Não consigo lidar bem com sentimentos alheios, os vejo como fraquezas

Feita por >Roberaguiar · 17 fev 2023 Abordagem psicológica

Eu não consigo ser tão empático assim com os sentimentos onde deixam as pessoas fragilizadas, eu digo que entendo e muitas vezes tento ser compreensivo, mas no fundo não tenho paciência alguma para isso, quando eu vejo uma pessoa muito fragilizada eu só consigo pensar o quanto ela tá sendo fraca e bem no fundo vem uma leve sensação de desprezo, sensação e pensamentos esses que eu não queria ter!!
Sou uma pessoa muito tranquila e querida por todos, porém em qualquer sinal de fraqueza, eu me torno impiedoso e nada empático, não sou bom em conselhos e muitos podem me considerar(nessa situação), muito frio…
Além disso muitas vezes eu sinto que não tenho sentimentos de preocupação que eu deveria ter, como quando por exemplo alguém está em um lugar perigoso ou em uma situação perigosa, não me vejo preocupado com ela ou com ninguém, mesmo querendo estar(ainda que eu demonstre isso que esteja preocupado); assim como também em situações de alegria eu já não sinto fervorosamente e verdadeiramente como antes…
Não tive criação paterna e minha mãe teve que passar por muitas dificuldades para me criar, com isso ela teve que ser bem rigorosa na minha criação… eu a vejo como sinal de força e de ser inabalável; namorei diversas vezes e me envolvi romanticamente incontáveis vezes, com isso passei por muitas decepções
Eu queria tanto ser mais empático, mais delicado, atento aos sinais emocionais dos outros e me preocupar de verdade com as pessoas, mas eu simplesmente não consigo…. E com isso acabo perdendo pessoas importantes na minha vida que eu não gostaria

A melhor resposta 21 FEV 2023

Olá Roberaguiar, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas pessoas acham que, por não sentir (ou ter) determinada emoção, elas nunca poderão experimentar, de fato, aquela emoção. O mesmo vale para alguma habilidade. Muitas vezes temos a tendência a achar que, se não possuímos uma determinada habilidade, deveremos ser taxados como não possuidores dela por toda a vida. Não é assim, e muito pode realmente ser aprendido e interiorizado, com o devido acompanhamento. Expressar adequadamente nossas emoções, incluindo ai senti-las, é uma habilidade que faz parte de um bom desenvolvimento de nossa inteligência emocional, juntamente com a empatia, também citada em seu relato. Quando você expressa que gostaria de experimentar esses sentimentos, sabendo a hora e a forma adequada de expressá-los, você está querendo desenvolver sua inteligência emocional, em suas aplicações diárias, na família, relacionamentos, amigos e consigo próprio. Buscar autoconhecimento é um passo importante para ampliar sua inteligência emocional, e vai facilitar este processo. Tanto para auxiliar em seu autoconhecimento, como para desenvolver sua inteligência emocional, o profissional de Psicologia é o mais indicado. Através de um processo psicoterapia você terá a oportunidade de desenvolver essas duas competências, o que te deixará mais empata nas suas situações cotidianas, melhorando sua comunicação e expressividade em diversas situações. Por isso, se for possível, busque um profissional de Psicologia para te auxiliar em seu desenvolvimento pessoal. Os resultados virão com comprometimento e constância, e poderão ser sentidos em diversas áreas em sua vida ao longo de seu desenvolvimento. Você não precisa mais perder pessoas importantes em sua vida, pois poderá saber como responder às emoções adequadamente, nas diferentes situações de seu cotidiano.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 FEV 2023

Rober Aguiar
A sua percepção não está errada...
Precisa se conhecer para entender o que é a vida e o que é o sistema.
A vida te dá a liberdade, a força, a escolha de tornar-se o que voce quer e a responsabilidade sobre cada escolha.
O sistema te deu o limite,as regras, os conceitos, as crenças, as ameaças...
A quem vai ser fiel? Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício. A maioria das pessoa vive subordinada ao sistema e exige ser considerada assim e isso pode gerar estresse contigo mesmo.
Precisa entender como a tua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios que a vida lhe impôs; é forma como como age e reage, como voce se relaciona, como ama...
Cada um é responsável por si mesmo, cada um pode ser artífice de si mesmo...
O perder pessoas não é o problema, desde que voce saiba o que voce quer na vida, o que voce quer construir, onde voce está baseado, pois, enquanto voce se esforça para compreender e viver a sua vida permanecendo baseado na alienação, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Resgate tua inteligência de vida, promova a certificação de si mesmo de acordo com as coordenadas da sua vida.

Abraços

5817 respostas

18 FEV 2023

Olá. Lendo seu relato percebo sinais de sentimento de inadequação com as próprias atitudes e ações em relação aos sentimentos alheios. Esta observação nos faz refletir sobre a questão do self e falso self. Onde o self é o que eu sou e como sinto as coisas, e o falso self, seria o que eu passo para as pessoas sobre mim, mas que não é exatamente meu eu verdadeiro. Não sei se me fiz compreender. Mas na psicoterapia poderia trabalhar melhor estas questões que estão relacionadas ao Ego. Também é necessário compreender mais profundamente sobre questões paternas e maternas no seu desenvolvimento. Após a resolução destes conflitos poderá estar mais a vontade em revelar o seu verdadeiro Eu.

Silvana Costa Johann Psicólogo em Chapecó

5 respostas

18 FEV 2023

Olá Roberaguiar! Obrigado por escrever. Certamente há muitas outras questões importantes que você precisa poder dividir com um de nós, ponderar, refletir, comentar. Pelo jeito que você escreveu, você já é empático. Acontece que, pelo jeito que lhe foi possível ir construindo a vida, algumas comunicações ficaram racionais, controladas. Muitas vezes a correria do adulto que cria e conduz (no seu caso, a mãe), exige tanta rapidez, objetividade, que as expressões mais humanas, mais demoradas, não encontram espaço para ser expressas.
O detalhamento da forma como você conquista as pessoas que perde, o detalhamento de como você perde as pessoas que conquistou, dará elementos para amadurecimento de reflexão e aprimoramento da forma de lidar com os outros, mas especialmente, dará elementos para que lide consigo mesmo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.