Meu parceiro mudou, está confuso, diz que me ama mas quer ficar só

Feita por >MariLeao · 7 jul 2020 Terapia de casal

Meu parceiro mudou de 1 mês para cá.. está distante e frio, sem paciência, sendo rude com as pessoas ao redor (comigo, com pai, mãe, primos) enfim.

Na primeira vez que perguntei o que estava acontecendo ele disse que não estava bem, que não estava sentindo-se feliz. Sugeri então darmos um tempo, e ele falou que não... que me amava, que ia ficar tudo bem.

Porém não melhorou, continuou frio e distante, irritadiço. Hora ou outra eu perguntava o que estava acontecendo, mas ele dizia que estava ''tudo bem''.

Até que neste último fim de semana eu coloquei contra parede, disse que se achava melhor dar um tempo, pq não estava legal... e ele assumiu que não estava mesmo. Resumindo: ele diz que está arrebentado com isso, mas que precisa ficar sozinho, que achou que ficaria tudo bem, mas que não está... que pode estar perdendo o amor da vida dele, mas que não sabe mais o que fazer para melhorar, e que só quer ficar bem.
P

Obs. perguntei se era comigo o problema, se era trabalho, familia, ou se tem outra pessoa, ele diz que não é, diz queue sou maravilhosa, que se tivesse que estar com alguém seria comigo, mas que nesse momento quer ficar só, e que o que mais deseja é ficar bem, para todos e inclusive para mim, mesmo que separados. Não entendo!!! Estou arrasada!!!!

Será um quadro depressivo ???

A melhor resposta 8 JUL 2020

Olá MariLeao!
Não posso afirmar com 100% de certeza, pois seria necessário conversar com ele. Mas, parece que sim, tem algumas angústias que não o estão deixando em paz.
Tente entender o que está acontecendo com ele e se ele não souber explicar, o oriente a procurar um profissional que possa auxiliar nessa descoberta. Pois, caso ainda não seja um quadro depressivo, tem potencial pare evoluir para um.

14 JUL 2020

Por que vocês não buscam uma terapia de casal, creio que vai ajudar muito vocês.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

14 JUL 2020

Mudou de forma muito rápida, em um mês. Isso não pode ser um problema psicológico.
Pelo que vc relata deve estar envolvido com outra pessoa.

Alejandro Ramón Allochi Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

8 JUL 2020

Olá Mari Leão! Grato por participar. Pode ser uma infinidade de coisas. Não tentemos adivinhar. De fato, as pessoas, nessa sociedade de muito contato, muita mídia comunicativa, muita correria, muitas pessoas, precisam de tempo para ouvir a si mesmas, organizar a própria intimidade. Essa pode ser uma das muitas possibilidades. É preciso observar possíveis mudanças de comportamento, ganho ou perda exagerada de peso, cuidados com a higiene, aparência ou outros possíveis sinais de mudança. Será importante respeitar a intimidade e o tempo dele, mas será bom observar como as coisas estão evoluindo.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para outros aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.