Ex terminou comigo. Como faço para reverter?

Feita por >Tyce · 18 mar 2021 Coaching

Vou tentar resumir. Tivemos um relacionamento de 2 anos morando jutno e namoro. Muitas brigas e dois abortos. O primeiro fui eu quem decidi e nao o escutei. O relaciomento esfriou e ele mudou comigo. Ainda ficamos juntos mais um ano, e entao ele terminou comigo. Sofri muito e corri muito atras dele. Ele me tratava mal mas eu ainda ficava com ele. Engravidei e ele ficou mais frio ainda. Disse que mesmo tendo um filho dele ele iria me ajudar com tudo, mas nao era motivo de voltarmos. Sofri muito e decidi nao seguir em frente com a gravidez. Alguns meses depois, ainda ficando com ele, ele foi preso pela policia de imigracao por ter ficado alem do periodo permitido no pais. Eu o ajudei durante os 40 dias presos, com advogado, fianca, dinheiro para se manter la dentro, etc. Descobri nesse periodo, que ele estava conversando com outra na internet que ate mesmo dizia ser namorada dele. Sofri muito e fiquei perturbada com ele na internet. Quando ele saiu da cadeia, ele quis ficar comigo de todas as formas mas eu, temendo que ele fosse deportado, falei para ele arrumar a vida dele para que ficasse aqui. Porem, nunca nos separamos. Viviamos ficando, e nosso relacionamento tornou-se mais forte. Eu sentia-o muitas vezes distante de mim e que nao correspondia meu sentimento e relacionamento a altura. Decidimos que teriamos um compromisso entre a gente, ate ele realmente se envolver sexualmente com uma pessoa que foi amiga minha. E eu fiquei totalmente arrasada mas aguentei a bronca. Como moramos fora do pais, nos ficamos muito proximos para tudo. Ele me ajuda muito com as coisas cotidianas e principalmente na parte sentimental, e eu tambem o ajudo assim.
Acontece que durante esses dois anos, eu vivia brigando com ele por conta dos likes/comentarios em fotos de mulheres na internet. Pedi pra parar diversas vezes. Ate parava, mas depois voltava tudo de novo. Ha duas semanas, vi uns comentarios que eu nao gostei e falei varias e varias para ele, que eu nao aguentava mais ele nao me respeitar e nao me priorizar na vida dele. E entao ele disse que estava saturado e que nao me queria mais.
Ha quase 1 mes, ele tinha vindo em casa e ficado comigo e pediu para termos um filho juntos. Disse que estava com saudades de mim, que me amava. Hoje diz que agradece por nao termos tido um filho juntos e pede para que eu esqueca qualquer possibilidade disso acontecer.
Disse que nao me quer mais, e que sente que eu sou a pessoa certa mas no momento errado. Nao quer mais me ver e nem manter contato comigo. Ontem tive uma recaida e mandei uma msg dizendo que estava muito mal que queria ele de volta, e ele mandou eu esquecer porque ele nao quer e me bloqueou.
Me sinto muito mal por realmente amar esse homem e por ter passado por tantas coisas por esse amor. Sinto-me triste porque sempre me doei muito e no final e' como se recebesse ingratidao e desprezo. Eu gostaria muito de que pudessemos conversar pessoalmente e termos nosso relacionamento de volta. Eu entendo que nao podemos namorar no momento pois vou mudar de estado e ele precisa resolver as questoes imigratorias dele. Mas eu nao consigo imaginar meus dias aqui mais sem ele.

A melhor resposta 20 MAR 2021

Relacionamentos amorosos sempre irá nos proporcionar vivências que nos remete a muitas experiência e aprendizados, estamos sempre acessando nosso lado emocional de forma tão expansiva que perdemos controle de nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Não existe receita de bolo para aprender a lidar com isso, pois são experiência importantes para sua construção como pessoa, contudo é importante você internalizar cada experiência como aprendizado adquirido por meio dessas situações.
Existe técnicas e estratégias psicológicas que ajudam compreender suas emoções, e estimulam desenvolvimento da Inteligência emocional através do seus principais pilares que são: Autoconhecimento, Autocompaixão, Regulação Emocional .....
Espero ter lhe ajudado.

Jucelia Barbosa Maciel Psicóloga Psicólogo em Manaus

1 resposta

19 MAR 2021

Oi Tyce, boa tarde!
Você já foi além da conta, na tentativa de manter esse relacionamento. Existe aí uma grande dependência emocional, que sobressai ao amor que pensa sentir por ele.
Tente olhar para dentro de si. Pergunte o que te faz querer a todo custo , estar ao lado de quem te machuca tanto.
Aa vezes nos cegamos diante dos nossos desejos e não percebemos que há algo de errado na forma como lidamos com nossos sentimentos.
Você está presa ao medo do abandono. Pare para pensar o que de pior poderá acontecer, se deixar ir quem não quer ficar. Sim, a dor poderá ser grande, mas não maior que a que vem sentindo todos esses anos.
Aprenda a dar colo a sua criança interior, dê a ela amor, carinho e proteção. É ela que tem medo de ser abandonada. A Tyce adulta sabe se proteger e não depende de ninguém para ser feliz.
Faça terapia !

Ana Maria Maciel Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

6 respostas

19 MAR 2021

Olá Tyce, não temos controle sobre o outro . Neste momento você precisa se priorizar, procurar entender o que tem te feito colocar o outro como prioridade . Ao que parece, você tornou se dependente desta pessoa e deste relacionamento. Busque apoio com um profissional psicólogo. Na terapia você irá conseguir compreender o que tem te feito ficar ainda ligada a isso tudo e a partir disso, será capaz de visualizar novas possibilidades além deste relacionamento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

19 MAR 2021

Olá Tyce! Grato por escrever. Na verdade, você precisa olhar para si mesma, ter em si, o centro das coisas. Pela história contada, vocês se apoiam como migrantes, mas confundem essa busca com outras trocas, não tendo estabilidade de convivência. A questão, para reverter - parcialmente - implicaria em desejo mútuo disso, estabilização da convivência, predomínio de memórias com direções predominantemente positivas. Vocês, pelos escritos, não apresentam clima interno para isso.
Quando se deposita grande importância no potencial namorado, deixa-se de valorizar a si mesma. Agindo assim você cria uma expectativa alta e fantasiosa, que não poderá ser correspondida.
Será muito importante você contar com uma caminhada científica com um psicólogo, para que possa retomar a identidade e a adequada situação da autonomia e da autoestima.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

19 MAR 2021

Olá Tyce, procure um psicólogo para tratar de suas questões subjetivas. Que tipo de relacionamento se estabeleceu e o que este relacionamento se tornou são temas importantes a serem tratados.

Veridiana Queiroz dos Santos Psicóloga Psicólogo em Presidente Prudente