Meu filho tem 10 anos e uma certa vez diz que quer ser menina.

Feita por >Vanessanb17 · 17 fev 2023 Psicologia infantil

E esses dias no dever da escola respondeu a uma pergunta que como se chamaria se pudesse escolher o nome, disse que seria jhefiner perguntei e ficou com vergonha, como posso conversar fiquei perdida e com medo de magoa lo com palavras erradas.

A melhor resposta 23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 FEV 2023

Oi Vanessa
Sempre com crianças e com as situações que surgem com elas temos que acolher, entender a situação para assim poder ajudar.
Só com esta situação realmente não dá para saber nada, pois só isso não quer dizer que ele queira ser jhenifer, pode ser por exemplo, somente um nome que ele gostou por algum motivo.
Então agora talvez não necessite confrontar o seu filho sobre esta situação, mas ficar atenta se há outras situações em questão de gênero que ele se posiciona de forma diferente e caso surja outras situações, um acompanhamento com psicólogos que possuem experiências em identidade de gênero é importante. (Lembrando que necessário profissional com experiências neste caso, pois nenhum psicólogo pode dizer oque ele é ou não é, mas sim entender oque por que ele diz ou se comporta assim, acolhê-lo, para assim entender a situação se o caso é questão de identidade de gênero ou só são situações inocentes de crianças ).

E também você como mãe caso queira, pode iniciar um processo terapêutico para entender toda esta sua preocupação, quais seriam suas ações e até mesmo entender tudo isso)

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

20 FEV 2023

Vanessa
Pode dizer para ele que o nome foi escolhido pelos pais porque precisava registrar, pode até mostrar a Certidão de Nascimento, e voces escolheram um nome que o vosso coração indicou, mas que depois ele pode até trocar, se ele quiser, quando tiver idade para decidir.
Por que não gosta do seu nome? Por que o nome de Jhefiner (seria Jhenifer?? ... ela mesma escolheu com h?)
Quando ele mensiona em ser menina... por que quer ser menina? O que as meninas tem que seria de vantagem para ele?
O que os meninos não tem? Estão sendo inferiorizados na escola? Estão sofrendo doutrinação?
É preciso prestar atenção ao comportamento dos filhos,,, eles podem estar sofrendo doutrinação ....
Abra o olho.

5859 respostas

20 FEV 2023

Olá Vanessanb17! Obrigado por se manifestar. Os dados que você apresentou são insuficientes para ponderarmos resposta mais embasada.
Sugiro que você, estando incomodada, entre em contato com um de nós, psicólogos, para detalhar e organizar informações e escolhas de condutas mais adequadas. É sempre prudente ponderar que todos nascemos de uma mulher e de um homem, que nossas vivências, vão nos despertando certas buscas. Dois eventos desses, isolados, não são suficientes para preocupação. Provavelmente você tem mais dados que precisa comentar.
Estaremos a disposição.
Abraços!

8689 respostas

18 FEV 2023

Olá, questões sobre a sexualidade, identidade de gênero, geralmente deixam os pais em dúvida, pois envolvem suas escolhas e modo como lidam com a própria sexualidade. Para não magoar seu filho e sentir-se mal nesta situação o ideal é primeiramente respeitar a condição da criança, não julgar seu posicionamento quanto ao feminino e masculino. Deixar a criança livre, pois ainda não tem certeza seu comportamento, trabalhar os aspectos que te incomodam para lidar com seu filho. Abraços

Silvana Costa Johann Psicólogo em Chapecó