Por que lidar com as pessoas é tão sufocante e desconfortável?

Feita por >Ana · 18 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá! Eu não sei exatamente qual a minha dúvida, ou se é mesmo uma dúvida, mas eu não sei por que me sinto assim.
Acho que já tive muitas decepções com as pessoas, e talvez seja por isso que hoje em dia eu tenho preguiça de lidar com elas. Não tenho amigos, ou pelo menos não os considero como tal, e as são raras as vezes em que me sinto sozinha. Semanalmente me convidam para sair ou fazer alguma coisa, mas eu sempre recuso por pura preguiça. Ou talvez não seja uma preguiça, eu só não consigo pensar na idéia de ter que lidar com as pessoas e do quão cansativo é isso. Eu prefiro sair sozinha, ficar comigo mesma. Mas é engraçado o fato de que eu nem gosto de mim mesma, mas ainda assim eu prefiro lidar comigo do que com outras pessoas. Lidar com as pessoas é sufocante pra mim, eu me sinto sufocada até mesmo na mesa de jantar, como se tivessem diversos pares de olhos olhando para mim e eu precisasse a todo momento medir minhas palavras.
Eu detesto me sentir sufocada, mas é assim que me sinto ao lidar com as pessoas. Eu não as odeio, algumas são muito importantes para mim, mas eu não consigo gostar de lidar com elas. Conversar, só gosto de conversar online, parece que não tenho diálogo pessoalmente e tudo o que consigo pensar é no quanto eu quero ir embora. Porque eu não consigo socializar? Porque é tão complicado gostar de sair de casa pra encontrar com alguém? Não é cansativo demais pensar em se relacionar com alguma pessoa e ter que lidar com o fato de que terei que sair de casa e encontrar ela pra fazer qualquer coisa?

A melhor resposta 18 NOV 2020

Ana. Ninguém é obrigado a sair com as pessoas. Mostrar que é sociável... Se isso não está sendo prejudicial p vc tudo bem. Cada um tem seu momento. Porém se essa falta de socialização te incomoda procure terapia para entender pq te incomoda. E o q pode fazer p melhorar ...
Se interessar fazer terapia sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro