Eu suspeito que meu namorado é Asperger e ele terminou comigo

Feita por >Bia · 23 fev 2021 Autismo

Conheci meu namorado através de um app de relacionamento em 2019. No começo do namoro ele era super atencioso, empático, bem sensível e carinhoso. E eu tive um pouco de dificuldade com isso no começo pq eu sou um pouco mais fria e não tão atenciosa. No entanto, fui percebendo que eu estava realmente gostando dele e comecei a mudar aos pouquinhos. Comecei a ser mais carinhosa e tudo mais.

Antes de ter a primeira relação sexual, eu lembro que ele era muito preocupado com aparência dele, pois ele é bariátrico e tinha muito excesso de pele e cicatrizes. Falei pra ele que não havia problema. Isso não iria diminuir o meu desejo por ele.

Lembro que eu perguntava se ele era paquerador na escola porque eu o achava muito bonito. E ele disse que não. Ele ficava mais na dele isolado e não percebia os sinais quando as meninas davam em cima dele. E até hoje ele gosta de ficar isolado no quarto dele.

Quando começamos a namorar pra valer, eu o convidei para ir nas festinhas de colegas do meu trabalho. A primeira festinha foi em uma chácara. Lembro que levantei e fui conversar por um 10 minutos com um colega que não o via faz tempo. E quando eu voltei para sentar perto do meu namorado, eu vi que ele se tinha afastado do pessoal e fui até ele. Ele foi ríspido comigo e eu cheguei até chorar porque eu não estava entendendo nada. Então decidi andar pela chácara com ele e sentar em um lugar mais afastado. Eu percebi que ele ficou mais calmo e me pediu desculpas. Eu disse que tudo bem.

Ano passado antes de começar a pandemia, estávamos procurando casas para comprar, pois pretendíamos nos casar agora em 2021. Estava perfeito o nosso relacionamento. A gente gosta de muita coisas em comum, temos os mesmos objetivos de vida e tudo mais. Mas no meio da pandemia o bicho pegou. O pai dele além de ter problemas financeiros por não saber administrar as finanças da casa, meu ex começou bancar praticamente as despesas da casa dele., pois o pai dele era autônomo e não estava recebendo serviços. Morava na casa ele, o pai, o irmão e a mãe. E além disso, ele tinha assumido o papel de pai do próprio pais dele e ficava com toda a responsabilidade da casa pra ele. E como ele sempre foi pão duro, ele começou a ficar estressado pois não estava conseguindo guardar dinheiro. Eu disse que tudo bem. Não precisamos ter pressa para comprar a nossa casa. Vamos indo no nosso tempo.

Passado alguns dias, ele deu uma surtada. Falava que quanto mais eu aproximava dele, mais ele queria ficar longe de mim. E ele não sabia o porquê disso. Ele disse que queria ficar focado nas coisas que ele gosta ou que tem pra fazer na casa dele. Eu disse que poderíamos nos ver somente aos sábados a noite (moramos a 1km um do outro) e assim ele teria o tempo para fazer as coisas dele. Ele topou a minha proposta.

Com o passar do tempo (uns 2 meses +-), vi que ele foi melhorando e começou a me chamar mais vezes para fazermos algo. Ele disse que se sentia bem melhor e não sabe o que resultou nessa surtada durante esse tempo.

Em dezembro 2020, começamos de novo a falar sobre comprar casa e estava ansioso para morar comigo. Ele pediu o número de anel que eu usava e também um modelo que me agradasse. Sentamos juntos e começamos a ver modelos de aneis. Passamos o natal e ano novo na casa dele super felizes.

Só que em janeiro eu percebi que começamos a nos afastar de novo. Eu ia todo sábado para a casa dele e ele sempre saía pela tangente quando eu tentava ter relações sexuais. Chegamos de ficar 1 mês sem sexo. Não sei se era por causa de estresse, o problema de baixa auto estima ou se era pelo problema de ereção que ele sempre teve.

E agora no início de fevereiro 2021, ele deu uma outra surtada.
Sábado a tarde dia 13/02 fomos ver casas para comprar final do ano. Quando deu umas 18h, ele disse que estava com dor de cabeça e então decidi pra ele me deixar em casa e que mais tarde poderíamos nos ver. Quando deu umas 20h que é o horário que costumamos nos encontrar, mandei mensagem pra ele dizendo que eu já estava pronta e que ele poderia vir me buscar. Ele só foi me responder às 21:30 dizendo que tinha dormido por causa do remédio p dor de cabeça e não nos falamos mais. Fiquei triste por não ter visto ele em pleno sábado a noite.

