Como lidar com a solidão e decepções diárias?

Feita por >Katty · 11 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Sempre achei prazeroso estar sozinha, gostava da minha própria companhia e me dava bem com ela mas ultimamente me sinto tão solitária em um sentido muito sufocante, não tenho emprego, não tenho namorado, mal tenho amigos, meus familiares estão sempre compromissados. Cheguei num ponto no qual não consigo mais ficar 24hrs presa dentro do meu quarto, chamo meus amigos pra saírem e aparentemente sem motivos nenhum eles negam, como se não fizessem tanta questão da minha companhia, ultimamente me sinto rejeitado por todos, agora não fico mais sozinha por escolha própria mas sim como se essa fosse a minha única opção, as pessoas andam me decepcionando demais com várias situações, eu não aguento mais me sentir tão exausta psicologicamente quando me deito no travesseiro só precisava de algumas distrações, mas minha vida anda tão parada e monótona que está me dando muito desespero.

A melhor resposta 13 SET 2021

Katty,
Não espere nada das outras pessoas.
Está se colocando em segundo plano e repassando para as outras pessoas o motivo da tua solidão.
Voce é dona da sua vida, voce tem o poder de realizar e concretizar a vida que voce deseja.
Voce mesma supre as próprias carências. Cada um supre as suas carências. Não é o outro que nos faz feliz.
Voce se sentia bem estar sozinha... ok...por uns tempos, mas depois a vida estava solicitando ação, movimento, encontros experiências.
É isso que precisa fazer. Não espere companhia para fazer isso. Vai voce em busca... ou está com medo de sair sozinha?
De acordo com o teu estado interno, voce recebe os fatos, os acontecimentos no meio ambiente.
Se se sente sozinha, pela lei da atração, voce atrai nada e ninguém para estar contigo. Faça o teu movimento, saia, vai se divertir, vai viver, como um passarinho solto.
As companhias e os amigos, aparecerão na hora certa, não quando voce quer, mas quando estiver vibrando felicidade.
Seja uma mulher que valha a pena, antes para voce mesma, não que dá pena! As outras pessoas percebem a tua felicidade e naturalmente querem estar contigo.
Faça uso da Psicoterapia para te auxiliar.

5817 respostas

17 SET 2021

Olá Katty,

Você tinha prazer em ficar sozinha, porque era uma opção sua. Estamos há 1 ano e meio forçados a viver com nossa própria companhia, aos pocuos estamos retomando nossa vida social. Mas o isolamento deixou marcas, é preciso reconquistar as pessoas, o contato, o emprego.... as redes sociais é uma boa opção para começar a resgatar os laços de amizades.
A solidão é um sentimento que traz tristeza, ansiedade, medo e que podem levar a depressão. Pelo que escreveu, você ja está no seu limite, é imporatnate buscar ajuda de um psicólogo para ajudar essa fase que está passando.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

15 SET 2021

Oi Katty, você traz duas questões: solidão e decepção. Procura refletir sobre os motivos que a levaram se isolar, afinal somos seres sociais. O isolamento social pode ser por não tolerar frustrações, por não ter paciência com opiniões divergentes, por não saber se colocar em grupos, etc. Só você poderá saber o real motivo do seu isolamento. Será sincera com você mesma e busque a sua responsabilidade nisso.
Quanto a decepção, somos seres que projetamos expectativas em tudo que fazemos. Você querer não quer dizer que vai conseguir. Como você se isolou anteriormente, é provável que precise conquistar novamente seus amigos, seus familiares. Em algum momento, seus amigos podem ter se sentido rejeitados por você preferir ficar sozinha que na companhia deles. Né verdade?
Não desista de conquista-los se eles são amigos que valham a pena ter ao lado.
Se você achar que não consegue sozinha, busque ajuda de um profissional, veja com ele como você chegou até esse momento. Ele poderá lhe ajudar a se conhecer melhor e a ver sua responsabilidade nisso tudo.

Boa sorte e qualquer coisa estou por aqui.

Lia Soares Dantas Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

14 SET 2021

Olá Katty.
Você comenta que sua vida está muito monótona e gostaria de sair mais com os amigos que neste momento parecem distante, então se sente rejeitada. O que você acha de fazer algo que te traga mais movimento?
Há cursos gratuitos, clubes da prefeitura, entre outros, mas se sua família pode te auxiliar, as possibilidades aumentam. Frequentar um local em que tenha um fluxo de pessoas que possa se relacionar, talvez possa te ajudar a mudar de perspectivas e sentir-se mais útil e com esperança de dias melhores.
A família na maioria das vezes é um porto seguro, converse com aqueles que você entende que estão compromissados e sem tempo para você, diga o quanto isto é importante para você, ouça o que eles tem a te dizer e tenha um diálogo saudável, por fim foque em soluções.
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 SET 2021

Olá Katty! Grato por escrever. Não se lida com a solidão; ela é fatal. Não podemos, em hipotese alguma, viver na solidão. Precisamos de pessoas. O que nos dá companhias, é persistência, muita persistência, tolerância, flexibilidade, empatia, abertura mental, ocupações socialmente éticas, saudáveis, significativas para a gente: afazeres de casa, estudo, trabalho, escola de teatro, escola de circo, esportes coletivos de contato, grupo de filantropia, participação social.
Como você não está acostumada, nos primeiros anos, precisará ser muiito persistente, se possível com a orientação científica de um psicólogo. Cuidado para não confiar antes de ter dados consistente, ao tentar interagir com pessoas novas. Pesquise a rotina delas, o vocabulário, planos de vida, interesses, entre outros fatores.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais ( tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de empresário da fé, em vez de religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidaes Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.