Me sinto um fracasso na vida, principalmente no aspecto profissional

Feita por >Ju · 17 out 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho 30 anos, fiz uma graduação, mestrado e estou há alguns meses de finalizar o doutorado. Não tenho independência financeira, pois escolho um curso por gostar dele e não pelo retorno financeiro. Tenho um arrependimento enorme por ter seguido na área da saúde e insistir na pós-graduação que só me renderam crises de enxaqueca, nenhum reconhecimento profissional e acúmulo de conhecimento que considero inútil. Infelizmente não tenho condições financeiras nem de morar sozinha, pois dependo da bolsa que recebo por fazer o doutorado que sinceramente se não fosse por ajuda de outras pessoas estaria passando necessidade. Sei que foram minhas escolhas, me arrependo amargamente por seguir esse caminho e ainda estar presa nele por mais alguns meses. Sinto-me um fracasso como pessoa e profissional. Não tenho condições financeiras de me manter sozinha, autoestima baixa. Sendo bem sincera me sinto um verdadeiro lixo humano, me odeio a cada dia por fazer biologia como curso, depois um mestrado na área e agora o doutorado. Foram 12 anos que perdi da minha vida fazendo isso e hoje não tenho uma vida livre, 30 anos sem ter conquistado absolutamente nada, não tenho um companheiro com quem possa dividir a vida, morando na casa dos outros e ter que aguentar certas coisas por não ser minha casa. Sinto que acumulei um monte de conhecimento inútil que não me serviu de nada até agora, nem para lucrar financeiramente isso me serve.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Ju,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

As escolhas que fazemos na vida tem muito a nos dizer sobre si mesma. Seu relato, no minimo, demonstrou clareza e consciencia diante o que sente e o que pensa sobre si e suas condutas. A questão é: o que vai fazer agora com tudo isso? O que você quer construi a partir de agora? O que foi, foi. Não há como alterar ou apagar. Mas você pode SIM aprender algo com isso e se utilizar de todo conhecimento acumulado para construir um futuro mais saudável e funcional. Acredite, é possível.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

19 OUT 2022

Oi JU,
Serviu como desabafo, mas com isso aprendeu muito mais do que imagina.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para você mesma escolher o que quer e o que não quer para si mesma. Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo são possibilidades de aprender e evoluir. Portanto, não se julgue.
De acordo com tudo o que você disse: conhecimento por conhecimento se torna um grande e pesado problema. Mas, talvez, possa ser de grande valia para a vida social, pelas transformações que a sociedade está passando, mas isso não vem ao caso agora.
Precisa se recuperar, precisa recuperar a sua inteligência natural, vital; você a substituiu pela intelectualidade, foi “forçada” a deixá-la de lado para fazer o que te obrigaram a fazer. O Resultado é o vazio que sente, um viver sem sentido, frustração, menos valia, baixa autoestima.
Você não veio aqui para acumular dinheiro e nem para ser “Doutora” em... veio aqui para se realizar, para cumprir com o teu objetivo de vida e através deste, ser muito feliz.
Claro que não vai jogar fora todo este esforço, termine teu Doutorado, ele será o teu passaporte social, sistêmico... mas comece desde já diferenciar a vida do sistema; você é vida e está num sistema. Precisa ser você mesma e saber usar o sistema em teu benefício, sem nunca trair a ti mesma.
Enquanto você se esforça para compreender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia de Autenticação para colocar-se nas coordenadas da vida, da sua inteligência e não do sistema.
Com 30 anos, já se deu conta de muita coisa e fez o que precisava fazer: acalmar as exigências do sistema, das pessoas... de agora em diante, uma nova vida se abre para você, com conhecimento de causa.
Compreendido isso dentro de ti, consegue mudar a tua realidade externa rapidamente, pois a vida é alegria, prazer, leveza e criatividade.
Abraços

5817 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 OUT 2022

Oi Ju! Obrigada por relatar sobre sua experiência!
Muitas vezes fazemos escolhas que fazem sentido num momento, mas depois nem tanto, né?! Isso é bem comum já que somos seres mutáveis.
Entendo seu sentimento de desvalia, já que você ainda não teve a oportunidade de colher os frutos de tanta dedicação.
O processo psicoterapêutico pode te ajudar a criar estratégias para se observar com mais autocompaixão e utilizar dessas experiências para seu crescimento pessoal.
Fico à disposição caso queira me contar mais sobre sua história! Fique bem!

Vivian Rodrigues Psicólogo em Curitiba

3 respostas

18 OUT 2022

Olá Ju! Obrigado por escrever. Certamente você está tomada por emoções que te fazem ver os componentes negativos de teu panorama atual. Há uma série de equívocos em teu texto, no que se refere ao pensar com realismo as profissões. Será muito importante você poder contar com a ajuda científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional, para melhorar autoestima, ver tuas riquezas internas, possibilidades potencialidades, colheitas dos saberes que já plantou. Certamente, é possível, em meses, você ver e praticar caminhos razoáveis de autonomia financeira e melhora da autoestima.
Estarei a disposição.
Parabéns: muita saúde, sabedoria, discernimento, justiça, alegria, felicidades, harmonia, ações, realizações, resgate da democracia. Não alimente a insensatez do ditador.