Sobre depressão/ansiedade/confusão mental

Feita por >Anonimo · 8 set 2019 Depressão

Minha ex namorada e eu terminamos porque ela estava se sentindo completamente perdida em seus pensamentos. Mas mantivemos poucos contatos e entendi que ela realmente está perdida e confusa (não sabe se quer mesmo o curso que fazemos, não sabe o que quer da vida, está totalmente indecisa em diversas questões). Ela já teve crises de panico e já deu vários indícios de ter algum tipo de ansiedade, mas agora ela está se afastando de todo mundo, nesse tempo que ficamos distantes ela disse que não saiu do lugar mentalmente falando, que parece que nada se organizou na cabeça dela. Ela parou de conversar com todas as amigas dela, basicamente mantem conversas rasas com todo mundo. Em nossa ultima conversa eu pedi para que ela procure um profissional pois acho q isso não é algo normal.
Nessa ultima conversa também, ela disse que nesse momento de mudança e autodescoberta ela quer enfrentar isso sozinha, o que eu concordo.

(obs: sobre o namoro, foi o melhor possível, viagens, adotamos um cachorro, foi uma conexão absurda de ambas as partes)
(ela nesse tempo desde q terminamos entrou em contato varias vezes, uma semana querendo voltar, outra semana não. Mas sempre mantemos muito carinho, grandes chances de voltarmos um dia talvez, nossa cachorra está com ela, ela mantém todos os apelidos fofos e porta retratos)
(ela também se sentia muito pressionada em várias situações que eram simples, coisas do cotidiano, e isso não sobre o relacionamento, coisas da vida mesmo em geral, aparentemente a vida estava deixando ela pressionada)

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso e saber mais sobre o assunto de "confusões mentais, autodescobrimento e etc"

A melhor resposta 15 SET 2019

Boa noite, olha posso te dizer que confusão mental pode está ligada e vir acompanhada de outros problemas de saúde, tontura, ração lenta ou rápida, tremores, cefaleia, pulso rápido ou sensação de desmaio, febre e/ou pós uma lesão ocorrida na cabeça

A sensação de desorientação, as dificuldades de tomar decisões, lembrar de eventos ocorridos, produzem a confusão mental, a dificuldade de conversar com amigos e com você, a pressão que relata que ela sofria podem ter contribuindo para as crises de pânico e ansiedade e o isolamento do mundo.

Sugiro que, procure ler sobre o assunto assim poderá ajudá-la compreendendo o momento delicado em que sua ex-namorada vive, e o auto-descobrimento é a descoberta de si mesmo, descobrir algo que antes não tinha conhecimento, é autodescoberta.

Tente conversar e ofereça apoio, ouvir o que ela quiser falar já ajuda, e sugira procurar ajuda terapêutica, psiquiatra e psicólogo.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

10 SET 2019

Olá Anônimo 128!. Grato por participar. Parece que vocês estudavam, faziam o mesmo curso, na mesma turma. Sendo verdade: haja sabedoria para lidar com convivência tão intensa. A questão sempre importante de se refletir envolve o aspecto de que o centro de cada pessoa está nela mesma, ainda que se tenda a dizer coisas como: "eu não vivo sem ela" "meu filho é tudo na minha vida""ele/ela é a minha vida". São frases que não preservam a qualidade da contribuição espontânea, natural e original da pessoa que ama, para que assim, e somente assim represente alguém que tem contribuição que valha a pena para enriquecer a convivência. De outro lado, as vidas são feitas de etapas e cada vida tem prioridades diversas em cada etapa: em determinado momento é aprender a andar, outro é aprender uma jogada esportiva, outro é viajar sozinho, outro é ler um livro, cursar uma faculdade, viajar com a turma. Quais são suas metas pessoais? Quais são as metas pessoais dela? Um abraço: Ary Donizete Machado.