Minha filha de 3 anos diz ser menino.

Feita por >Bruna Alves · 3 fev 2021 Psicologia infantil

Minha filha fez 3 anos em dezembro. Há mais ou menos 2 semanas vêm batendo na tecla em dizer que é menino, que não quer ser menina e que o primo (criança mais próxima à ela), menina. Disse que quer fazer xixi com o papai...
Ela é muito vaidosa, gosta de vestidos, laços, maquiagem, etc. Somente nesses momentos (geralmente antes de dormir) de dizer que é menino, diz que não gosta. Que não vai usar coisas de menina, que não é princesa e sim o hulk. Eu não sei discernir até que ponto isso é algo a ser avaliado ou apenas momentâneo. confesso que me deixa apreensiva.

A melhor resposta 3 FEV 2021

Boa tarde Bruna!!
Tudo bem?
Primeiro temos que manter a calma, não é verdade? Temos que pensar que sua filha tem apenas 3 anos, e que existe uma tendência de que ela não compreenda o que esta dizendo, não saiba o significado e/ou possa estar repetindo algo que ouviu em algum lugar.
Imagina o seguinte como uma arvore pode dar frutos com apenas 3 anos, ela ainda não esta pronta, é muito imatura, esta se desenvolvendo, da mesma forma são as crianças. Não acredito que sua filha entenda da mesma forma que nós adultos entendemos e damos o significado. De qualquer forma, procure ajuda de um profissional especializado.
Espero ter ajudado.
Estou a disposição!!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

4 FEV 2021

Olá Bruna! Grato por escrever. Tenha calma. O conceito de uma criança de três anos, sobre os aspectos citados, podem não passar pela questão do masculino ou feminino, do ponto de vista do adulto. De outro lado, se nos primeiros anos, a criança apresenta uma centralidade de foco na mãe, mais ou menos aos três anos, ela tende a focar na figura do pai. O importante é você viver a melhor plenitude possível de mulher com a alegria e satisfação em ser mulher, assim como seu marido viver o melhor que puder, a plenitude de ser homem.
Com o passar do tempo, o retorno da convivência com as amigas da escola, é provável que você veja as normalidades de menina. Caso daqui a algum tempo, você veja diferenciações muito nítidas, será interessante conversar com um psicólogo. Cuidado: adulto imagina masculino e feminino de forma muito distante da que a criança imagina.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

4 FEV 2021

Sua filha tem 3 anos, ainda está em fase de desenvolvimento. Como mãe vc deve cuidar e proteger dela. Deixe ela ser quem quiser e fazer suas escolhas.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro