Meu filho tem 5 anos e diz que quer ser menina

Feita por >Maria Angelina · 11 nov 2022 Psicologia infantil

Olá! Tenho um filho de 5 anos, que aos 4 anos começou a dizer que queria ser menina, pois as meninas são mais bonitas que os meninos, e questionava se ia demorar muito pra ser menina. Por um tempo ele parou, mas retomou essa fala há uns 3 meses. Ele brinca com os meninos na escola, gosta de super heróis e luta. Ama o judô e a aula de futebol. Em casa ele gosta de ver desenhos com personagens heroínas mulheres. Quando ele me diz que quer ser menina, eu tento entender os motivos, mas ele me diz que Papai do céu fez ele menino, e que então já era, não dá mais. As vezes ele diz que gosta de cabelo grande, eu pergunto se ele quer deixar o dele crescer, e ele responde que não, que menino não tem cabelo grande, e eu já mostrei fotos de meninos com cabelo grande pra ele. Fico confusa, pois ao mesmo tempo que ele insiste que quer ser menina, ele mesmo justifica que não pode. Outro fato é que ele quer muito ter uma irmã, e só serve se for menina. Ele já está sendo acompanhado por psicóloga, mas lá ele nunca abordou o assunto. Fico sem saber como reagir, pois não quero incentivar, mas também não quero reprimir.

A melhor resposta 12 NOV 2022

Maria Angelina...
Ele pode querer ser menina porque percebe que as meninas tem vantagens sobre os meninos... provavelmente ele esteja sendo influenciado pelo comportamento e atitudes das professoras ou das pessoas que o acompanham.
Valorize as escolhas dele, as vestes, os brinquedos, as escolhas dele.
Ele é o que é; não são as companhias que vão direcionar o que a natureza determinou, porém, as doutrinações podem colocar confusão na mente dele; mais tarde, pode gerar problemas e conflitos...
Sei que é impossível prevenir tudo, mas pode não reforçar o que ele fala e sim, valorizar o que ele escolhe; pergunte sempre se ele quer isso e por quê... este está na fase dos porquês!
Entre no jogo das perguntas.
Lembre sempre que perguntas empoderam!
Respostas, desempoderam!