Por que sou tão fracassado?

Feita por >Adenor · 14 mar 2022 Autoestima

A minha comunicação social e verbal sempre foi uma bosta. Hoje com 21 percebo meu fracasso durante esses anos. Sair com os amigos e me divertir, abrir conversas com terceiros, mulher e grupos nunca aconteceu. Uma timidez que bloqueava e bloqueia qualquer fala e ideia que passa em minha mente. Sinto que tenho um déficit ou uma falha no meu cérebro q não me permite socializar com naturalidade e facilidade.Sempre fico sobrando numa roda pq não sei oq falar. Hoje depois de mais um 'fora social', senti q cheguei no fundo do poço, um verdadeiro merda.

A melhor resposta 15 MAR 2022

Olá, Adenor. Sua descrição sugere a necessidade de uma Avaliação Psicológica precisa e detalhada. O sintoma da inibição tem seus desdobramentos perigosos. Se a falta de habilidades sociais lhe é uma questão, o mais indicado é THS orientado pelo psicólogo. A exposição gradual costuma ser bastante eficaz nesses casos. Você vai percebendo a mudança no sentimento de "fracasso" durante e depois da exposição segura. Lembre que essas habilidades sociais são passíveis de treinamento e, portanto, você não está fadado a este "fracasso". O recomendado é iniciar uma boa psicoterapia para encontrar o sentido da sua inibição e alterar a função que ela está exercendo em suas relações. Força e coragem! Você vai ter diálogos saudáveis, amigos e companheira também, tudo isso ao se conhecer melhor.

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

21 ABR 2022

Olá Adenor,
Primeiro, voce precisa se conhecer; precisa saber como voce funciona, como a sua mente funciona, qual a sua forma de amar, de interagir, de se socializar. As pessoas são diferentes, cada uma funciona dentro das suas especificações, de acordo com o manual de funcionamento de cada um. Isso voce consegue fazendo análise corporal, presisa fazer Psicoterapia.
Segundo, voce precisa parar de se julgar porque voce pode estar sendo influenciado a ser de acordo com um padrão social que não é seu... é como se estivesse querendo funcionar de uma forma diferente do que voce realmente é. Isso te traz frustração, mal-estar, angústia, baixa autoestima.
Ficou claro?
Abraços

5828 respostas

31 MAR 2022

Olá Adenor,
Contato social pode ser realmente um desafio para quem é mais tímido, mas é algo que pode ser treinado. Em terapia podemos analisar o que te trava nessas situações e pensar em soluções para te ajudar a ser mais sociável. Entendo que em algumas situações a sensação que fica de estar de fora machuca mesmo, mas isso não te faz uma pessoa pior.
Fico a disposição, abraços

Psicóloga Gabriela Assis Brasil Psicólogo em Porto Alegre

10 respostas

18 MAR 2022

Olá, Adenor! Grata por ter compartilhado sua vivência.

Pelo seu breve relato, imagino que viver tendo características que você não gosta e considera que são prejudiciais, seja muito difícil e lhe traga significativo sofrimento. Mas é importante compreender que, às vezes, o nosso organismo desenvolve determinadas formas de estar no mundo como uma maneira de nos proteger de algo que não temos condições de lidar/enfrentar no momento, algo que deveria ser momentâneo e acaba se cristalizando com o tempo.
Com isso não quero dizer que você deva se conformar com essa forma de ser e não almejar mudança, mas sim que deve buscar ajuda profissional para que sua timidez e todas as suas características sejam acolhidas, de forma que você consiga dar significado para a sua experiência, entendendo melhor o que lhe acontece e o que sustenta esse comportamento, para que a partir daí possíveis mudanças sejam geradas.