Chegando domingo, eu esperando que ele iria pedir pra fazermos algo já que sábado a noite não nos vimos, ele ficou o dia todo mexendo com umas coisas na casa dele. Ele só foi me responder quando deu 23:55 dizendo que iria jantar naquele horário porque ficou o dia e a noite toda mexendo nas coisas dele.

Na terça-feira mandei uma mensagem a tarde propondo para nos vermos durante a semana e ele mandou a seguinte mensagem: "precisamos conversar. Eu não tenho sido bom ultimamente então é melhor conversarmos".

Na terça a noite nos encontramos e ele foi direto: "Quero terminar!". E eu perguntei o porquê. E ele respondeu: "Ultimamente não tenho sido bom com vc... disse que eu mereço uma pessoa melhor.. que eu tenho uma alta capacidade de mudanças e transformações e ele não... ele disse que não poderia casar porque ele não pode deixar os pais dele sozinhos e que ele tem uma grande dívida com eles... que ele se sentia ruim porque não conseguia me satisfazer... disse que eu não estava atendendo as necessidades e ele tbm não estava atendendo as minhas..."

Eu disse pra ele que é tudo uma questão de conversar e fazer alguns ajustes... disse que tudo nessa vida tem solução menos a morte que não tem... Disse que o que fez eu gostar dele era justamente o jeito dele de ser e que não era problema pra mim e etc...

Mas ele ficou relutante e quis terminar de qualquer forma. E eu sei que ele está sofrendo assim como eu.

E foi por esses motivos que eu acho que ele tem asperger.

Queria muito que ele buscasse ajuda profissional e ter uma vida mais equilibrada, pois eu o amo muito e sinto que nunca vou conseguir achar uma pessoa como ele.

A melhor resposta 1 MAR 2021

Olá Bia.
Seu texto demonstra foco no seu namorado e pouco em você mesma. Um relacionamento é interessante quando você também se olha e percebe suas vontades e valores. Parece que você estava deixando seu eu de lado, e demonstra viver pelo e para o outro, o que é importante, porém se não cuidar de si mesma, pode não conseguir cuidar do outro.
O término de um relacionamento é sempre um luto a ser vivido, passar por ele te trará crescimento pessoal, embora é bastante difícil esta vivência.
Sugiro que procure um psicólogo que poderá te auxiliar neste momento de sofrimento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAR 2021

Bia , muitas vezes queremos fazer pelo outro o que ele deveria fazer, sei que é um momento dificil, porém é ele que precisa enxergar a necessidade de buscar ajuda.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

24 FEV 2021

Você escreve muito bem! Parabéns!
Reescrever a história da gente é assim mesmo, temos de mastigar bem antes de digerir.
Procure alguém que queira crescer com você ou viva em você e sua bela companhia!

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

24 FEV 2021

Olá Bia, ao que parece seu ex namorado está se sentindo muito pressionado, inclusive por ele mesmo e não está dando conta da própria vida. Sim, seria muito importante para ele buscar ajuda. Porém , como não temos controle sobre o outro, neste momento, penso que você também se beneficiará de terapia , para te ajudar a passar por este período de reestruturação .

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

24 FEV 2021

Olá Bia! Grato por escrever. Muitas vezes nos acomodamos no tradicional, no mais fácil. Uma pessoa inteira, completa é muito maior do qualquer dificuldade que ela tenha. Asperger como conceito pode prender a atenção em busca de explicar o nome dessa síndrome.
Assim tenta-se encaixar uma pessoa em uma síndrome, e não considerar que uma pessoa pode ter milhares de facetas, dentre elas uma síndrome.
De outro lado, conhecer pela internet, morar a 1km, também são sinais da acomodação ao mais fácil.
Ser fria precisa ser melhor situado, assim como é preciso ponderar outras questões:
Muitas vezes, não percebemos, mas nossa forma de administrar a convivência pode estar nos levando exatamente aos resultados que não desejamos.
Quando você afirma que não vai nunca conseguir outra pessoa como ele é verdade, porque cada pessoa é rica e maravilhosamente única; cada pessoa vive tantas transformações, de tal forma que cada pessoa é uma construção constante, que vai se construindo outra pessoa, mais madura, mais vivida, mais completa.
Será que você está namorando a si mesma?
Pelo relato, não somente para seu namorado, mas para você também, poderá ser muito enriquecedor passar por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.