Meu ex terminou comigo para se dedicar a vida profissional

Feita por >AP Poa Rs · 23 jan 2023 Abordagem psicológica

Eu e meu ex terminamos a poucas semanas. Nos conhecemos desde sempre, estudamos na mesma escola de ensino fundamental, temos amigos em comum, já tínhamos ficados na adolescência com 18 anos, ele nunca me esqueceu. Eu nesse meio tempo casei, tive filhos. E emm 2020 quando eu já solteira reencontrei ele iniciamos um lindo relacionamento. Época de pandemia então ficamos todo o 2020 juntos, abrimos uma empresa, trabalhávamos juntos. Ele sempre muito dedicado a mim e meus filhos, sempre deixou claro o quanto eu era importante na vida dele, segundo namoro dele na vida isso que hoje ele tem 34 anos. Ele definitivamente era a pessoa que eu buscava e eu a pessoa que ele queria. Não tenho do que reclamar dele. Em abril de 2022 indiquei a ele se inscreve-se para trabalhar em navio nos EUA pois ele sempre quis conhecer e fala inglês perfeitamente. Ele fez toda a seleção que duraram meses e viajou para Miami em outubro. Tivemos inúmeras conversas de que ele iria para pagar nossas dívidas atuais e eu aqui ficaria o esperando pois como dizíamos somos fortes e 6 meses não era nada. Nos dois primeiros meses foram muito tranquilos, falávamos todos os dias. Em dezembro comecei a reclamar pois ele já não tinha mais tanto tempo, o trabalho dele lá é bem cansativo, então não me dava atenção (ele fala que eu quero as coisas na minha hora) começaram as brigas por conta das minhas reclamações. Dia 9 de janeiro ele terminou comigo pelo whats dizendo que nesse momento ele quer dar seguimento nessa nova vida a qual eu tinha apresentado a ele e que seria o melhor. Ele continua ajudando a pagar nossas contas obviamente pois como ele mesmo disse são 3 anos juntos (não casamos no papel mas moramos juntos desde 2 meses juntos). Eu até hoje não falei para meus pais e nem ele para os deles, pois no fundo tenho vergonha. Sempre confiamos um no outro, por muitos momentos tive ciúmes dele mas sempre resolvemos tudo conversando. A pessoa estando longe não tem como ter nada saudável, seja conversar, pedir desculpas ou qualquer outra coisa. Confesso que eu não sinto mais aquela amor ele pois sem carinho, toque e convívio é difícil pra mim. Acredito que o mesmo aconteceu com ele. Ainda nos seguimos em rede social, ele olha meu status mas não olho nada dele. Ele volta em Abril e como me disse é essa a vida que ele terá de agora em diante, 6 meses viajando a trabalho 6 meses no Brasil. Tem dias que estou bem e outros nem tanto. No dia fiquei confusa pois nossa relação foi construída, nós estávamos juntos e fazíamos dar certo pq queríamos. Ele me falava que se sentia um fracassado aqui em Porto Alegre, que aqui tudo está falindo e é verdade. No dia da separação perguntei se tinha algo que eu pudéssemos fazer para mudar a vontade dele e ele disse que não.

A melhor resposta 25 JAN 2023

AP POA
Não é exatamente para se dedicar a vida profissional... é que essa vida profissional fica distante de voce, e por um tempo longo...
O não terem conseguido se conduzir durante este tempo e esta peculiaridade gerpu o extress entre voces...
Quando conseguirem ficar juntos, podem dialogar e ver como pode ser possível voces dois ficarem tanto tempo distantes e como podem fazer com seus relacionamentos. Ele, com certeza tem relacionamentos com outras mulheres, neste período de 6 meses e voce também... não que isso seja errado, desde que voces se sintam livres e verdadeiros sem necessidade de esconder um para o outro ou de considerar como traição. A relaidade de cada um, ou dos dois, voces podem construir da forma que voces quiserem.
A vida deu esta liberdade. Importante é que voce viva a sua vida em pleno vapor e jamais se frustre, esperando por ele.
Assim, voce garantirá a ti mesma, sendo uma pessoa feliz e realizada. Isso fará que ele não queira te perder.
Abraços

5817 respostas

25 JAN 2023

Olá AP Poa Rs, espero que esteja tudo bem com você.

Percebo que vocês fizeram escolhas em conjunto, sempre pensando no benefício e desenvolvimento de cada um, e isso é algo muito positivo quando se está vivenciando um relacionamento afetivo. Talvez, o que vocês não esperavam, é que com essa mudança na configuração de seu relacionamento, iniciando um relacionamento a distância, é que o afeto entre vocês fosse mudar tanto, e não é de se espantar, pois esse tipo de mudança realmente é muito significativa, e transforma concretamente a maneira como o casal se relaciona, em vários aspectos, tanto físicos, quanto emocionais, de comunicação, dentre outros. Com essa nova dinâmica dele, realmente seria o momento de pensar se essa relação poderia perdurar sendo a distância, tanto para você quanto para ele, pois ambos tem necessidades e expectativas que, quando introduzido um contexto de distância, podem não ser confirmadas, então, esse formato passa a não ser bom para ambos, e esse é um ponto importante para se refletir. Geralmente esse contexto de relacionamento a distância funciona melhor quando o casal já tem uma boa bagagem junto, e possuem um bom suporte para suprir a distância. Mas, mesmo assim, em algum momento, existe um plano para que fiquem juntos, então a distância passa a ser algo temporário definitivamente. Um Psicólogo pode te ajudar a aprofundar a questão, te proporcionando outras formas de ver essa situação, que podem te ajudar em seu crescimento pessoal. Por isso, se você tiver necessidade, busque um profissional de Psicologia, pois ele pode te te auxiliar neste momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

24 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 JAN 2023

Olá AP! As certezas são provisórias. Provavelmente vocês ainda não contem com a maturidade e convicção da escolha por administrar, cultivar manutenção de vínculo, por longo período. Não há escolha certa. Não dá para contar somente com o lado bom das convivências. Quem decide conviver com estabilidade, age com flexibilidade, tolerância, persistência, com planos e estratégias consequentes para longo prazo; quem escolha satisfações mais imediatas, paga o preço de ter que recomeçar muitas vezes.
Amadurecer as implicações de cada escolha é preciso.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8644 respostas

24 JAN 2023

Olá! O fim de um relacionamento é difícil, vocês foram construíndo a relação e sonhos juntos. Você criou expectativa, agora vai precisar lidar com o fim.
Por que sente vergonha dos pais dele? O que fez que seria vergonhoso? Relacionamentos acabam.
Se ele não quer continuar o relacionamento e colocou um fim, você vai precisar aceitar, mesmo não gostando.
Fico à disposição.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro