Me sinto deslocada do mundo e diferente das outras pessoas, me ajudem?

Feita por >Anonimo36987 · 26 abr 2023 Abordagem psicológica

olá, tenho 18 anos de idade e me sinto deslocada. Desde a primeira vez que frequentei a escola eu sempre fui tímida, não falava nada com ninguém... quando eu tinha 5 anos, no pré escolar eu fiz uma amiga, porém ela foi uma péssima pessoa pra mim. Ela me ensinava palavrões, e falava coisas sobre sexo que dizia que aprendia vendo revistas dos pais dela, ela também me ensinou a beijar na prática. Simplismente um monte de coisas horríveis que nao gosto de lembrar e nem recordar, tambem nao conto pra ninguém. Depois ela mudou de escola e eu fiquei muito mais tímida para falar com as outras crianças. Essa timidez cresceu comigo e muitas das vezes fui chamada de ingênua por outras crianças! Quando eu fiz 10 anos minha mãe se mudou e eu fiquei sozinha com meu pai e minha irmã, isso me deixou muito triste, chorava todo dia com saudades dela e acabei criando uma carência muito grande pela minha mãe. Ainda com 10 anos eu comecei à assistir porno, me sentia confortável e relaxada, assistia toda semana por encontrei conforto e foi como uma válvula de escape. Com 11 anos eu me masturbei pela primeira vez(aprendi no porno), porém só com 13 que descobri que o que eu fiz era masturbação. Eu tinha vergonha de falar com minhas amigas que sabia o que era sexo, que eu assistia porno e que ja tinha me masturbado várias vezes, me fazia de ingênua com todo mundo. Eu assistia todo tipo de porno e isso acabou com a minha mente, fiquei viciada por quase 8 anos. Com 15 anos eu queria ter um namorado, mas nunca conseguia falar com os meninos. Desde os 15 até os 18 eu fui receitada por vários dos meninos que gostei. Eu me sinto estranha em falar sobre sexo porque ja vi de tudo, e acabei criando uma imagem errada do sexo e dos corpos pois nao se parecem com o meu corpo.
Tenho só uma amiga e não consigo conversar com outras pessoas direito, não falo em grupos e rodinhas, geralmente só fico ouvindo e observando.. não consigo falar com os meus familiares como me sinto e porque eles não entendem. Tenho dificuldades de criar relacionamentos com as pessoas, sinto vergonha de mim mesma, e eu não me sinto parte desse todo, desse mundo, dessa humanidade. Me sinto estrangeira perto das pessoas, só converso com familiares e 1 amiga (que já não está tão próxima porque está namorando) e falo sozinha a maior parte do tempo. Queria conhecer mais pessoas mas me sinto presa ao passado, pois isso me limita.
Já tentei suicídio, mas não tive coragem. Tudo o que queria era resetar a minha vida e começar tudo de novo!

A melhor resposta 1 MAI 2023

Olá!
É muito corajoso da sua parte compartilhar essa história. É possível perceber que você passou por diversas situações difíceis na sua infância e adolescência que podem ter afetado a sua capacidade de se relacionar e se sentir parte da sociedade.
A sua experiência na escola com a sua amiga pode ter sido traumática e impactado a sua visão sobre sexo e relacionamentos. Além disso, a falta da presença de sua mãe pode ter deixado você se sentindo ansiosa e com uma carência afetiva que você tentou preencher de outras formas, como através do consumo de pornografia e masturbação.
É importante lembrar que essas situações podem ter reflexos negativos na nossa vida emocional e mental, e é compreensível que você esteja tendo dificuldades para lidar com esses sentimentos. Por isso, eu recomendo que você procure ajuda profissional de um psicólogo que poderá ajudá-la a entender essas questões mais profundamente e desenvolver estratégias para lidar com elas.
Lembre-se que é normal ter dificuldades em se relacionar com as pessoas e que existem formas de superar esses desafios. Um profissional capacitado pode ajudá-la a explorar essas questões e desenvolver a autoconfiança necessária para se sentir parte da sociedade. Não hesite em buscar ajuda e trabalhar em prol do seu bem-estar emocional e mental.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 MAI 2023

Oi, você viveu bastante aí em um mundo digamos que à parte, né, e agora sente bastante a necessidade de fazer parte de grupos, de se sentir aceita, desejada, amada. Você parece do tipo que guarda bastante coisa, por medo mesmo de expressar, por achar que será humilhada, é a sua forma de funcionar, mas está na dor, existem recursos incríveis aí que precisam ser notados. Você não precisa e nem deve ser igual aos demais, mas precisa se conhecer, se amar, se respeitar, até para colocar limites e viver de fato. Entre em contato comigo que eu te ajudo a entender essas dinâmicas vividas e como se libertar, vivendo uma vida que faça sentido.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 ABR 2023

Olá Anônimo36987! Obrigado por escrever. Seu relato mostra que você, por alguns fatores, foi exposta a conteúdos inadequados para a idade, ao mesmo tempo, dada a timidez, se fixou em algumas coisas, como compensadoras de outras faltas. Certamente você precisa conversar cientificamente com um psicólogo, para que possa reorganizar tua identidade, personalidade, atividades e atualidade.
Interagir será preciso. É preciso aprender com estratégia e cautela.
Estaremos dispostos a te ajudar.
Abraços!

8617 respostas

27 ABR 2023

Oi Garota!
Bem vinda ao planeta Terra.
Este é o meio, o ambiente em que estás.
Voce está aqui, mas não é daqui; veio através dos teus pais e veio para se realizar, nasceu para executar o teu objetivo de estar aqui.
Tua mãe cumpriu com a missão dela, te trouxe ao mundo e foi cuidar dela.
Voce, desde o primeiro dia da tua gestação, começou a enfrentar os desafios do meio, tanto na convivência familiar, na escola, com os amigos, colegas, sociedade, crenças... cada meio te influenciava de um modo, cada um quiz que voce fosse de um modo.
Mas isso não é voce... Quem realmente é você? Qual a tua verdadeira identidade? precisa descobrir...
Precisa acessar a tua bussola interna, está te orientará em como ser. como escolher, como se relacionar, como amar.
Tudo o que fez, até esse momento, nada foi errado, apenas que nada disso retrata o que voce realmente é.
Por isso, precisa fazer Terapia para se descobrir e voce mesma comandar a sua vida; escolher e decidir de acordo com a tua inteligência de vida; voce foi forçada a abandonar em substituição ao que os outros permitiram que voce fizesse.
Porém, não se sente realizada, sente vazio, uma vida sem sentido...
Tudo começa a mudar quando iniciar caminhar no teu caminho... hoje está no caminho que outros escolheram para voce; voce sente que não é este o teu caminho.
Abraços e fico à disposição.

5817 respostas

27 ABR 2023

Olá
Que história forte, querida... acredito que é possível sim criar uma vida mais saudável sem "reseta-la". Entendo que sua história passada não pode ser mudada, mas podemos dar novos significados a algumas das coisas que você viveu, encontrando novos caminhos possíveis para viver feliz apesar de tudo isso.
Vivemos a máxima existencialista: "O que você faz com o que fazem de ti?".
Por isso, a maior parte das pessoas que deseja o suicídio não quer morrer definitivamente, mas deseja uma nova vida.
Te aconselho muito fortemente a buscar algum profissional aqui do site que você se identifique e possa te ajudar a compreender melhor sua história, resgatando as possibilidades de como ela vai ser escrita a partir daqui, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha