Por que me sinto mal com meu insucesso na vida e profissional?

Feita por >JDLS · 4 mai 2023 Desenvolvimento pessoal

Tenho 40 anos, sou casado a 3 anos, tenho uma filha de 14 anos que mora com a mãe em um estado vizinho e não a vejo a 4 anos mas falou por whatsapp a cada 15 dias em média. Pedi demissão da empresa onde trabalhava em janeiro desse ano e decidi trabalhar de como autônomo no ramo gráfico, onde já tenho experiência de 18 anos no ramo. No momento estou recebendo seguro desemprego e no próximo mês finaliza. De janeiro até esse mês de maio, o que vendi de material gráfico não cobre nem 1/4 das despesas mensais na média. Tenho casa própria que foi dada por minha mãe. Na verdade nunca construí nada na vida, nunca construí nenhum patrimônio com meu esforço e trabalho. Meu primeiro transporte uma moto, precisei de ajuda do meu avô e da minha mãe para conseguir pagar, minha segunda moto precisei de ajuda do meu cunhado e esposa para comprar e minha terceira e atual moto precisei da minha mãe para quitar. Tudo que possuo tem interferência de terceiros para adquirir, manter e liquidar. Passei por 11 empresas diferentes com permanência média de 2 a 3 anos. Me sinto incapaz, perdido, sem perspectiva profissional, fracassado, sentindo tristeza de mim e com pensamentos depressivos.

A melhor resposta 8 MAI 2023

JDLS
Pode estar com dificuldade de acertar no teu objetivo profissional...
Pode estar agindo precipitadamente, pois antes pede demissão de uma atividade e depois inicia outra como autônomo.
Por que não ficou no trabalho que tinha e paralelamente desenvolveu o autônomo? E só sair quando o novo trabalho está mais vantajoso do que o emprego?
Pode estar contando demais com a ajuda de terceiros e por isso, fica na zona de conforto: "se precisar, tenho .... que me ajuda"
Enquanto estiver nesta condição, o negócio não decola.
Responsabilize-se pelas escolhas e decisões.
Abraços

5817 respostas

5 MAI 2023

Olá, JDLS!
A situação que você apresenta parece estar afetando significativamente a sua vida e bem-estar emocional. É compreensível que você se sinta incapaz, perdido e com pensamentos depressivos, dada a dificuldade financeira e a sensação de fracasso profissional que vem enfrentando.
Nesse contexto, a psicoterapia pode ser uma ferramenta muito útil para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos, compreender a raiz desses pensamentos e trabalhar na construção de uma autoimagem mais positiva e realista.
Através da terapia, podemos explorar as possíveis origens desses sentimentos, tais como experiências passadas, expectativas não experimentadas, crenças negativas, e ajudá-lo a identificar padrões de pensamentos e comportamentos que podem estar por trás desses sentimentos de frustração e inadequação.
Além disso, também poderá trabalhar em estratégias práticas para melhorar a sua autoestima e autoconfiança, ajudando você a identificar e aproveitar seus pontos fortes, valorizando as pequenas conquistas e aprendendo a lidar com as adversidades e desafios da vida de maneira mais positiva.
Portanto, recomendo que você considere a possibilidade de buscar ajuda profissional através da psicoterapia.
É importante lembrar que o processo terapêutico é individual e personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada paciente.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

5 MAI 2023

Olá JDLS
Para ser autônomo é necessário pensar em vendas e controles financeiros, não adianta ter conhecimento se não souber vender e controlar as finanças. Então sugiro que busque formas de conseguir vender seu trabalho e conhecimentos financeiros. O Sebrae é um ótimo local para conseguir entender como é ser autônomo, sugiro que busque orientação com eles na sua cidade.
Quanto aos sentimentos que tem neste momento, foque em soluções, entenda que empreender não é fácil, é com persistência que poderá continuar o que começou, ou seja ser autônomo no ramo gráfico depende de sua dedicação, haverão momentos que estará muito bem e outros nem tanto. Se conseguir ser firme em sua decisão, os sentimentos de incapacidade e fracasso vão diminuindo, para isto é necessário tomar as "rédeas" de sua vida, isto não impede que peça ajuda, mas saiba exatamente porque e quando pedir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2023

Olá JDLS. Os seus questionamentos e sofrimentos são de ordem múltiplas e vêm se acumulando ao longo da sua linha de tempo. Você identifica com clareza e precisão os fatores que contribuem para o sentimento de frustração. Isto já significa algo valioso para o processo de aprofundamento do seu autoconhecimento. Sendo assim, considero fundamental que você inicie seu atendimento psicoterapêutico o mais breve possível. Cada constatação acima envolvendo seus membros familiares denota certo grau de dependência emocional, que lhe faz crer incapacidade e sensação de fracasso.. Boa parte disso pode ser reconfigurada numa terapia. A Psicologia é uma ciência muito eficaz para auxiliar o indivíduo a instaurar mudanças comportamentais produtivas.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos seu atendimento psicoterapêutico. Agende um horário através deste mesmo app, muito sério, focado na ajuda e orientação emocional. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

5 MAI 2023

Olá JDLS! Certamente há muitos detalhes que você deve e precisa falar para permitir entendimento detalhado, consistente e permissor de orientação com bases sólidas. Muito provavelmente cabe o ditado: "colhemos o que plantamos." Acontece que nem sempre desenvolvemos consciência do que estamos plantando. Certamente você precisa de orientação ocupacional com ênfase na ocupação do tempo e no uso do dinheiro.]
Pelo fato de você ter quarenta anos, é mais do nunca importante alertar: venha, mas somente venha a um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional, caso venha com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos te aguardando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

5 MAI 2023

Olá!

Em primeiro lugar, já parou para pensar no contexto brasileiro em que vivemos só pessoas nascidas em situações financeiras privilegiadas conseguem adquirir bons estudos, trabalhos de destaque, imóveis e veículos?

O que quero dizer é que para o trabalhador comum parece que as pessoas privilegiadas conseguem tudo de modo fácil, mas, de certo modo há alguém por trás dando suporte.

Por outro lado, qual o problema do suporte? Quantas pessoas gostariam de ter o mínimo suporte.

Um terceiro fator, o que você quer construir agora? Você é um homem jovem, cheio de sonhos e ao que parece de saúde física também. O que você quer construir agora que decidiu que quer fazer algo por si mesmo?

Cristiana Ferreira Psicólogo em Recife