Não estou segura da minha vida profissional

Feita por >pluginb4by_ · 25 jun 2022 Orientação profissional

Olá, eu tenho 23 anos e nunca trabalhei. Sou graduada há 1 ano e meio (me formei no auge da pandemia) e sinto que a pandemia me estagnou de muitas formas. Nos anos de 2019 e inicio de 2020 eu estava empolgada a procurar estágios pra conseguir alavancar a minha carreira, fiz algumas entrevistas e não consegui passar em nenhuma, logo depois veio a pandemia e decidi forcar apenas no meu TCC e conseguir me formar. Passei o ano de 2020 inteiro tentando estudar pra focar em outra carreira que talvez não precise de experiência para entrar no mercado e acabei me encontrando em outra área. Dito isso, voltei a buscar por empregos, mas o ambiente de trabalho é algo que sempre me deixa assustada, como eu nunca trabalhei, tenho muito medo de não me encaixar (já não sinto que me encaixo muito bem na sociedade, pois sou tímida e introvertida) e depois a pandemia eu me encontro com cada vez menos pessoas, acaba que estou um pouco enferrujada com a situação de socialização. Queria muito diminuir essa insegurança, pois fui chamada para um teste de lógica e estou com muito medo do que pode vir por aí, eu já me cobro demais, tenho medo de surtar igual vejo acontecendo com muitas pessoas que conheço. Sei que tenho que amadurecer para seguir em frente e sair dessa estagnação ao mesmo tempo estou perdida e nada confiante.

A melhor resposta 29 JUN 2022

Oi... boa noite!
Tudo bem que fez faculdade, se formou, mas pode ser que o trabalho apareça em outra área.
Precisa se conhecer para ver a tua personalidade, habilidades naturais, talentos e tendências.
São teste psicológicos qualificativos que te dá orientação do caminho que pode fazer.
Dentro deste caminho, não procure emprego... mas ofereça trabalho. E, desligue-se das ofertas de emprego... voce determina o que quer fazer, o que gosta de fazer. Não se preocupe com maturidade, com experiência, isto são desculpas das empresas para não contratar. Não se coloque nestas condições.
Abraços

5859 respostas

26 JUN 2022

Olá pluginb4by_! Obrigado por escrever. Quando será seu teste de lógica? A sociedade atual encontra-se distorcida em certo sentido, por permitir (mais ou menos) que as pessoas se preparem teoricamente para os trabalhos, sem permitir a devida conexão com a prática. A junção entre a fragilidade da preparação teórica com a falta de preparação prática, integrada aos desdobramentos da pandemia, agravados pela insegurança, são receita plena para essa sensação.
Será crucial que você possa melhorar a autoconfiança, aprender mesmo a trabalhar, a procurar trabalho|: será preciso trocar a palavra emprego por trabalho, simplificar o cargo de busca inicial, lidar com possíveis repetidas negativas, mesmo quando não compreender seus fundamentos.
Diante desse panorama, um de nós, psicólogos, poderemos te ajudar, e muito, tanto no sentido da autoconfiança, quanto no sentido da ocupação profissional.
Abraços virtuais: (A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro: são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8680 respostas

26 JUN 2022

Olá
Imagino o quanto isso deva estar sendo difícil para ti, eu sinto muito por isso. A pandemia nos causou consequências que ainda não conseguimos calcular.
Entretanto, ao ler o seu relato, fiquei com a sensação de que há uma dificuldade no processo de autoconfiança, me parece sempre temer o novo e talvez até esperar o pior dele. Isso pode acontecer quando ainda não estamos familiarizados com nossas forças e fraquezas. Na medida em que temos conhecimento sobre aquilo que somos bons ou ruins (e como somos), é mais possível ter alguma segurança. Apesar disso, precisamos entender que, mesmo assim, nem sempre seremos aceitos. Ainda assim estamos sujeitos a uma reprovação ou a um "não". Para isso, precisamos aprender a lidar com a vida usando de certa resiliência.
Sugiro que aborde melhor esse processo com um profissional da psicologia, assim vocês podem iniciar teu processo de terapia e discutir melhor essa dinâmica emocional
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

26 JUN 2022

Olá! Sinto muito que esteja passando por esses desafios, a pandemia realmente trouxe muitos prejuízos a nossa saúde mental, social e emocional. Você relata sobre uma autocobrança e insegurança em situações sociais, que te exijam uma exposição. Seria interessante você começar a terapia com um profissional pra praticar o autoconhecimento, aumentar a tua autoconfiança e te ajudar a lidar com essas situações sociais. Não deixe de procurar ajuda.

Thais Soares Psicólogo em Fortaleza