Me sinto sozinho, queria não me sentir tão ruim, como faço?

Feita por >Luis · 27 mar 2024 Autoestima

Queria uma ajuda para não ficar deprimido de novo, ha uns anos quase cair em uma depressão, passei em uma psicóloga e psiquiatra, e estou tomando sertralina.

Estou pensando muito na minha vida, não tenho amigos, até tento na faculdade, mas acaba sendo apenas colegas, eu faço academia mas tbm não sei manter ou começar uma conversa, principalmente com uma mulher, já estou com 24 anos e nunca namorei, nunca tive uma experiência de ficar com alguém, nunca beijei e nem sair com uma mulher pra se conhecer, me sindo horrível por isso, tantos caras da minha idade ou mais novos namoram e eu me sinto um inútil por nem começar uma conversa eu sei direito, eu sei que pedir umas oportunidades por ser tímido, mas tô tentando melhorar, só queria ter alguém pra conversar.

A melhor resposta 8 ABR 2024

Olá Luis!

Sinto muito saber que você está enfrentando sentimentos de solidão e tristeza, é compreensível o quanto esses sentimentos possam afetar a autoestima e bem-estar emocional. Você não está sozinho nesses sentimentos, muitas pessoas passam por períodos semelhantes. E, apesar de tal angústia, essas pessoas encontram na terapia o espaço para se conhecer melhor, desenvolver suas habilidades interpessoais e desenvolver relações saudáveis.

As amizades e as relações românticas podem surgir em diferentes momentos e de formas inesperadas na vida de cada um. Pode ser útil começar buscando atividades ou grupos que compartilhem seus interesses. Isso pode proporcionar oportunidades para conhecer pessoas com interesses semelhantes e construir conexões significativas.

Junto a isso, trabalhar em habilidades sociais, como iniciar e manter conversas, pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e confortável em interações sociais. Existem recursos e técnicas terapêuticas que podem ajudá-lo a desenvolver essas habilidades, como praticar a escuta ativa, fazer perguntas abertas e demonstrar interesse genuíno pelos outros.

Lembre-se também de que a qualidade das suas amizades e relacionamentos não está necessariamente ligada ao número de amigos. Valorize as conexões genuínas que você tem e busque construir relacionamentos significativos com pessoas que compartilhem seus valores e interesses.

Se você estiver lutando para lidar com esses sentimentos sozinho, considere procurar o apoio de um terapeuta para explorar esses sentimentos mais profundamente e desenvolver estratégias para melhorar sua saúde emocional e bem-estar.

Estou à disposição para oferecer meu apoio e encorajamento enquanto você trabalha para superar esses desafios.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraço, Luis!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

HOJE, 2 MAI 2024

Olá, é preciso conhecer a sua história, suas dificuldades e limites para depois trabalharmos em como você pode ressignificar as coisas que o impede de fazer o que quer. Volte para terapia, não se torture tanto! Se dê a oportunidade de se conhecer e buscar ferramentas, com a ajuda do profissional, para superar seus limites. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-ló neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

28 ABR 2024

Bom dia, Luis! Obrigado por perguntar. Localizei sua pergunta, somente agora. Companhia apresenta sua base nos colegas e conhecidos. As pessoas que crescem sem treinar a socialização querem pular etapas. Logo querem amigos, querem namoradas, namorados. Somente acontece seleção e escolha com parâmetros, quando há rede de colegas e conhecidos. Para isso é preciso investir em atividades coletivas de contato físico como: basquete, futebol, handebol, queimada, dentre outros, além de teatro e escola de circo. Você não está, propriamente deprimido, está, na verdade em luto, porque é da natureza humana a sensação de pertença, de companhia. Amadurecendo confiança, dada as experiências de vida e análises, a pessoa desenvolve melhor controle da timidez.
Procure por um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência e disciplina para que passe por trabalho científico e possa desfrutar melhor das trocas sociais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

22 ABR 2024

Você precisa entender seus traços de caráter (seu funcionamento mental), de onde vem essa timidez (cuja raiz vem de inseguranças ,medos) trabalhar tudo isso e ter as ações certas. Tem modos de funcionar , certas personalidades que realmente não consegue interagir mas isso tem uma explicação e é preciso trabalhar em cima disso, se permitir, decidir ter novas posturas na vida. Enquanto não trabalhar isso com a profissional que entenda das questões inconscientes, isso vai se repetir por toda tua vida! Entre em contato comigo que posso te ajudar!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 ABR 2024

Olá, seria importante você retomar a terapia para entender por que você tem dificuldade em se relacionar e perceber os gatilhos. O atendimento psicológico pode te ajudar a desenvolver as habilidades sociais, tão necessárias para você superar esses desafios.

Me coloco a disposição;

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

3 ABR 2024

Olá, Luis, espero encontrá-lo bem.
Um dos aspectos que podem ser abordados em terapia são as habilidade socioemocionais. A partir da compreensão das estruturas emocionais podemos nos aproximar dos elementos mais internos que influenciam diretamente no comportamento e relacionamento interpessoal. Com isso, é possível que o trato social passe a ser percebido e vivido enquanto uma habilidade ao invés de ser um momento aversivo e de sofrimento, pelas crenças de inadequação, vergonha, insegurança ou de outras formas que possam se manifestar.
Tendo em vista que, pelo teu relato, existe uma intensa motivação para aprofundar as relações com os outros (amizade, namoro, etc), a motivação é alta e isso cria um contexto muito favorável para o processo terapêutico.
Assim, te digo, se é sofrimento hoje faça algo hoje. Até porque só podemos agir no agora, inclusive é onde somos ou seremos felizes, tudo depende de quando começamos ativamente a buscar pela nossa felicidade.
Bom, sem me estender muito, estou à disposição para acompanhá-lo nesta jornada. Conte comigo.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba