Meu filho de 7 anos e apresenta trejeitos e diz que quer ser uma menina

Feita por >Renato · 25 out 2016 Orientação sexual

Olá. Sou o pai de um lindo menino de 7 anos de idade e a desde de bem pequeno noto que ele apresenta trejeitos afeminados. Sempre relevei pensando em ser algo passageiro. Uma certa vez ele falou para a mãe dele que gostaria de ser uma menina. Comecei a ficar preocupado, pois a professora dele também relatou que ele fez esta mesma afirmação a ela.

Na escola ele apresenta este mesmo comportamento. A preferência por ficar com as meninas é notória. Este ano ele cursa o primeiro ano do fundamental e ele vem relatando que sofre chacotas/bullying dos amiguinhos na sala de aula.

Tenho pouco tempo para brincar com ele, pois sempre estou ocupado com o trabalho. Mas nos raros momentos que estamos juntos nossas brincadeiras são lutinhas ou com bonecos de personagens. Sei que devo dar mais tempo a ele, mas estou perdido sem saber o que fazer.

A melhor resposta 26 OUT 2016

Ola Renato, após ler o seu relato, entendo que seria bom você procurar um psicólogo para trabalhar estas questões, até porque é preciso compreender que orientação sexual não se escolhe, e o seu garotinho de 7 anos continuará sendo seu filho independente da sua orientação sexual. como percebo que para você já está causando sofrimento esta situação, até porque os pais planejam e edificam que uma criança de um sexo corresponda com comportamento ao seu aparelho genital, só que nem sempre é assim, porque a vida não é só preto e branco é colorido também.
quanto mais você demorar a procurar um psicólogo para trabalhar estas questões que é sua, mas você sofrerá e poderá no futuro ver seu filho sofrendo também. filho é filho independente se seu comportamento corresponde ao seu aparelho reprodutor "masculino ou feminino".
Att. a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 NOV 2016

Renato, você sabe a resposta, tem que dar mais atenção ao seu filho, arrumar tempo para ele e principalmente aceitá-lo como é. Não sabemos ainda se ele se tornará homossexual, mas se for aceite-o ou faça terapia para poder continuar sendo um pai para seu filho. Fico a disposição. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

1 NOV 2016

Existe uma diferença entre orientação sexual e identidade sexual, procure um especialista em transtorno de identidade sexual para uma avaliação. Não deixe de procurar, pois no caso do seu filho é muito portante buscar um acompanhamento.

Dr. Anderson Garcia Psicólogo Psicólogo em Uberlândia

11 respostas

27 OUT 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline M S De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

26 OUT 2016

Renato, procure um psicanalista; não espere nem mais um segundo. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 OUT 2016

Olá, Renato.
Bom, não há como saber se o seu filho, de fato, se reconhece, enquanto sujeito, como menina, neste tempo.
O mais importante é que você tente não se angustiar tanto com isso, para que o seu filho também não se angustie com algo que pode vir a ser uma escolha dele.
O mais indicado é que você procure um analista para ele, visto ele já estar sofrendo bullying na escola. E para que ele possa aprender a identificar de uma maneira sóbria seus desejos e identificações.
Talvez também seja importante que você procure atendimento analítico, caso isso esteja te angustiando de maneira importante.
Estou à disposição.
Pâmella Freitas.

Psicanalista Pâmella Freitas Psicólogo em Belo Horizonte

4 respostas

26 OUT 2016

Olá Renato! Antes de qualquer fala é importante apontar que a culpa não mobiliza mudanças, mas ter claro qual lugar deseja ter na vida de seu filho, e com isto estar presente ocupando seu espaço na familia, além do papel que já ocupa. Nesta idade a questão da homossexualidade ou heterossexualidade, ainda não está fechada, podemos verificar aí muito de conteúdo s da fantasia operando possívelmente como resposta a um contexto de relações mae-pai-criança. Algo a ser verificado no contexto terapêutico, da qual indico um acompanhamento por profissionais.

Márcia Cristini de Almeida Bezerra Psicólogo em João Pessoa

15 respostas

26 OUT 2016

Olá, sr. Renato.
Entendo que esta situação seja preocupante para o sr. Mas neste momento, seria interessante dedicar mais tempo para com o seu filho, ficar mais próximo dele, fazendo com que ele se sinta à vontade, tenha confiança e que se sinta seguro, protegido e cuidado. Compreendo que as exigências cotidianas suprimam o seu tempo, as responsabilidades em ser um pai de família, mas é mais importante o seu filho e tudo o que acontece com ele. Quem são as pessoas e as referências que o seu filho passa mais tempo? Tente desenvolver mais a sua referência paterna para com ele.
Cuidar e dar atenção às questões de bullying que ele esteja enfrentando na escola, mediando sempre junto à escola, professores, conversando com o seu filho. Seria recomendado um acompanhamento profissional para avaliar e ajudá-los.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

26 OUT 2016

Ola Renato,
Procure ajuda de um psicólogo para você e para seu filho, pois antes de qualquer orientação é preciso ter uma boa avaliação de toda situação e em que contexto ele está inserido.
Maria da Conceição V.Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

25 OUT 2016

Olá Renato! Primeira coisa a ser feita é você ter mais tempo com ele, diariamente!!! Estas brincadeiras são muito boas! Você é a principal referencia masculina dele, pode ver que todos os meios estão cercados por meninas, professorA, mãe, etc... precisa que você entre com bastante participação nisto! Também procure um psicólogo, ele poderá ter dar mais orientações específicas para o caso do seu filho e acompanhá-lo.

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba