As vezes é difícil, me sinto tão diferente, que não tenho mais vontade de nada.

Feita por >Phe · 18 mar 2022 Autoestima

As vezes parece tudo um cubo mágico, parece que eu não encontro sentido em lugar algum, parece um surto de apagão, quando as pessoas brigam com raiva, quando o dinheiro controla tudo, quando tudo é baseado em servir pra alguém os valores pessoais de cada um.

Desde a escola me chamavam de “monguinho” “esquisito” sei lá.. Eu tento fazer parte do mundo de grupos, de pessoas. Mas eu não consigo, não consigo nem sair de casa, quando saio fico ansioso, com a barriga fazendo barulho, gastrite. Quando chego, se for um passeio com amigos da namorada ou pessoas “normais” eu tento socializar, ser engraçado tento me adaptar, mas nunca consigo, bate o vazio insistente que me faz ficar quieto com uma sensação de solidão.

Ou então quando acontece uma briga, eu não consigo guardar raiva de nada, mas as vezes parece que eu sou ser engolido por tanta coisa, tanta cobrança, tanta pressão, tanta raiva que as vezes sentem, não sou melhor que ninguém, nunca serei e nem quero ser.

Eu passo todos os meus dias sozinho, em um quarto, trabalhando, dormindo e acordando sozinho.

As vezes é difícil, as vezes me sinto tão diferente, que não tenho mais vontade de nada.

E acredite, eu realmente não quero ser um gatilho pra ninguém, eu não quero atrapalhar ninguém, juro com todo meu coração.

A melhor resposta 19 MAR 2022

Olá Phe! Grato por escrever. O quadro que você descreve é uma situação muito comum na atualidade: familias pequenas, televisão com muitas alternativas, celular, internet, transporte acessível, contribuem para as pessoas pouco treinarem a socialização.
O sofrimento que você relata vivenciar acontece porque somos seres sociais, precisamos pertecer, precisamos nos sentir integrados a algum grupo. Com a falta de consolidação de exercícios de socialização efetiva, uma parte das pessoas generalizam (sem bases), que será muito difícil. Tão difícil que antecipam teoricamente dificuldades que, na maior parte das vezes, na experiência real, não acontecerão. Somos todos carentes, necessitamos de companhia, de semelhantes. Vencida a barreira do medo (sem base) de ter medo, percebe-se na experiência das vivências, que predominam as coisas boas sobre as ruins nas convivências, desde que se use a estratégia, a pesquisa, a ponderação, para ir aproximando gradativamente das pessoas. Conhece-se uma pessoa pela sua história (pesquisada de verdade), não pelas suas palavras.
Estaremos a disposição para te ajudar nesse sentido.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

20 MAR 2022

Caro PHE
Todos nós somos pessoas diferentes, diferentes em tudo, cor, raça, altura, peso, princípios, gostos, formas, nem mesmo as impressões digitais ... todos somos diferentes. Perfiz deferentes, objetivos de vida diferentes e temos que viver esta diferença, a vida te quer diferente. Então, é uma riqueza se voce já se percebe diferente.
A questão é aguentar a pressão das outras pessoas porque elas não suportam ver pessoas diferentes, querem que todos pensem como todos...
Voce está enfrentando este problema porque precisa aprender está lição básica da vida, ser diferente. Ou voce se aceita como é e aí, vai perceber que as outras pessoas começam a te respeitar ou vai continuar sofrendo a imposição dos outros, e voce, sofrendo.
Não estamos aqui por acaso, estamos aqui para aprender. Esta é uma aprendizagem que voce precisa fazer.
Não queira ser normal... seja voce mesmo, fora da norma! Seja audaz e queira ser diferente.
Quando voce perceber isso e construir a vida que voce quer e não a vida como os outros querem, vai perceber que as pessoas começam a te respeitar. Mas tem que fazer para si mesmo e não para os outros.
Voce não veio aqui para ser bom para os outros; veio aqui para ser feliz, para ser voce mesmo.
Deve aprender a ser dono da sua vida, construir a realidade que voce quer para si mesmo.
Tem este poder e esta liberdade.
Faça psicoterapia para descobrir quem de fato voce é, qual a sua identidade e aprender a ser para si mesmo.

5817 respostas

20 MAR 2022

Phe a socialização para algumas pessoas requer treino principalmente se vc não praticou em outras épocas (infância adolescência)
Pode ser q vc se isole justamente pq n consegue se socializar e com o isolamento vc dificulta esse aprendizado. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 MAR 2022

Olá
Parece que, pelo seu relato, em vários contextos você se anula com alguma facilidade, não? O "não quero incomodar", "quero ser agradável", etc me trazem esse sentimento.
Precisamos encontrar uma forma de estar no mundo que nos seja satisfatória, que expresse aquilo que somos, sentimos e pensamos. Independente do medo de um terceiro não me aceitar bem. Porque tudo bem ele não gostar das mesmas coisas que eu, mas encontro um grupo que me aceite e ali posso me expressar. Uma fatia das pessoas que conhecemos naturalmente não vai gostar de nós e isso não nos diminui.
Considere buscar alguém que te ajude com essa ansiedade social para que isso possa ser mais tranquilo para ti. O melhor profissional para esses casos é o psicólogo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha