Não quero ficar só, mas ninguém serve

Feita por >lua · 15 abr 2021 Habilidades sociais

Após perder minha prima há quase 1 ano, estou tendo dificuldade de criar novos relacionamentos. Sinto que com exceção dos amigos muito próximos, qualquer conversa é superficial com uma pessoa que estou tentando conhecer, sinto que ninguém quer realmente saber o que perguntou, que ninguém se importa, que ninguém está interessado. Me esforcei muito pra tentar criar vínculos e não deu certo, passei a ignorar as pessoas com as quais tentei conversar por acreditar que elas não estão nem ai.
Não entendo por que é tão difícil conversar naturalmente, levemente, fazer os outros se interessarem pela conversa.
Fiz esse esforço pra arranjar uma companhia, nao queria ficar só. Entretanto, sinto que nunca estive interessada pelas pessoas que conversei, sinto que também não estava me importando, mas queria alguém íntimo por perto.
Não sei o que está acontecendo. Se estou sendo egoísta, egocêntrica ou se estou travada em socializar

A melhor resposta 15 ABR 2021

Olá, o que nos relata é a passagem pelo luto, sinto muito pela sua perda. Talvez neste momento vc também não queira incluir ninguém a sua vida, não precisa preencher a sua perda com outra pessoa, já pensou sobre isso? Procure ajuda para se encontrar novamente e tratar o seu luto, é importante.
Qualquer dúvida a disposição.
Até, Psicóloga Dayane Louise.

Dayane Louise Psicólogo em São Paulo

16 respostas

17 ABR 2021

Lua vc está com dificuldade em habilidades sociaus, ,. Perda de sua prima deve ter sido um evento traumático que vc precisa trabalhar.
Faça terapia. Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 ABR 2021

Olá Lua! Grato por escrever. Intimidade e profundidade não acontece por passe de mágica. É preciso persistência, paciência. A hierarquia gradativa da passagem de estranho para conhecido, conhecido para colega, envolve certo tempo, certa tolerância, pois está temperada por receios e incertezas das duas partes. De outro lado, a caminhada para o status de amizade é um processo profundamente mais complexo, mais demorado.
Perceba que você não está dando oportunidade a si mesma nem aos outros, para ir aos poucos, desenvolvendo confiança mútua. Você está ansiosa, procurando profundidade, de forma inadequada. Na medida do possível (pandemia limitando), participe de grupo de teatro, escola de circo, esporte coletivo de contato, evite interações virtuais. Faça conversas reais, faça atividade física, passe o tempo fazendo coisas práticas como lavar louça, limpar banheiro, tenha conversa real com vizinhos e antigos conhecidos, com os devidos cuidados, construir um jardim, lidar com um vaso de flor, construa algo.
Todo ser humano é único, raro, altamente interessante aos outros, desde que ele esteja, em sua interioridade harmônico. Será importante você realizar uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.[
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (LOCKDOWN) para obtermos os benefícios que Araraquara obteve, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

15 ABR 2021

Olá Lua!
Sinto muito por sua perda.
Pelo seu pequeno relato a psicoterapia será fundamental para você para elaboração de luto pela perda de sua prima que parece ter lhe impactado tanto que vem influenciando em isolamento social (um dos sintomas do quadro de depressão) e que pode também estar favorecendo nesta dificuldade em aprofundar vínculos por medos inconscientes de perde-los ou rompe-los por forças maiores ou menores.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo