Como lidar com o fato de eu estar sempre sozinho?

Feita por >Pedro · 28 jun 2017 Habilidades sociais

Eu estou passando por uma dificuldade muito grande: Não consigo fazer amigos. Eu sou gay assumido para poucos mas não sou afeminado e as vezes nego a minha orientação pra não causar constrangimento pra ninguém. Só que eu tento fazer amigos mas não consigo. Ninguém sai comigo. Eu só queria um amigo pra sair, conversar. As vezes vou ao cinema sozinho e vejo todo mundo com seus amigos e namorados e lá, sozinho. Eu moro com meus pais mas nossa amizade não é boa. Eu choro todo noite, é como se a solidão fosse a minha melhor amiga e isso dói muito. Já pensei várias vezes no suicídio porque eu não sei porque isso acontece. Podem me ajudar?

A melhor resposta 29 JUN 2017

Olá Pedro
Olha não é pelo fato de ser gay que você não tem amigos.
Procure fazer uma psicoterapia para trabalhar sua auto estima e desenvolver suas habilidades de comunicação.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

30 JUN 2017

Olá Pedro!
É essencial que procure ajuda de um psicólogo o quanto antes.
O fato de ser gay não altera em nada a possibilidade de fazer amigos, o que sinto de seu pequeno relato é que se descobrir gay e possivelmente ter tido reprovação de algum membro importante da família trouxeram prejuízos para autoestima. Através do processo de autconhecimento e fortalecimento emocional é possível sentir-se segura para iniciar sua vida social.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 JUN 2017

Pedro, primeiro é importante você trabalhar a sua autoestima, a insegurança, amar a si próprio, se autoconhecer, aceitar-se. A partir disso você pode desenvolver as suas habilidades sociais, estabelecer vínculos sociais, outras atividades. O isolamento, o fechar-se em si mesmo não é uma resposta saudável para essa dor e sofrimento que só você sabe o quanto está sendo para você.. Busque ajuda de um psicólogo o quanto antes para você iniciar o seu processo de desenvolvimento, compreensão das suas demandas, minimização do seu sofrimento e elaboração de outras respostas mais satisfatórias.
Um abraço.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

29 JUN 2017

Boa noite Pedro, percebo quanto é para você angustiante esta situação de não conseguir fazer amizade e não ter um bom relacionamento com os pais e nem apoio.

quando você trás que já pensou em suicídio, entendo que não é morrer que você quer e sim, um modo de acabar com este sofrimento, e você acredita que com a morte, essa angústia existencial da solidão vai desaparecer e dessa forma as pessoas vão pelo menos olhar para você, te enxergar.

Ou seja, você está gritando por socorro, por atenção, por companheirismo e as pessoas não percebem ou você não está sabendo passar a informação da forma correta que quer contato e uma relação de amizade. Agora pensando mais além, você não consegue enxergar outra forma, outro caminho de resolver esta situação sem ser tirando a sua vida? Sim, tudo na vida é fase e esta fase não vai durar a vida toda. Você já deu o ponta pé inicial no sua autoajuda procurando profissionais psicólogos neste site, agora vá enfrente.

Como sei que esta situação termina por causar um certo adoecimento psicológico e sofrimento oriento-o a procurar ajuda com um psicólogo de sua cidade. Se o problema for situação financeira, você pode pedir um encaminhamento para um psicólogo na rede do SUS num posto de saúde, pode ir faculdades que tem o curso de psicologia pois todas tem clínicas e atende a um preço mais acessível.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 JUN 2017

Boa noite Pedro.
É importante procurar acompanhamento psicológico o quanto antes. A partir disso você poderá desenvolver seu autoconhecimento, identificar suas dificuldades e ressignificar algumas questões,e a partir disso desenvolver suas potencialidades.
Imagino como deve ser difícil pra você, mas não deixe de procurar ajuda..não precisamos dar conta de tudo sozinhos.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville