Eu já não me sinto tão normal como antes.

Feita por >Kelly · 15 mar 2022 Coaching

Olá pessoal, me chamo Gabrielly e tenho 19 anos. Ultimamente não me sinto muito normal...carrego um sentimento estranho dentro de mim. Sinto que sou culpada por tudo de ruim que acontece na minha família, também sempre me cobro muito, mas ultimamente não estou conseguindo fazer nada. Sou empreendedora e simplesmente não consegui mais produzir nada, sinto que sou uma inútil. Tenho amigos que gostam muito de mim, mas não sinto mais vontade de ver eles, eu vivo inventando desculpas para não sair com eles. E recentemente percebi que estou mais ansiosa, irritada e já não enxergo um futuro bom pra mim.Tem dias sim que me sinto bem, mas horas depois ou até no outro dia o sentimento de tristeza volta e pior. Já não sinto mais vontade de tomar banho, tomo porque tenho que tomar. Levantar da cama de manhã também é difícil. E eu também já não me sinto feliz por cuidar da minha filha de 4 patas...é como se eu fizesse tudo no automático. Apesar de dar muito carinho e amar muito ela, sinto que nem ela consegue me alegrar. Tento disfarçar a tristeza perto da minha família, e quando estou com eles me sinto bem, mas não demora para os pensamentos e sentimentos ruins voltarem. Não quero estar doente e não sei o que fazer.

A melhor resposta 17 MAR 2022

Kelly. Vc precisa fazer terapia. Vc pode estar com depressao mas precisa avaliar melhor, entender essa falta de motivação, sentimento de culpa, irritação…
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAR 2022

Olá Gabrielly, espero que esteja tudo bem com você!

Esses sentimentos que você descreve precisam ser melhor compreendidos por você, pois eles já estão te causando certo desgaste pessoal e social. É muito indicado que você inicie um acompanhamento com um Psicólogo para que ele possa trabalhar esses sentimentos em um processo psicoterapêutico adequado. Quanto mais cedo você entrar em contato com as causas que podem estar desencadeando esses sentimentos, mais rápido será seu processo de mudança, autoconhecimento, e transformação pessoal. No momento, eu identifico que eles estão apenas no início, e podem indicar a necessidade de mudanças pessoais e internas, para que você ponha em movimento alguma energia que possa estar estagnada, e que precise ser direcionada para novos planos em sua vida, que podem ser traduzidos em novas metas pessoais, objetivos de vida, forma de se relacionar consigo, com sua família e com seus amigos. Um processo de psicoterapia traz muito autoconhecimento e clareza sobre nós mesmos, e é muito indicado em seu caso. Acredito que irá te ajudar a reconhecer novas possibilidades que existem em você, e nem sequer você sabia que existia. Vá em frente com sua mudança, com sua transformação, acredito que se conhecendo mais, você irá superar esse momento em que se encontra.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAR 2022

Boa tarde, Kelly,
Primeiramente é preciso entender de onde vem tanta cobrança e angústia consigo mesma. Será que são pensamentos seus, ou será um comportamento aprendido, talvez por traumas ou mesmo ansiedade?
De qualquer forma, antes de olhar para o mundo é preciso olhar pra dentro de você e se conhecer melhor. Parece que em algum ponto da sua história, você se perdeu de você, focando nos pensamentos e sentimentos ruins.
Será que vale a pena viver de forma tão negativa?
Caso queira melhorar de vida, a Psicoterapia pode ajudá-la a conseguir isso, entendendo melhor seus pensamentos e descobrindo seu potencial para viver com bem-estar e plenitude.
Caso tenha interesse, fico à disposição. Será um prazer ajudá-la.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

16 MAR 2022

Ola Gabrielly já começou bem!! Procurando ajuda.
Faça terapia e se for preciso vá ao médico também.
Você descreveu bem inicio de depressão, nem todos conseguem fazer isso. Faça terapia.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 MAR 2022

Olá!

Realmente os dias atuais estão mais difíceis de serem vividos, na sua geração a percepção da vida tem muito se alterado, a pressão por bons resultados, ser sempre o melhor na vida social ou profissional tem sobrecarregado muito os jovens hoje em dia, e com isso pode desencadear uma tristeza ou descontrole emocional. Em psicoterapia você pode encontrar melhores ferramentas para encarar que tem passado.

Se desejar ajuda para isso estou a disposição!

Gisele Colares Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

16 MAR 2022

Olá Kelly! Grato por escrever. Vou partir do conceito de "empreendedor". Esse conceito é, normalmente, apresentado como um conceito mágico, de exceção, de sucesso. Isso acontece com uma ínfima minoria, tal qual ganhar em loterias. Cuidado: expectativas altas levam a ações desmedidas, que levam a frustrações altíssimas. Dezenove anos, com todo o respeito, é idade para estar se preparando para a vida profissional, para vida em comunidade, para a futura formação de vinculo familiar. Você apresenta linguagens que acontecem com frequência, após os trinta e cinco anos. Certamente você está com a ansiedade destemperada.
Que tal contar com a assessoria científica de um psicólogo?
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

16 MAR 2022

Minha linda, força!

Pelos seus relatos, você pode estar vivendo um quadro depressivo.

Sabe o que isso significa?

Que você precisa de cuidados adequados!

Procure um psicólogo, um médico psiquiatra, busque ajuda capacitada!

Todos os seus relatos apontam para um quadro de depressão, e somente com a ajuda especializada você poderá trabalhar em cima disso!

Coragem! Abraço!

Psicóloga Gessica Santos Psicólogo em Belém

11 respostas

16 MAR 2022

Boa noite Kelly
Tenta pensar quais acontecimentos te levaram a deixar esses pensamentos ruins invadirem tuas emoções e tua vida.
Procure uma terapia , tu pode iniciar uma depressão.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre