Por que é tão difícil encontrar pessoas do passado?

Feita por >gi · 14 jan 2023 Abordagem psicológica

Na época da escola, me sentia muito solitária, minha autoestima era baixíssima, fazia de tudo para agradar tudo e todos; tinha amizades que eram bem ruins, me deixavam pra baixo, faziam comentários maldosos, contribuiam para que eu me sentisse pior. Também enxergo que, eu permitia que isso fosse feito a mim, até porque não tinha defesas, aceitava tudo o que os outros jogavam em mim, mesmo sendo algo que eu odiasse lidar. Percebia que sentia uma inferioridade muito grande diante de outras pessoas da minha sala/escola. Enfim, isso passou, os anos da escola agora se daquela época e percebi que não consigo me encontrar, por diversos motivos, não me sinto bem vendo uma pessoa que tem uma visão antiga de mim, mesmo sabendo que não preciso provar nada, ainda assim, vejo que a forma no qual sou tratada não mudou. As pessoas em geral, do passado, parecem ainda enxergar uma versão antiga de mim. Não sei lidar com isso, pois não me sinto bem e acabo me afastando. Acredito ser o melhor para mim. Ao mesmo tempo, sinto que posso estar sendo injusta por não justificar esse afastamento; mesmo sabendo do mal que me foi causado e pelo jeito que fui tratada.

A melhor resposta 15 JAN 2023

Olá Gi! Obrigado por escrever. Provavelmente, na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, você sentindo-se inadequada, ao mesmo tempo carente de fazer parte da turma, acabou por interagir e agir de forma que não considera boas hoje. Foi outro tempo para você, certamente foi outro tempo para seus colegas. Você, eles, eu, todos nós, em algum momento da vida, por insegurança, vontade de estar com grupo, necessidade de expressar, fizemos papel que reprovavamos, papel que reprovamos. Naquela situação, com solidão, sentimento de inferioridade, é frequente, o adolescente viver coisas que perturbam os bons costumes, que são reprovadas pelos adultos e principalmente, pela pessoa que você está construindo. As pessoas não permanecem, elas vão se somando, se construindo. Todos nós, estamos em constante construção e enriquecimento. Melhore-se, se possível, com a ajuda de um psicólogo, se não , com estudos consistentes, com trabalho consistente, com turma de colegas e conhecidos éticos, saudáveis, integrados com os melhores valores da cultura. Faça esporte coletivo de contato, mantenha turma de pessoas boas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8607 respostas

15 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém