Eu não consigo fazer nada e me sinto totalmente diferente das outras pessoas

Feita por >Ace · 31 mar 2021 Motivação

Eu tenho 19 anos e não consigo fazer coisas simples do dia a dia como ir a padaria por exemplo, toda vez que eu tenho que sair de casa sozinha é muito difícil para mim . Eu fico super desconfortável e também fico pensando que todos estão me julgando de certa forma , então eu fico constantemente arrumando a minha roupa ou o meu cabelo e até mesmo estalando os dedos. Eu não consigo procurar emprego porque eu não sei conversar com outras pessoas, eu travo !

A melhor resposta 1 ABR 2021

Olá.
Aparentemente você apresenta sintomas ansiosos e persecutórios, o que nos leva a uma recomendação de psicoterapia. Podemos perceber que tem interferido diretamente em situações sociais e econômicas. Além de ter, possivelmente, uma recomendação de avaliação psiquiátrica ou neurológica, uma vez que interfere em atividades simples do dia a dia e também para descartar outras hipóteses diagnósticas.
Comece com psicoterapia e avalie junto ao profissional a necessidade de outros encaminhamentos.

Fico à disposição.

Marco Antonio Molina.

Marco Antonio Molina Psicólogo em Belém

10 respostas

3 ABR 2021

Olá Ace, essas crenças persecutórias e a dificuldade em ter um convívio social está te causando bastante sofrimento. Por esta razão, seria muito importante você procurar auxílio de um profissional para que consigas lidar com a ansiedade e com esse padrão de funcionamento que acaba limitando sua vida. Buscar a origem e ressignificar seus pensamentos e sentimentos lhe trará segurança e autoconhecimento.

Psicóloga Daniela Rodrigues Coronas Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

1 ABR 2021

Olá Ace, de alguma forma a insegurança e a ansiedade estão norteando a sua vida. Busque apoio psicológico, na terapia você irá se fortalecer e será capaz de ter uma vida plena como você merece.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- atendimentos online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

1 ABR 2021

Olá Ace! Grato por escrever. Pelo seu relato seu conforto está na preservação e segurança da casa. Isso em certa medida se associa aos espaços do corpo e suas manifestações: falas, olhares, gestos.
É preciso analisar isso profundamente. Note que você coloca esse dado como atual, mas certamente, quando pequena apresentava outra forma de lidar com as trocas.
As pessoas, com o passar dos anos, conforme a adolescência vai chegando, ficam mais rigorosas com elas mesmas, prestando atenção em detalhes da estética, da ética, tornando-se muitas vezes, exageradamente exigentes com elas mesmas. Ir a espaços fora de casa, com presença de pessoas pouco ou nada conhecidas é uma necessidade que, se não exercitada, implicará em redução drástica das possibilidade.
Tenha serenidade e calma: há tempo para desenvolver autoconfiança, para dar novo significado ao conceito de intimidade e vulnerabilidade pessoal. Com certeza as pessoas caminham pelas ruas, vão ás padarias, supermercados, shoppings centers, teatros, cinemas, escolas, trabalhos bares e outros lugares porque as vantagens e ganhos são maiores do que os perigos ou prejuízos. Certamente com você também será assim. É preciso analisar, ponderar profundamente os caminhos que tua mente trilhou e os caminhos que deve trilhar.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica com persistência, disciplina e abertura mental.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida, obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

1 ABR 2021

Olá, isso provavelmente está relacionado a sua história de vida e autoestima. Você precisa entender como isto começou, o porque se mantém e o como geram estes sentimentos em você, para poder mudar. Tenho um curso sobre ansiedade social que se aprofunda bastante nisso. Se você conhecer bem a sua história e as causas fica simples a transformação dos sentimentos. A terapia também é valida para se conhecer e saber quais são suas crenças sobre você, o mundo, e os outros para que se sinta mal perto dos outros.

Camila Sanchez Psicólogo em Maringá

13 respostas

1 ABR 2021

B noite. Vc precisa de tratamento p habilidades sociais.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro