Recomeço após uma traição?

Feita por >FCBILL · 27 out 2020 Ciúmes

Minha esposa a 4 anos atrás estava em uma relação com um antigo amigo de escola. Durou quase um ano, pelo que ela relatou. Descobri a traição e expus tudo a ela. Lendo mensagens dela com ele não percebi em nenhum momento a vontade dela em terminar. Após expor isso a ela, ela me disse que estava muito arrependida e que só fez isso pois eu não dava a atenção que ela buscava, que eu vivia no trabalho, que nunca deixei faltar nada na vida dela, mas que faltava carinho, atenção e diálogo. Passamos dois dias em uma busca de respostas, eu procurando entender o que tinha acontecido e ela tentando explicar as razões dela e que nossa família era tudo o que ela tinha. Eu joguei na cara dela que a atitude dela tinha terminado com tudo que havíamos construído, que ela tinha posto tudo fora por uma aventura. E que aventura, uma relação de quase um ano com outro homem. Na minha concepção, se a situação estava ruim, se eu não dava a atenção e carinho que ela queria seria mais correto ela pedir a separação e ai sim partir para outra relação. O que posso dizer, levei em consideração a minha família. Temos 2 filhas. Não imaginei como seria a separação e principalmente, se as meninas descobrissem o motivo o que iria envergonhar a mãe delas. Posso dizer que durante as primeiras semanas foi um inferno. Entrei em um estado de depressão e muita confusão. Praticamente parecia dopado... catatônico. Aos poucos fui melhorando. Nossa relação mudou, ficou perfeita. Nos relacionávamos muito bem. Saíamos para jantar, íamos a festas. Parecia um novo recomeço. Com o passar dos anos, a rotina foi voltando a ficar como antes, poucos encontros, pouco diálogo. Mas a traição nunca saiu da minha cabeça. Sempre a situação retornava e me deixava com uma sensação de impotência. Me perguntava, se em momento algum percebi a vontade dela em terminar o relacionamento com ele e se terminou somente por que eu descobri, o que impediria ela de voltar a se relacionar com ele? Só posso dizer que essa situação até hoje me persegue, qualquer comentário dela em relação a isso me afeta. Até mesmo um simples comentário atravessado me deixa com uma raiva imensa. Mas não falo nada. No começo da pandemia, tivemos alguns atritos, que resultaram em um distanciamento gigantesco. Passei a não falar mais com ela. Nos cruzamos dentro de casa sem nos falar. Eu passei a dormir em outro quarto. Sem nenhum contato ou conversa. Apenas na semana passada eu tive a iniciativa de ir conversar com ela. Disse que depois de quase 8 meses sem relação, sem diálogo e sem nenhuma resposta dela, achava melhor nos separamos. Ela por sua vez disse: Olha realmente, não somos mais um casal. Você construiu um muro tão lato em volta de sí que eu cansei de tentar alguma coisa. Cansei de correr atras de você. Gosto muito de você e sei a importância da nossa família. Mas o que eu sentia por você foi se terminando. Não quero que você sai de casa, seria ruim para as meninas e para nós dois. Nós dois precisamos de ajuda. Estamos doentes e se nos separamos agora da forma que estamos, iremos ficar profundamente magoados um com o outro. Temos filhas para criar e isso seria um inferno. Tenho uma proposta a te fazer. Não saia de casa, continue conosco mas iremos procurar ajuda, vamos fazer uma terapia para entender o que esta acontecendo conosco. tentar entender o por que acabamos agindo desta forma. Tenho meus defeitos e você os seus. temos de sair desta situação juntos. Se após fazermos a terapia, acharmos que realmente o melhor a se fazer é a separação, então nos separamos e vamos viver nossas vidas da melhor forma possível, pensando no nosso bem e no bem de nossas filhas.
Peço desculpas pelo texto extenso, mas sem relatar estes detalhes não teria como pedir a opinião de vocês. O que vocês acham que esta acontecendo? Devo realmente dar esta chance a nós dois? Ainda me sinto muito machucado pela traição que ocorreu. Sei que tenho defeitos, que dei muita atenção ao trabalho, falhei com ela, mas acho que se tivesse ocorrido uma ou duas vezes, até entendo que um elogio, um carinho no momento certo podem desestabilizar uma mulher ou um homem e acabar ocorrendo uma traição. Mas um ano, eu acho que é demais para perdoar. E isso é o que me incomoda. Um ano é tempo suficiente para perceber que o que se esta fazendo não é correto e que o preço disso é grande quando se tem uma família envolvida. Por favor, poderiam me ajudar?
Muito obrigado

A melhor resposta 28 OUT 2020

Ola FCBILL!!
É difícil encontrar um motivo mais ou menos justificável para trair. Quem trai, enumera motivos que o levaram a fazer isso e por vezes colocam a traição como uma consequência de algo que a pessoa traída fez ou deixou de fazer. Quem é traído, dificilmente vai concordar com os motivos apontados e se achar merecedor de ser traído.

As pessoas precisam assumir as suas decisões e principalmente as consequências pelos seus atos. Não quer dizer que o relacionamento está perfeito e sem necessidade de melhora, mas reconhecer seus erros e acertos é um movimento importante de ambos os lados.

A confiança não é um selo de garantia, que significa que a pessoa, a partir de então não vacilará nos acordos e compromissos firmados. A confiança é testada diariamente e quanto existe uma quebra como esta, recuperar a confiança é um processo longo e muitas vezes dolorido. As vezes não recupera.

Antes de tomar sua decisão, reflita sobre o quanto esse relacionamento faz sentido para você. Tente distanciar as filhas dessa análise. O que você está disposto a abrir mão em prol do relacionamento? Existe uma contrapartida da sua esposa? Vocês estarão mais felizes juntos ou separados?

Super recomendo que vocês procurem terapia de casal e talvez vocês até estejam caminhando para uma separação, mas com acompanhamento psicológico, será uma forma diferente de pensar na separação, no comunicado as filhas e no cuidado com elas, assim como vida do casal que será diferente com essa decisão.

O término de relacionamento é sofrido muita vezes, porque significa uma ruptura com a vida vivida até então, mas todo término em si, também é uma forma de recomeço e um decidir sobre a vida que se tem a partir daí.

Desejo luz na sua decisão!
Um abraço!

Josiane Cordeiro dos Santos Psicóloga Psicólogo em Joinville

8 respostas

3 NOV 2020

Bom ter o seu contato FCBILL!!!

Realmente é uma situação muito delicada!!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

2 NOV 2020

Olá. Quem irá responder esta pergunta é você mesmo. O espaço da psicoterapia irá ajudar a entrar em contato consigo mesmo de uma forma profunda para assim poder entender qual rumo é melhor para si. Também indico uma terapia de casal para os conteúdos do relacionamento imergirem e poderem ser falados, discutidos e trabalhados. Você que precisa chegar em suas respostas e ela também, por isso um processo de terapia de casal seria interessante.
Um abraço

Noam Feller - Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

28 OUT 2020

Olá FCBILL! Grato por escrever. Há fatores específicos importantes, que nós, psicólogos, precisaremos saber, para poder emitir uma posição mais específica. Por exemplo: a idade das filhas, ocupação profissional sua, história da vinculação de vocês, metas pessoais de cada um, dentre outros fatores.
A psicoterpia de casal exige que os dois estejam inteiros, com grande disposição e abertura mental, para persistirem na cooperação por buscar entendimento juntos. De outro lado, não se pode pensar que fazer psicoterapia de casal seja sinônimo de superar plenamente as dificuldades. Será sim, espaço, para conhecerem-se, conhecerem como agem na convivência. Passar a viver de forma que considerem boa e viável a convivência comum, não é garantia.
Outra questão importante: quando se fala em traição por um ano, cada qual dá o significado que o mundo emocional direciona. Pode ter significados muito diferentes. É uma frente que vale à pena refletir.
Uma possibilidade, não direcionada pelo texto, pode ser a psicoterapia individual, para ver a identidade pessoal, os posicionamentos pessoais, antes do convívio do casamento. A caminhada do casamento pode ser determinada pela forma pessoal de cada qual lidar com as coisas, antes de ser um conflito decorrente do casamento.
Procurem por nós, psicólogos, para vivenciar aprofundamento científico, com mente aberta, persistência, disciplina, como casal e/ou como pessoas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

27 OUT 2020

Olá FCBILL,
Eu acho que você precisa dar uma chance a si próprio. A traição deixa marcas profundas, é fundamental fazer terapia para tratar os traumas deixado pela quebra de confiança. Me parece que é dificil você digerir 1 ano de traição, como você disse, se fosse 1 ou 2 vezes, seria mais fácil entender. Sua esposa não estava querendo "apenas uma aventura sexual", ela queria atenção, carinho... por isso durou esse tempo. Te aconselho a fazer psicoterapia o quanto antes, para trabalhar as dores, traumas e conflitos.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo