Meu filho só quer ficar em casa

Feita por >Fernanda · 5 nov 2018 Psicologia infantil

Meu filho de 12 anos nao gosta de ir pra escola e so fica na frente do computador qdo está em casa. Isso acontece desde os 6 anos. Esses dias ele disse que quer ficar em casa pra sempre, e isso me assustou. Ele vive mais com a minha mae do q comigo, pois vivo com meu marido (que nao é o pai), e todas as vezes que tentei traze lo pra viver comigo, minha mae quase enfartou e meu filho prefere viver com ela. Eu sempre quis cria lo com regras, mas minha mae tirou toda minha autoridade, e depois q casei queria q eu desse a guarda a ela. Ela realmente se sente mae do meu filho, e nao tenho mais forças pra lutar contra isso. Tenho medo dele virar um homem preguiçoso e mimado, apesar dele ser inteligente e criativo. Lembro que comecei a desistir dos estudos na mesma idade que ele, mas com o esforço e ajuda da minha mãe, segui em frente.

A melhor resposta 6 NOV 2018

Olá Fernanda!
Realmente vivemos numa realidade em que as crianças/adolescentes estão cada vez mais sedentários e enclausurados na própria casa. Acredito que vocês poderiam se beneficiar se fizessem juntos, você, sua mãe e seu filho, uma psicoterapia familiar. Mas caso não seja possível você poderá trabalhar seus sentimentos e possibilidades de lidar com a situação realizando a psicoterapia individual.

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

6 NOV 2018

Oi Fernanda, tudo bem? Realmente esse isolamento não é saudável, principalmente em uma fase em que a criança deveria estar brincando e curtindo amigos. Seria importante conversar e entender profundamente o que está acontecendo? É preguiça? Medo? Ansiedade social? Depressão? Falta de estímulo?
Outro ponto importante é a questão envolvendo o relacionamento de vocês três. Você quer realmente resolver? Ele é seu filho e se quiser realmente tomar as rédeas é possivel. Ja pensou em fazer terapia familiar? Talvez ajude a definir os limites e o papel de cada um . Saliento que seria importante para seu filho .
Espero ter ajudado na reflexão.
Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto