Por que me sinto tão mal em socializar?

Feita por >Sarita · 22 ago 2021 Habilidades sociais

Desde pequena nunca fui muito boa em relações sociais. Era a menina "tímida", "estranha", com poucos amigos. Nunca fui muito de sair, interagir etc. Sou mais introspectiva, e isso em si não me incomoda. O problema é que atualmente eu passo mal só de pensar em sair e ter que encontrar pessoas. Voltei a estudar e mesmo online me sinto mal, chega me dar ânsia, vontade de chorar. Aquela "vergonha" virou uma aversão, medo mesmo. De passar vergonha,ser humilhada, excluída, enfim, ser agredida de alguma forma. Nunca sou boa o suficiente, sinto que todos sempre são melhores. Minha mente constantemente catastrofiza tudo. Tenho 28 anos e isso está acabando comigo.

O que pode ser e o que fazer?

Obrigada!

A melhor resposta 23 AGO 2021

Olá Sarita.
com a pandemia, as pessoas que já tinham tendência a se isolar e ter medo de situações sociais, tiveram uma piora. Isto aconteceu porque quanto mais se evita uma situação constrangedora mais ela se acentua. Se realmente quer diminuir estes constrangimentos será importante que aos pouco vá enfrentando seus medos, vergonhas e desconfortos. Para isso, sugiro que procure um profissional de psicologia que possa te ajudar a entender os motivos destes pensamentos catastróficos e do mal estar que sente ao se socializar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 DEZ 2021

Olá Sarita! Em primeiro lugar, parabéns pela coragem de compartilhar sua dor. Isso já é um primeiro passo! Mostra também sua vontade de superar! Percebo que está desconfortável e não quer mais isso para você. Saiba que esse desconforto está acontecendo, porque existe um potencial dentro de você, que não está utilizando. Se permita! Busque ajuda para superação! É só uma crença que limita você e tem tudo para vencer! Busque ajuda e sua vida pode se transformar. Acredite em você!

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

29 AGO 2021

Oi Sarita como você está agora, depois de diversas respostas?

Você viu como a psicologia pode te ajudar com suas diversas abordagens, o importante agora é escolher um profissional do seu agrado e "partir terapia"!

Bem, gostaria de contribuir também no recorte que você traz e por isso vou dizer: não se leve tão a sério, você só tem 28 anos e está se cobrando demais.
Se cobrando em corresponder expectativas externas, de um mundo que não é o seu.
Todos são melhores que nós na nossa cabeça, mas será que são mesmo?
Pode ser que você não seja boa em matemática, mas é boa em outra área, borá descobrir?
Se você não tem vontade de sair não saia, se isso não for um problema para você.
Quanto a "Voltei a estudar e mesmo online me sinto mal, chega me dar ânsia, vontade de chorar. Aquela "vergonha" virou uma aversão,." desconfio Sarita que pode haver muita raiva ai que ainda não foi identificada e acolhida e que em terapia ela pode aparecer e ser trabalhada, pois ás vezes é só isso mesmo: raiva.
Raiva de ter que estudar, raiva dos colegas, dos professores etc.... (isso são apenas suposições)

Por fim, faço coro com meus colegas: vem para terapia, independente da abordagem, um@ profissional de qualidade e comprometid@ vai muito te ajudar.

Forte abraço e boa sorte.

Elaine Vicente dos Santos Psicóloga Psicólogo em Carapicuíba

5 respostas

25 AGO 2021

Vc precisa parar de se culpar por ter q se relacionar. Deixe fluir naturalmente. Não se obrigue a nada.
Aos poucos pode ser mais fácil.
ABS. Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

24 AGO 2021

Boa noite ,pelo o seu relato seria interessante identificar as crenças que causam esse medo e os traumas levando voce a se sentir retraída.E quanto ao medo por antecipação são sinais de ansiedade ,requer uma investigação mais criteriosa.

Gilvanildes Nogueira Soares Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

23 AGO 2021

Olá Sarita! Grato por escrever. Primeiramente, quando você diz que não te incomoda, você está tentando aliviar para si mesma; incomoda sim! A timidez é uma ferramenta como uma faca: pode ser usada para o bem ou para o mal. É preciso aprender a lidar com ela, é preciso desenvolver entendimento sobre a própria evolução, sobre a própria aprendizagem, pelo próprio fortalecimento mental e corporal.
A questão central está em que você se sente inferior e inadequada. O exercício de socialização com estratégia, técnica, consciência e persistência serão os caminhos para o desenvolvimento.
Será recomendável que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira - com novas variantes - em tempos de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

23 AGO 2021

Olá, Sarita!

Precisaremos investigar mais a fundo sobre suas questões. Tenho comigo algumas hipóteses diagnósticas sobre seu caso, mas precisaríamos investigar mais.
Vou deixar meu contato do whatsapp para você poder entrar em contato comigo.
Aguardo você me chamar. ☑️

Letícia Ferraz de Oliveira Psicólogo em Duque de Caxias

5 respostas

23 AGO 2021

Olá Sarita,
Relações sociais as vezes são difíceis mesmo, embora seja necessário. Timidez é uma característica particular de cada pessoa e vc relata ser. Agora se sentir estranha não deve ter sido fácil pra vc embora não te incomode tanto. Quanto a vc passar mal ao contato social não deve ser fácil. Sugiro que procure ajuda psicológica para tentar identificar o que te trás esse medo e talvez insegurança. A terapia fortalece e traz conforto emocional bem como equilíbrio psicológico. Invista na sua saúde mental sempre. Espero ter ajudado. Um abraço.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife