Meu filho tem 4 anos, e a um tempo me diz que quer ser uma menina?

Feita por >Hellen basten · 21 jun 2023 Psicologia infantil

mas quer uma namorada menina não entendo muito sobre queria uma ajuda pode ser influência ou ele está crescendo e descobrindo como quer que seu corpo seja detalhe ele disse que quer ter bunda e peito grande chega ser um pouco engraçado mas queria saber como agir diante disso sou muito aberta com ele

A melhor resposta 23 JUN 2023

Helen
Muito provavelmente o ambiente que ele convive supervaloriza a menina, a mulher em detrimento do menino, do homem.
Como é seu relacionamento com o seu pai?
Se em todos os lugares há uma supervalorização dos dotes femininos, desde a roupa mais bonita, cores, tv, revistas é claro que ele também gostaria de participar desta realidade.
Verifica isso...
Abraços

5817 respostas

22 JUN 2023

Bom dia, Helen, já atendi casos de crianças com demanda semelhante.
O que acontece muitas vezes pode ser a influência da própria mídia, e até mesmo desenhos (sim, os mais modernos deixam muita coisa escapar), mas o que geralmente ocorre nas crianças é uma identificação com as figuras familiares, despertando um senso de identificação com uma ou outra, pai ou mãe, ou pessoas do convívio.
O que deve-se tomar o cuidado é não confundir identificação com sexualidade. Ele pode estar apenas na fase da descoberta da própria identidade, e a maneira que encontrou de se expressar passa pela aparência física. Por exemplo, meninos que se identifiquem com a mãe tendem a adotar posturas e comportamentos semelhantes, na maneira e agir, de falar, e muitas vezes até de se vestir. Lembrando que o cérebro da criança não compreende ainda as relações emocionais dos adultos, podem ver uma mãe forte e determinada, e desejar ter a mesma força. E a maneira que encontram de se "igualar" é na aparência.
Até certo ponto, todo menino tem sua fase de se vestir como menina, principalmente se tiver irmãs, ou conviver com meninas, como primas, ou amigas que frequentem a casa.
Tudo começa por uma boa conversa, pois aos 4 anos ele está começando a formar a própria identidade, e começando a estabelecer seu papel de individualidade, ou seja, a sua personalidade. Já se deu conta de ser diferente dos pais, e está buscando algo que seja seu. Então pode haver muita confusão nesta fase. E a presença dos pais nesta fase fará toda diferença.
Eu recomendo aos pais procurar ajuda psicológica nesta fase, para saber lidar com este momento tão importante para a criança. Entender o que motiva seu filho a tais escolhas, e ajudá-lo a escolher o melhor caminho.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição. Como falei, já atendi vários casos nesta idade.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos