Confusão mental por conta do relacionamento.

Feita por >Kely Cristina Ramos · 3 mar 2023 Abordagem psicológica

Comecei a namorar em Agosto de 2022, o início foi bem complicado, ele era 100% intenso e eu não queria saber de namorar ou coisa séria. Passando algum tempo notei que estava gostando dele, mas mesmo assim o trai, só que ele não sabe. Hoje em dia, temos 7 meses de namoro, conheço a família dele, inclusive a mãe del não gosta muito de mim (rs), mas consigo lidar com isso. O problema é sobre a ex dele, sempre me pego me comparando com ela, visitando as redes dela e sinto que a qualquer momento ele pode voltar para ela. As vezes quando ele não me responde fico desesperada achando que está me traindo ou falando com ela, mas na maioria das vezes nem falo ou demonstro o que eu sinto pra ele, a única coisa que ele sabe é que sou muit insegura. Sofri uma rejeição muito forte na infância, da minha mãe, fui criada somente pelo meu pai com a idéia de que qualquer sentimento era fraqueza, mas eu amo meu namorado e não quero ficar tão dependente assim porque eu sei que tenho meu valor.

A melhor resposta 4 MAR 2023

Olá, Kelly
Como você percebe, pode haver um passado se mostrando bem presente por aí. De fato, ele nos imprime marcas, mas não necessariamente determina toda a nossa vida. Que bom que você vem percebendo que há um risco de uma dependência e uma comparação com a ex, isso te dá informações para elaborar sobre esse assunto num processo de terapia, assim essa questão pode ser analisada com a sensibilidade que precisa, ampliando seu autoconhecimento, o que te dá mais ferramentas pata agir de outra forma.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

5 MAR 2023

Oi Kely Cristina Ramos
Precisa conhecer quem realmente voce é, qual a sua verdadeira identidade e como foi educada, como foi moldada pelo ambiente.
Isso te dará segurança e poder para atuar e ser voce mesma. Todos somos diferentes; voce também, é o que é.
Precisa aprender a ser quem é.
Precisa fortalecer a tua identidade; voce não nasceu para satisfazer os outros; nasceu para se realizar e ser feliz.
Teus pais fizeram o que podiam e como podiam; agora, a tarefa é sua em ser como voce quer. Mas para isso, precisa recuperar a sua inteligência natural, através da psicoterapia; voce a substituiu pela opinião dos outros.

Abraços

5817 respostas

4 MAR 2023

Olá Kely! Obrigado por escrever. Certamente você precisa amadurecer, melhorar a autoestima. Como você já traiu fica muito forte a hipótese, por experiência própria, de que poderá ser traída. Você precisa elaborar autoconfiança.
Será prudente você não conceber namoro como experiência que sempre dá certo. Na verdade é contrário, precisa ser o contrário. A maior parte dos namoros termina, deve terminar. As pessoas tão imaturas, tão sem experiência, não podem ser condenadas a ter que viver (para sempre), com quem ao conhecer, descobriu que faltam qualidades e convicções.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.