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

10 respostas

15 MAR 2022

Boa tarde, Adenor,
A socialização é uma habilidade aprendida ao longo da vida. E dificuldades com ela podem indicar desde timidez, traumas ou retraimento. É muito comum que a falta de hábito nos faça enxergar a socialização como um bloqueio.
Há várias formas de treinar e desenvolver est lado. Independente de limites e introspecção. Experimente ensaiar conversas, primeiro com pessoas conhecidas, treine, puxe assunto. Arrisque para perder o medo.
Então vá aumentando a dificuldade. Pode começar cumprimentando desconhecidos pelo caminho, no elevador, ou nos lugares onde comumente passa, como padarias ou até mesmo no local de trabalho. A idéia é perder o medo de arriscar. São pessoas que já não te conhecem, então não vão estranhar uma possível falta de traquejo.
Tudo isto servirá para perder o medo de arriscar. Vai perceber que não é tão desafiador quanto parece.
E eu falo por experiência. Sou muito tímido e desde a faculdade me cobro por me abrir e socializar. São exercícios que me ajudaram e ajudam bastante. Ensino aos meus clientes, que têm bons resultados.
Se quiser conversar mais sobre o assunto, fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

15 MAR 2022

Adenor, boa tarde!

É preciso uma análise mais profunda para ser possível identificar o que você chama de bloqueio na fala e até para se ter algum diagnóstico. Alguns bloqueios são originados de traumas, sendo necessário uma investigação sobre sua infância e demais vivências. Não permita que isso impossibilite sua vida, você já sente que isso incomoda, já é o início para uma mudança. Procure um profissional, ele irá te ajudar a identificar as causas do seu problema.

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

15 MAR 2022

É importante salientar que habilidades sociais são passíveis de serem treinadas e melhoradas, é comum que pessoas tímidas tenham dificuldade ao se comunicar por conta do bloqueio que possuem diante do julgamento de outras pessoas, isso associado ao déficit de estímulo social durante a vida, fazem com que se tenha essa grande dificuldade, portanto tenha em mente que você não é um fracassado, só precisa treinar mais as suas habilidades sociais.

Viviane Lavarias Psicóloga Psicólogo em Apucarana

3 respostas

15 MAR 2022

Bom importante lembrar que você NÃO É UM FRACASSADO... Realmente é difícil não sentir-se bem consigo mesmo, mas nosso pensamento é nosso maior aliado, então quero dizer que você pode ter o poder dele, é um exercício diário, e sim as vezes a gente não consegue, mas nem por isso merecemos um rótulo.

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

15 MAR 2022

Oi, Adenor! As coisas sempre dependem de como conduzimos. Somente podemos conduzir as coisas do presente para o futuro. A condução envolve análise do passado, situação no presente, planejamento para o futuro, com realismo e organização estratégica, sistemática, disciplinada de ações. É muito frequente pessoas de vinte e um anos de idade, fazerem avaliações assemelhadas de si mesmas. Também é muito variada a história futura. Você foi uma pessoa mais introvertida, que cuidou de proteger a si mesma, não se arriscando tanto. Certamente observou a vida em volta, com muitos detalhes, ouviu mais do que os falantes. É hora de contar com a ajuda científica de um psicólogo para teorizar e praticar trocas sociais com outras leituras, sentimentos e atitudes socializadoras e práticas. .
Conte conosco!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, Comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

8664 respostas

15 MAR 2022

Ei!
Uma coisa que não demoramos a perceber no início de um processo de terapia é que os bloqueios têm um motivo para estarem ali e terem se formado. Eles nos protegem daquilo que não damos conta, nos permitem só lidar com aquilo que conseguimos, por isso precisam ser respeitados e compreendidos, para que, depois de perceber se ele se faz necessário ou não, possa se desfazer ou se transformar.
É justamente um psicólogo quem pode te ajudar nessa tarefa. Busque alguém que te seja sensível e consiga enxergar isso.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

15 MAR 2022

Olá Adenor, bom dia.
Primeiramente, é preciso ver contigo através de sessões de terapia se essa " comunicação ou bloqueio", não pode estar relacionado ao seu modo de ser e se perceber no mundo.
Se está gerando um desconforto pra ti, procure por um psicólogo para te ajudar nesta jornada.

Thiago Sabino Leite Psicólogo em São Paulo