Por que as pessoas me acham tão diferente?

Feita por >Bruno · 4 mar 2022 Habilidades sociais

Oi pessoal, tudo bem? Me chamo Bruno, 19 anos. Então, desde o começo de minha adolescência, eu sofri muito Bullyng na escola. Nunca chegou a acontecer uma agressão física, mas sim verbalmente e mental. Lembro que os alunos criticavam muito minha aparência, meu jeito calado e teve uma vez que chegaram até me chamar de autista, e tinha alguns professores que até ria da situação. Enfim, o tempo passou mudei de estado e de escola, terminei os estudos e segui a vida e hoje trabalho como vendedor. Mas mesmo depois deste período sombrio, eu ainda lido quase que diariamente com muito preconceito. Por exemplo, muitas vezes que saio de casa com meu pai ou sozinho, noto que a maioria das pessoas está me observando, não é algo de minha cabeça pois isso ocorre desde a adolescência, e noto que muitas pessoas que ficam me encarando, elas ficam fazendo deboche e rindo. Muitas vezes também aconteceu de eu estar andando na rua e pessoas me xingarem, falar mal de mim ou debochar. E tipo... Sem nenhum motivo, pois eu sempre fui muito introvertido, sempre fui muito quieto e na minha e essas pessoas vem do nada e começam a me xingar. E por ter passado por tanta situação desagradável, eu fui desenvolvendo meio que um "ódio" das pessoas em geral, eu detesto quando estou andando de bicicleta por exemplo e vejo que lá na frente vem vindo uma pessoa ou até um grupo de pessoas, eu desvio o caminho na hora. Quando posso me isolo completamente, pois assim me sinto protegido. Pessoal sinceramente, hoje eu me sinto a pessoa mais diferente do mundo. E o que mais me deixa triste, é que meu pai já presenciou muito dessas coisas e percebo que ele... Bem ele, fala pra mim que não aconteceu nada que está tudo normal para eu não me abalar com essas coisas, mas eu percebo eu sei o que está acontecendo e ver ele tentando colocar em minha cabeça que sou uma pessoa "normal" como as outras... Sinceramente é o que mais me abala.

A melhor resposta 9 MAR 2022

Olá Bruno
Que ótimo que as pessoas te veem como diferente! Isto te dá a liberdade de ser o que voce mesmo quer ser. Pois, seja isso que voce quer. Todos somos diferentes, em tudo, em pensamento, em sentimento, em emoções, em vitalidade...
Voce veio aqui para se realizar e isso só depende de voce. Não queira ser como as outras, seja quem voce é.
Não por acaso que estás aqui, voce se desafiou e quiz vir através desses pais, dessa família e enfrentar estes desafios para provar para voce mesmo que seria capaz de superar. Portanto, todas as pessoas que encontra são espelhos e a forma como as vê, é a forma como voce se vê. Comece anulando o julgamento, não se julgue e não julgue os outros. Só fazendo isso, tem muitos exercícios para fazer. Concretamente, hoje trabalha como vendedor... quantas vendas deixa de fazer por causa do teu julgamento? Ou por se achar diferente ou por julgar que as pessoas pensam isso ou aquilo... voce se tranca e se esconde...
Desafie-se, faça-se surdo e mudo e cego para os outros... voce é um ser que nasceu para se exercitar, tem exatamente o corpo que precisa para realizar o que precisa realizar. Apenas perceba e aceita o que vier a sua frente. Não se julgue... não julgue outros.
Corrija o julgamento e se precisar de ajuda solicite.
Abraços

5817 respostas

6 MAR 2022

Bruno, o que seria ser normal p vc? Pq vc se vê dessa forma? Sofrer bullying é difícil, mas vc precisa superar isso é viver sua vida. Se vc está tendo dificuldade de se relacionar vc deve procurar atendimento psicológico.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 MAR 2022

Oi Bruno! Que bom que você escreveu! Você tem razões, teu pai tem razões, as outras pessoas tem razões. Uma pessoa que evita o contato, evita porque preconcebe que não será bom. Não tendo o contato, não verifica se foi bom ou ruim, mas como vivencia o registro de que não será bom, confirma, sem ter vivido a experiência real. As pessoas te acham diferente porque você evita as trocas, você se isola. Assim não dá chance para as pessoas te conhecerem até o ponto de acostumare-se mutualmente. As pessoas observam as pessoas por diversas razões e causas: curiosidade, interesse, comparação, estranheza, necessidade social, etc.
Na sua cabeça está que observam somente porque você é percebido como inadequado.
É preciso, é crucial o treino de convivência social.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8609 respostas

5 MAR 2022

Olá, Bruno
Levar isso a um contexto de uma terapia pode ser muito rico, assim podemos avaliar as consequências desse bullying, pensando em formas de atualizar esse momento e perceber que as situações não são mais as mesmas. Além disso, se você se sentir inseguro com o profissional, ele pode te dar a versão dele dos fatos, assim você não vai sentir que ele replica esse comportamento contigo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

5 MAR 2022

Boa noite Bruno
O bullyng sempre fica marcas, sofrimento em que é atacado . Tu acredita que as pessoas ficam te olhando e rindo, mas te dê a oportunidade da dúvida.
Procure uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre