Odeio pessoas. Como lidar com isso?

Feita por >luana002hb · 10 jul 2023 Abordagem psicológica

(Dando um contexto) Desde criança sou gorda, aliás, quase todos na minha família são. "Gorda" é uma palavra que já me fez sofrer muito na infância (até hoje, não posso negar), pois era sempe direcionada a mim na intenção de me invalidar. As pessoas criam defeitos nas outras só pra se sentirem melhores. É tão falado de "Deus", de "amor", de "respeito', mas só é praticado com quem convém. Enfim, depois de tantos maus-tratos e do desamparo, me tornei uma adulta de 21 anos, completamente sozinha. Eu até costumava ter "amigas", mas não tenho mais. Estou desempregada, por isso fico o dia todo em casa jogando, é assim há anos. O maior alívio que eu sinto é quando começo a comer, amo doces e coisas do tipo. Peso uns 100kg, o que é muito pro meu biotipo. Infelizmente, acredito que essa seja a razão do meu sofrimento. As pessoas sempre me olham, me apontam e riem de mim toda vez que saio de casa. Não é só impressão minha, já ouvi coisas a meu respeito, todas relacionadas a minha aparência. Aquilo que ouço provavelmente também está na cabeça dos rapazes toda vez que me olham. Homens odeiam mulheres gordas. Sei disso desde pequena, pois era desprezada por meninos na escola. O que posso concluir com essa vivência é o quão superficiais e maldosos vocês seres humanos são. Aquelas crianças que me julgavam na minha infância está presente em cada um de vocês. Quando são adultos, todo o ódio é velado, mas repassado aos filhos. Eu odeio seres humanos. Desenvolvi um desprezo gigantesco. Sinto uma sensação esquisita quando saio de casa, xingo todo mundo na minha cabeça. Faço cursos e levo uma faca de carne (de cozinha mesmo) escondida na bolsa. Estou sempre alerta ao caso de alguém me incomodar, pois as pessoas não gostam de mim. Eu odeio humanos e em especial as crianças. Assisto gore e tenho alguns vídeos infantis proibidos no meu celular. Se eu tivesse contato com crianças, eu faria coisas. É estranho, mas sei sou capaz de fazer algo assim. Minha mente me pede vingança pelo meu eu criança e adolescente.

A melhor resposta 12 JUL 2023

Olá, luana002hb!

Muita corajosa sua atitude de relatar um pouco da sua história de vida e o que você vem sentindo e pensando, luana002hb, trazer sua questão é sinal de coragem e mais, discernimento pelo que você vem passando. É a partir desse discernimento, dessa lucidez sobre os nexos das circunstâncias que te oprimem que vamos desmontando as armadilhas.

Você está com apenas 21 anos e ainda assim com uma maturidade em localizar os desencadeadores do seu ódio, da sua raiva, aversão: nossa sociedade possui uma cultural muito excludente, preconceituosa, marginalizadora, que carrega nas características singulares de uma pessoa, seja biotipo, seja peso, seja cor de pele, sotaque, enfim, toda uma inumerável gama de características que compõem uma pessoa à discriminação entre o belo e o feio, o bom e o mau.

Considerando o nosso atual contexto cultural de discriminações e isolamentos, lua002hb, e possivelmente, como você nos traz em seu relato, por conviver em um ambiente tóxico, desde a infância, na escola, com bullying e agressões, a partir dessas dolorosas vivências ainda sim o seu senso crítico se desenvolveu e amadureceu de tal forma que hoje, apenas com 21 anos, você pode analisar e identificar os nexos causais de todo o sofrimento gordofóbico pelo qual atravessaram sua vida, e que em parte constituem sua subjetividade e percepção de mundo, o que não espanta sua aversão social, aversão a crianças, e atração por conteúdo gore.

Te parabenizo pela sua coragem, luana002hb, coragem de explicitar sua história, sua dor, suas feridas, e também te parabenizo por sua maturidade intelectual e assertividade em apontar na nossa cultural, ou seja, que em variado grau está em cada um de nós e pelo qual temos incontornável responsabilidade em perpetuar, seja pela replicação dessa paradigma estúpido de preconceito e inferiorizarão, seja pelo silêncio covarde de nos calarmos frente as "pequenas violências cotidianas", que muitos amenizam de forma covarde, porém, como seu relato nos mostra claramente, tão terrível mal causa a tantas pessoas, geração após geração.

Se atualmente você não possuí condições financeiras de arcar com um acompanhamento psicoterapêutico, luana002hb, acompanhamento esse indicado para que você possa receber o acolhimento e escuta necessárias para que possa elaborar e ressignificar suas dores, transformar o sofrimento em uma autêntica abertura para que você possa gradualmente vivenciar todo o seu potencial como ser humano, se atualmente não é viável para ti, te indico que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) da região onde você reside, pois o SUS dispõe de acompanhamento e atenção para saúde mental; como também você pode procurar na sua cidade as universidade, sejam públicas ou privadas, que dispõe de faculdade em Psicologia, pois tais faculdades oferecem de forma gratuita a sociedade o atendimento clínico no Departamento de Psicologia Aplicada (DPAs), ou Serviço de Psicologia Aplicada (SPAs), os nomes variam, porém há essa oferta em tais faculdades ao público em geral para atendimento psicoterapêutico gratuito.

Fico à disposição para qualquer coisa,
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

12 JUL 2023

Oi Luana
Voce é gorda e não gosta das pessoas porque não se conhece... não sabe quem é, nao sabe qual a sua identidade, não sabe do teu objetivo de vida, não sabe como a tua mente funciona...
Desconhecendo tudo isso, se despresa, a ansiedade bate e para se aliviar, come adoidada, com isso, o corpo fica desproporcional, voce se olha no espelho e não gosta do que vê e para se aliviar, foge na comida, doces...
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e se compreender.
Caso não faça, as coisas vão piorar cada dia mais.
Hoje voce vive para comer... não foi pra isso que voce nasceu.
Nasceu para realizar e ser feliz, mas por não ter objetivos claros, foge na comida.
Coma para viver e realizar os teus objetivos. Se não sabe, descubra.
Simples assim
Abraços

5820 respostas

12 JUL 2023

Olá, luana002hb!

Muita corajosa sua atitude de relatar um pouco da sua história de vida e o que você vem sentindo e pensando, luana002hb, trazer sua questão é sinal de coragem e mais, discernimento, compreensão pelo que você vem passando. É a partir de desse discernimento, dessa lucidez sobre os nexos das circunstâncias que te oprimem que vamos desmontando as armadilhas.

Você tem apenas 21 anos e ainda assim possui uma maturidade em localizar os desencadeadores do seu ódio, da sua raiva, aversão: nossa sociedade possui uma cultural muito excludente, preconceituosa, marginalizadora, que carrega nas características singulares de uma pessoa, seja biotipo, seja peso, seja cor de pele, sotaque, enfim, toda uma inumerável gama de características que compõem uma pessoa à discriminação entre o belo e o feio, o bom e o mau. Nossa sociedade avançou consideravelmente ao longo dos séculos no campo tecno-científico, luana002hb, mas fato é que moralmente, eticamente, no entre entre nós pessoas e na diversidade que compõe a condição humana ainda somos muito atrasados, pequenos, medíocres, lamentáveis.

Considerando o nosso atual contexto cultural de discriminações e isolamentos, lua002hb, e possivelmente, como você nos traz em seu relato, por conviver em um ambiente tóxico, desde a infância, na escola, com bullying e agressões, a partir dessas dolorosas vivências ainda sim o seu senso crítico se desenvolveu e amadureceu de tal forma que hoje, apenas com 21 anos, você pode analisar e identificar os nexos causais de todo o sofrimento gordofóbico pelo qual atravessaram sua vida, e que em parte constituindo sua subjetividade e percepção de mundo, o que não espanta sua aversão social, aversão a crianças e atração por conteúdo gore.

Te parabenizo pela sua coragem, luana002hb, coragem de explicitar sua história, sua dor, suas feridas, e também te parabenizo por sua maturidade intelectual e assertividade em apontar na nossa cultural, ou seja, que em variado grau está em cada um de nós e pelo qual temos incontornável responsabilidade em perpetuar, seja pela replicação desse paradigma estúpido de preconceito e inferiorizarão, seja pelo silêncio covarde de nos calarmos frente as "pequenas violências cotidianas", que muitos amenizam de forma covarde, porém, como seu relato nos mostra claramente, tão terrível mal causa a tantas pessoas, geração após geração.

Se atualmente você não possuí condições financeiras de arcar com um acompanhamento psicoterapêutico, luana002hb, acompanhamento esse indicado para que você possa receber o acolhimento e escuta necessárias para que possa elaborar e ressignificar suas dores, transformar o sofrimento em uma autêntica abertura para que você possa gradualmente vivenciar todo o seu potencial como ser humano, se atualmente não é viável para ti, te indico que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) da região onde você reside, pois o SUS dispõe de acompanhamento e atenção para saúde mental; como também você pode procurar na sua cidade as universidade, sejam públicas ou privadas, que dispõe de faculdade em Psicologia, pois tais faculdades oferecem de forma gratuita à sociedade o atendimento clínico no Departamento de Psicologia Aplicada (DPAs), ou Serviço de Psicologia Aplicada (SPAs), os nomes variam, porém há essa oferta em tais faculdades ao público em geral para atendimento psicoterapêutico gratuito.

Fico à disposição para qualquer coisa,
Um cordial,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

12 JUL 2023

Olá Luana002hb! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Você também é humana, está estendendo a todos os humanos a ideia de que odeiam. Você descreve odiar. Assim sendo, por entendimento, a partir de seu mundo interno, dá legitimidade ao odiar que você tenta adivinhar nos outros. Dê chance aos outros, dê chance a você, dê chance a nós. Vingança de quem? Vingança por qual razão? Pelo interpretação que você está fazendo de todas as pessoas, de forma generalizada.
Calma! Você está enganada. Todos sofremos, todos temos fragilidades: os gordos, os magros, os altos, os baixos, os pretos, os brancos, os amarelos, os saudáveis, os doentes, os ricos, os pobres.
A mente e a natureza humana é muito complexa, rica, única.
Permita a si mesma, a um de nós, psicólogos, o contato com sua riqueza interior, com tuas possibilidades, potencialidades, sonhos metas. Certamente você se surpreenderá positivamente.
Abraços!

8651 respostas

11 JUL 2023

Olá Luana.
O ser humano, pode olhar para tudo e só ver coisas ruins, mas ele também pode olhar para a mesma situação e perceber que pode superar as dificuldades. É fato que tem pessoas que falam ou fazer coisas ruins às outras, mas é fato também que a maioria dos seres humanos também tem algo bom e agradável. Dê sorriso e provavelmente ganhará sorriso, de broncas e reclame de tudo e ouvirá pessoas devolvendo as broncas ou reclamando. Aprenda a se amar para se permitir ser amada, se ficar com toda esta amargura, fica difícil das pessoas se aproximarem de você. Conheço muitas pessoas gordas que são muito queridas e amadas, e conheço muitas pessoas lindas e magras que não são bem vindas. A aparência ajuda, mas o humor também é considerado nas relações.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo