Por que me sinto tão mal?

Feita por >Mari · 7 dez 2020 Autoestima

Me sinto mal, não todos os dias, pois as vezes minhas mente está distraída mas quando está analisando coisas que já aconteceram ou quando acontecem eu fico triste, muito triste, sinto uma tristeza profunda... me sinto menos humana que as outras pessoas, não me sinto digna de amor, sinto que eu mereço ou que eu posso sentir a dor, sofrimento e que não não tem importância por ser eu quem está sentindo, eu não queria me sentir tão mal eu só queria me sentir feliz mas esses pensamentos sempre vem átona sem eu querer e os sentimentos ruins também, não sinto vontade de fazer nada além de ficar no celular e não gosto muito da companhia e presença das pessoas, prefiro ficar sozinha, as vezes penso que talvez eu seja merecedora dessa dor, que talvez eu tenha feito algo ruim em outra vida... não sei o que fazer, um dia eu só queria ser plenamente feliz e que essa dor acabasse

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Olá Mari! Que bom que você escreveu! Dá um pouco de trabalho, mas vale à pena. Provavelmente seu maior problema seja o celular. Não faça as coisas por vontade, faça por utilidade, necessidade, saúde, integração grupal. Use o celular o mínimo que puder. Uso exagerado e exclusivo de celular gera problemas gravíssimos. Você ainda não relacionou uma coisa com outra, mas já está sofrendo as consequências disso.
É muito importante ter com persistência e disciplina a "filosofia" do agricultor: primeiro plantar, depois colher.
Precisamos resgatar tua identidade, personalidade, metas e planos que remontam a outros tempos de tua vida, conectar com rotina que permita caminhar na direção deles.
Fazer as coisas não é e não pode ser questão de vontade: precisa ser questão de necessidade, de saúde, utilidade, caminhada para objetivos.
Procure por um de nós, psicólogos, com a maior brevidade possível, para que te ajudemos a temperar tua rotina de vida, pensar, sentir e agir de forma diferente.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razóaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machdo - psicólogo clínico.

8644 respostas

8 DEZ 2020

Mari. Todos nós somos dignos de amor. Vc precisa construir isso em vc. Fazendo terapia vc se descobrir. Se fortalecer emocionalmente. Pense nisso
Se precisar de ajuda profissional sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 DEZ 2020

Olá, Mari.
A angústia não elaborada tem essa característica latente, de ficar pulsando ai dentro, evidenciando que é preciso olhar para algum conteúdo incômodo.
No entanto, sua identificação com o lugar de "merecedora de sentir dor" pode ser uma "pista" de que uma possível crença de culpa, construida em algum momento da sua vida, tem sido alimentada até então.

Você tem alguma ideia de quando isso pode ter acontecido?
Quando está sozinha, quais pensamentos insistem em vir?

Quando diz que se sente menos humana, lembre-se que a própria tristeza é condição exclusivamente humana e que reafirma a necessidade de uma reflexão.
Uma escuta psicológica pode te ajudar a pensar nestas questões com um direcionamento adequado.

À disposição, querida.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

8 DEZ 2020

Oi Mari,
Precisa se autoconhecer, se colocar no rumo certo de acordo com as coordenadas da vida, saber quem é e o que veio fazer aqui.
A vida te quer vitoriosa, feliz e realizada, mas o sistema (família, sociedade, crenças...) te orientaram para outra direção e voce aceitou.
Agora precisa retomar-se, refazer o seu caminho e viabilizar a ti mesma. Tens o poder criador da sua própria realidade. Outros não podem fazer isso para você.
Faça Psicoterapia - este processo te levará ao autoconhecimento e te fortalecerá na autoconstrução de ti mesma.