Por que me sinto tão exausta?

Feita por >Hastz · 2 jun 2023 Abordagem psicológica

Eu tô extremamente exausta, a uns anos emprestei meu cartão aos meus pais eles não conseguiram pagar e agora meu nome tá sujo com uma dívida de mais de 30k e eu tô na merda, não temos nem o que comer as vezes ou quase sempre, eu odeio ser pobre, odeio porque não consigo mudar minha situação, odeio ter quer olhar para minhas irmãs e vê que não posso e nem consigo fazer nada para ajudá-las eu me formei no inicio do ano e até agora não conseguir um único emprego, que na minha cabeça eu só preciso desse emprego para conseguir ajudar minha família, mas fico tão frustrada porque eu não consigo, já enviei meu currículo por e-mail, presencialmente e nunca da certo, dei pra algumas pessoas me indicarem e nada! Esperar tá se tornando torturante pra mim, as vezes tenho vontade de sair de casa pra nunca mais voltar mas penso nos meus pais e vejo que não merecem isso, mas no final eu já não tô aguento mais! Tenho medo dos meus próprios pensamentos! Eu não quero nem mais sair de casa, viver se tornou chato para mim, e sem graça, desânimo total, me sinto uma grande inútil! Não gosto de falar meus sentimentos para ninguém mas hoje precisei fazer isso! Geralmente as pessoas falariam que eu teria que ter paciência e esperar, mas esperar é uma tortura! Já não aguento mais!

A melhor resposta 5 JUN 2023

Voce não cuidou de si mesma; voce se deixou invadir; mesmo eles sendo teus pais, a responsabilidade pela sua vida, pela sua identidade e nome é sua. Emprestou teu Cartão, mas não cuidou para que eles iriam usar...
Inconscientemente teus pais queriam que voce fosse como eles: falidos, por isso bagunçaram com a tua vida, com permissão tua.
Quanto a voce odiar ser pobre... pobreza e riqueza nada tem a ver com condições financeiras; voce precisa ter mente rica e não mente pobre. Quem faz as condições financeiras é a mente rica.
Quanto ao trabalho, inverta a estratégia: não procure emprego, ofereça trabalho.
O que voce sabe fazer e gosta de fazer? Ofereça isso para as pessoas e as empresas.
O emprego está fundamentado no salário, está em baixa, cada dia mais;
Oferecer trabalho está fundamentado na tua capacidade, no que voce sabe e gosta... muito mais fácil e aceitável.
O resto, é resultado das tuas escolhas e decisões.

5817 respostas

7 JUN 2023

Olá Hastz, sinto muito pelo que você está passando no momento. De fato são questões que são bem difíceis e dolorosas, você está em privação de coisas básicas e eu entendo como isso possa ser desesperador. Ao mesmo tempo são muitos problemas ao seu redor que vão pesando e você não consegue ver possibilidades por conta das dificuldades e isso vai deprimindo você. Tente buscar apoio psicológico gratuito, tem os CAPS e as clínicas escolas das faculdades de Psicologia, procure na sua cidade. Desejo toda força para você e espero que você consiga transformar sua realidade. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 JUN 2023

Olá Hastz, espero que esteja tudo bem com você!

Você não deve esperar as coisas acontecerem em sua vida, de maneira passiva, apenas por esperar. Compreenda que todas as suas ações devem te direcionar para aquilo que deseja, e você vai obter o que deseja com o passar do tempo. Não espere mudanças rápidas e bruscas, com promessas de muitos ganhos, sem esforço, dedicação e tempo. É possível observar que você já está se movimentando em direção ao seus objetivos, e você está de parabéns por isso. Continue nessa direção, e procure exercitar sua resiliência para atravessar esses momentos de maior dificuldade. Um bom planejamento pode te ajudar muito em sua caminhada, e você deve investir tempo nesse planejamento. Você ainda é recém formada, e precisa de mais tempo para se alocar no mercado de trabalho. Continue sua formação desenvolvendo seu currículo, e se aperfeiçoando cada vez mais. Você deve continuar se capacitando, e buscando formações que tornem seu currículo um diferencial perante os outros. Não desista, esse é o caminho trilhado por todos nós. Com o passar do tempo, você irá crescer, e conseguir novas oportunidades em sua vida, você vai ver. Se sentir necessidade de buscar auxilio, um profissional de Psicologia é o mais indicado, e pode te ajudar muito neste momento. Desenvolvendo sua inteligência emocional, e ampliando seu autoconhecimento, você vai adquirir mais habilidades para passar por esses momentos, e por outros no futuro, fortalecendo seu interior, e te tornando uma pessoa mais capaz para lidar com esses momentos mais desafiadores. Se houver possibilidade, busque esse profissional assim que possível.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

3 JUN 2023

Oi Hastz! Obrigado por escrever. Você não citou aspectos definidores como idade, área de formação, mas pelo contexto geral descrito, entendemos que você está naquela fase de entrada no mercado após conclusão de algum curso. Isso é altamente desgastante, estressante, sofrido. Muitas vezes não dão chances alegando falta de experiência, mas como adquirir experiência se não permitirem. Será preciso sabedoria, algumas vezes trabalho alternativo provisório, para encaminhar condições para futuro exercício daquilo que se estudou.
Vamos conversar um pouquinho com um psicólogo especializado em orientação ocupacional?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.