Por que fico tão exausta após sair para socializar?

Feita por >Fran · 11 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Bom dia, gostaria de entender pq eu me sinto tão cansada mentalmente e ás vezes até deprimida após socializar, fico repassando todos os detalhes do evento/encontro, buscando coisas erradas que eu possa ter dito ou feito.Mas isso acontece só após a socialização, pq antes dela eu não tenho problema de ansiedade ou insegurança, e meu grupo social é pequeno, normalmente quando saio, é com meu noivo e mais duas, ou no máximo quatro pessoas, e são pessoas que tem um "astral legal", não são pessoas tóxicas ou "vibe ruim". Não entendo a razão desse desânimo e insegurança, tanto que preciso de uns dois dias em off, e às vezes sem fazer nada, para conseguir recarregar as minhas energias depois de socializar

A melhor resposta 12 ABR 2022

Boa tarde, Fran,
Será que você é uma pessoa introvertida ou mesmo tímida tentando socializar de forma forçada, ou se cobrando de ter que socializar?
Estes são alguns fatores que causam um estresse mental enorme, então além do "exercício" de socializar, tem o desgaste mental por trás, que mesmo sem perceber causam este cansaço que você relata.
Há maneiras de entender melhor o que se passa, talvez trabalhar sua auto-estima para que não se cobre tanto. Isto tornaria as saídas para socializar menos desgastantes.
Experimente ir devagar. Faça uma caminhada e comece conhecendo as pessoas que moram por perto.
No trabalho, puxe assunto primeiro com conhecidos, depois com pessoas que já não conheça tão bem, como um exercício de abertura.
Comece pelos ambientes mais tranquilos pra você, e depois vá passando para novos ambientes. Sem se cercar de pessoas com quem sinta que "tem que interagir".
Lembre-se que socializar deve ser algo prazeroso, e não uma obrigação.
Trabalho com pessoas introvertidas o tempo inteiro, ajudando-as a "sair da concha", por assim dizer.
Caso queira conversar mais, fico à disposição.
Há várias técnicas de autoconhecimento para que deixe de ser uma atividade tão desgastante.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

14 ABR 2022

Olá Fran, espero que esteja tudo bem com você!

É muito provável que você seja uma pessoa bastante sensível a nível energético, não somente em relação a pessoas, mas também em relação a ambientes. Muitas vezes, mesmo estando em ambientes que teoricamente possuem uma energia mais "legal", mais "bacana", não conseguimos enxergar realmente que tipo de energia está presente ali, e se você for uma pessoa mais sensível as energias, ainda sem ter compreendido como fazer para se proteger e se precaver quando estiver nestes lugares, é provável que você sinta os efeitos destas energias e, também das pessoas, se for o caso. Seria necessário uma investigação mais detalhada para entender um pouco mais o seu relato, e levantar considerações mais concretas.

De qualquer maneira, procure encarar esses momentos de socialização de maneira mais natural e leve, sem buscar muitos "defeitos" em atitudes suas, ou até mesmo "erros". Busque agir com espontaneidade e fluidez, entendendo que esses momentos são de lazer e entretenimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

13 ABR 2022

Olá Fran! algumas pessoas podem se sentir mais tenso ou preocupadas em situações onde precise interagir com outras pessoas, sentem medo de serem de ser julgado ou avaliado por outras pessoas, e assim evitam situações sociais. É preciso avaliar a intensidade e frequência que isso acontece e se está te trazendo sofrimento.
Você se sente cansada porque fica buscando o tempo todo erros que pode ter cometido e isso traz um desgaste realmente, é uma insegurança que tem.
Busque ajuda profissional
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 ABR 2022

Fran...
Ok com as pessoas e com os eventos, mas...
Como voce está socializada consigo mesma?
Está carente do conexão consigo mesma.
Significa, a relação consigo mesma, com sua autoestima, com o seu bem estar, com o seu amor-próprio.
O primeiro grande amor seu é consigo mesma e não com os outros e "socializar" é conviver com pessoas que sejam e que tenham a mesma vibração sua. Caso contrário, volta sugada, volta sem forças, sem energia.
Pelos resultado que voce está colhendo, ou voce não se conecta consigo mesma ou na "socialização voce se deixa sugar" voce se coloca de tal forma que as pessoas extraem a sua energia e voce nem se dá conta.
De qualquer modo, voce é a responsável, voce precisa se precaver e identificar o tipo de energia que acessa.
As coisas são como são e não como acreditamos que sejam.
Precisa se aprimorar na percepção de si mesma, e das energias.
Fça Psicoterapia!

5817 respostas

12 ABR 2022

Olá Fran.
É bom você identificar essa situação, existem pessoas que sugam nossas energias, embora não se deem conta disso.
Sugiro que procure se “blindar”, a região do corpo mais vulnerável é o plexo solar, coloque algum objeto que proteja, exemplo um cinto. Pode ajudar. Tomar banho com sais minerais depois que chegar em casa também.
Lembre-se somos energias, trocas são inevitáveis.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

12 ABR 2022

Olá Fran! Grato por escrever. Teu grupo social, pelo relato, é pequeno, restrito, por isso pesa sobre ele profundas expectativas e impressões. Reparou que você fica procurando coisas erradas. Certamente elas (não sendo perfeitas), são transformadas por você, em erradas. Acontece a intenção de auto reprovação. Isso, de fato cansa muito.
Faça esportes coletivos, faça teatro, participe de grupos, amplie as pessoas de convivência, com novos conhecidos e colegas, para não pesar tanto para cada um desse restrito grupo.
Certamente tua autoestima precisa ser melhorada.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com as máscaras e a higiene! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

12 ABR 2022

Olá, Fran!
.
Existem algumas características de personalidade que podem contribuir pra tua situação, como ser introvertida.
.
Outra coisa é essa sensação de insegurança, de ter rever o teu comportamento durante o passeio para garantir que não fez nada errado… isso pode ser muito cansativo, mesmo.
.
Através da terapia tu pode desenvolver habilidades para lidar com essa insegurança. Te sugiro buscar uma terapeuta para que possa se sentir mais leve em situações sociais.
.
Afinal de contas, socializar é muito importante!
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

12 ABR 2022

Oi, Fran!
Bom, existem pessoas extrovertidas e introvertidas. As introvertidas costumam ter um comportamento bem semelhante ao seu. Elas precisam de um tempo mais para se recompor, porque gastam muita energia quando se socializam. Agora, o que me preocupou foi o fato de você repassar a conversa para ver se errou em algum momento. Esse comportamento demonstra uma grande insegurança sobre si mesma. Como vai sua autoestima? Talvez você não esteja muito bem consigo mesma!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte