Por que me sinto tão mal em viver minha vida?

Feita por >Gi76 · 11 set 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 26 anos. Atualmente me encontro em uma situação muito difícil que vem tirando meu sono, moro com meus pais e com a minha irmã mais velha(31 anos), vivo num lar conturbado, acontece muitas brigas entre a família, minha irmã é bipolar e vira e meche tem crises e geralmente eu sou a pessoa que tenta apaziguar a situação e resolver os problemas emocionais da família. Sou noiva a 1 ano e namoro a 7 anos, somos enfermeiros e o meu noivo sonha em ser enfermeiro na Alemanha e eu gostaria de viver isso com ele. Porém sinto um medo enorme de tudo dar errado, além de sentir que meus pais podem precisar de mim e eu não estar por perto para ajudar e até mesmo de acontecer alguma coisa mais séria com eles, por mais difícil que seja conviver na minha casa, sinto uma necessidade de estar perto do meus pais e de certa forma me sinto na obrigação de estar aqui para ajudá-los, e me sinto muito culpada quando penso em mudar para outro País e deixá-los aqui no Brasil , porém gostaria de construir a minha vida com meu futuro esposo mas de certa forma tenho muito medo disso, de chatear eles, enfim, eles ficam muito tristes quando entro no assunto, me fazendo se sentir mais culpada ainda.

A melhor resposta 12 SET 2023

GI
Voce apenas veio, apenas nasceu através deles, mas não é deles.
Você veio para se realizar, fazer o teu objetivo de vida e ser feliz.
A partir dos 18 anos, cada um precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua familia para poder proporcionar o nascimento de si mesmo.
Teus pais e tua irmã também tem o objetivo deles e eles precisam conquistar isso.
Nada pode fazer por eles.
Se ficar, vai se frustrar e vai complicar ainda mais a vida deles.
Eles vieram antes do que voce.
Se for necessário, faça Psicoterapia para ser auxiliada em resolver tua dependência, tuas carências... mas faça o que precisa fazer.
Abraços

5817 respostas

12 SET 2023

Olá Gi, entendo seu medo e preocupação de se sentir culpada pelo seus pais. Você precisa lembrar que você está iniciando sua vida agora, você pode fazer suas escolhas e ela tem as consequências. O que você está disposta a fazer? Seus pais são doentes? Busque ajuda de um psicólogo para te ajudar a aprofundar nos seus medos e culpa.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

12 SET 2023

Olá Gi76! Obrigado por escrever. Para sua pergunta, seu contexto apresenta várias possíveis respostas. Cuidar no dia-a-dia de uma pessoa, de fato, bipolar, não é fácil. (Sempre é prudente alertar para os fatos de que pessoas são maiores do que diagnósticos e diagnósticos em saúde mental são vivos, são pessoais, muitas vezes de dificílima conclusão e caracterização. Desejamos muitas vezes, atender a Gregos e a Troianos. No seu caso, você quer atender a seus pais, a seu noivo, a si mesma. Outra questão importante é que a grande habitação nossa acontece dentro da gente mesmo, seja no Brasil, Alemanha, Austrália, África do Sul, Japão, ou qualquer outro lugar.
Poderá ser enriquecedor você refletir com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

8634 respostas

12 SET 2023

Olá, Gi. Espero que, apesar de tudo, esteja bem.

Esta responsabilidade adquirida de ser o "centro de equilíbrio" da família jamais deveria ser encarregado a um dos filhos, seja qual motivo for. Isso acarreta em situações de autorresponsabilização pelo bem-estar e equilíbrio da família e, consequentemente, a "troca" dos sonhos e planos pela manutenção da família atual.

Lembre-se que o suporte à família pode ser dado à distância, pois não podemos (nem devemos) fazer pelo outro o que ele mesmo deve fazer por si (exemplo da enfermagem, seria o mesmo que tomar o remédio no lugar do paciente e esperar que ele melhore...)

Se sentir dificuldades de lidar com esta questão, sinta-se à vontade de me contatar para falarmos sobre como lidar com isso tudo.

Desejo tudo de bom,
Rafael Silva
CRP 06/190176

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo