase, isso irá passar e você não está sozinho!

Bruna G. Batista Psicólogo em Lagoa da Prata

4 respostas

26 SET 2023

Olá,
existe várias formas pra você estar lidando com a fobia social e conseguir ocupar o seu lugar nesta vida. Não desista de você. Busque um bom profissional para falar dos seus sentimentos e angustias, para juntos, possam trabalhar a sua fobia. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 SET 2023

Olá, Desolado.

Fique tranquilo que a psicoterapia te ajudará e muito na questão da fobia social. Na abordagem que atuo, que é a terapia cognitivo comportamental, nós ensinamos para o paciente habilidades sociais para que ele possa ir se sentindo mais seguro e confiante nessas relações com as outras pessoas (treino de habilidade sociais). Antes disso, nós buscamos identificar que possíveis pensamentos disfuncionais passam pela cabeça do paciente, quais crenças ele possuem que possam estar dificuldade essa segurança nos relacionamentos. E quais comportamentos do paciente ajudam ou prejudicam num bom relacionamento interpessoal. Posso te ajudar a ter uma vida que vale a pena ser vivida ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Olá Desolado! Obrigado por escrever. Não engane a si mesmo! Você sentiu necessidade de escrever aqui. Escreveu aqui porque essa vida está desconfortável e você quer, precisa modificar. De certa forma, colhemos aquilo que plantamos. O que você chama de fobia social, é falta de treino em situações grupais.
Procure por um de nós, psicólogos, com a maior brevidade possível. Venha com mente aberta, persistência, disciplina, continuidade, regularidade. Saiba que você deverá considerar que construirá, com a ajuda científica de um de nós, novo jeito de sentir, interpretar e agir.
Assuma o compromisso com esse desafio, junto com um de nós.
Será muito gratificante e enriquecedor.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.