Fracasso profissional

Feita por >Lívia · 14 mar 2022 Desenvolvimento pessoal

Sou mulher, mãe, esposa. Tenho 29 anos. Tive uma boa infância, estou em um relacionamento de 12 anos. Um filho pequeno de quase 2 anos. E agora esperando o próximo com apenas 6s de gestação. Nesse ciclo de vida, formada em Pedagogia, não consigo entender aonde errei. Gosto da minha profissão, mas por anos não consegui emprego na área. Trabalhei por 1 ano como professora regente e 1 ano como auxiliar. Na verdade já trabalhei um pouco mais como regente, porém somente 1 ano com experiência em carteira. Aí em entrevistas, todos me falam "SÓ 1 ano". Praticamente desisti da minha área. Comecei a buscar por empregos de recepcionista, atendente...qualquer coisa. Isso só para não ter que ficar em casa e ser a única pessoa que limpa, lava, passa e cozinha. Engravidar novamente sempre foi um desejo do casal, apesar de que eu sinto que teria sido melhor estar empregada antes. Agora permaneço em constantes pensamentos de fracasso. Ser dona de casa é o típico "trabalho ingrato", não há valorização alguma, sinto que sou um nada dentro da minha própria casa. Meu marido, graças a Deus, ganha mais que suficiente para sustentar a família, mas até onde isso traz felicidade? O dinheiro que alimenta é o mesmo que me subjuga "já que não trabalha, faz as coisas em casa". Eu não consigo ser feliz assim, ao mesmo tempo, independente de gravidez ou não, não vejo futuro profissional. Devia eu ser mais agradecida? Ficar quieta e servir, sem crescer profissionalmente? Acreditar ou até mesmo aceitar que é isso e pronto? Permaneço procrastinando, sentimento vazio, uma derrota.
Meu marido me diagnosticou com uma chamada síndrome do Peter pan. Ao pesquisar sobre entendi menos ainda meu propósito. Se é que ainda o tenho.
Antes de descobrir a gravidez, ao andar de carro pensava em simplesmente direcionar o volante para um poste. Passei a me perguntar se pensava assim de forma consciente. Cheguei a conclusão de que sim, consciente de que estava a pensar em terminar contudo. De tão consciente, tais pensamentos nunca, repito, nunca vieram enquanto meu filho estava no banco de trás. Afinal nesse mundo existem pessoas completamente capazes de cria-lo como um bom homem.

Não consigo entender aonde errei, o que deixei passar... Sempre pensei estar construindo uma boa vida. Hoje não consigo encontrar felicidade em servir a minha família sendo que constantemente sou pormenorizada. As pessoas querem me levar a estudar, trabalhar com coisas com as quais não tenho afinidade alguma, somente porque dão bom dinheiro. Já recebi comentários de marido, de sogra... Para entrar na profissão de analista de sistemas (a mesma do meu marido) para que eu possa fazer dinheiro. Sei que não o fazem por mal, mas será se eles sabem o quanto isso desmotiva? Eu fiz 4 anos de faculdade, num curso ao qual me identifico, pra nada? Pra não permanecer porque não dá dinheiro...

Eu confesso que mal sei dizer o que seria certo, ideal, cômodo ou aceitável pra minha vida... Não sei se passaria por necessidades somente para ter mais apoio com a vivência dentro de casa, em família. Ou se ganhar muito bem para ter condições de pagar quem faça por vc.

Na minha cabeça até soa ridículo pensar que "ela não tem prazer em servir a própria família" . E pode até parecer isso, mas fato é que eu tenho prazer, só que esse prazer acaba quando vejo que estou sendo como escrava da minha própria inutilidade, da minha própria incapacidade em fazer dinheiro.
Fato também é que meu companheiro não tem zêlo com a casa e deposita em mim a responsabilidade com tudo, já que ele põe a comida na geladeira. Mas aí que eu me pergunto, como que faz com a comida crua na geladeira se tornar uma refeição? E nessas horas o discurso é "vc faz SÓ isso"... Como encontrar felicidade nisso?

Minha cabeça é um grande abismo no qual as vezes nem eu me entendo. Nem eu mesma consigo me ajudar. Claro que a situação é muito mais profunda do que o que relatei, e com certeza mais organizada do que palavras soltas, quase que cuspidas.
Sinto que o que me prende no mundo agora é a existência de um novo ser que ainda habita em mim. E por mais estranho, não queria causar dor aos meus familiares, sinto que eles não aguentariam. Mas se antes de descobrir a gravidez, não terminei minha vida, acredito que é porque até nisso seria um completo fracasso.

A melhor resposta 16 MAR 2022

Esse sistema econômico é mesmo cruel por que faz as pessoas se sentirem culpadas ao não se empregarem, um engano clássico do capitalismo. Seu descontentamento é louvável, por que a motivação principal é a independência e saída do lugar de submissão. Aos 29, não se prive de estudar outra coisa ou empreender. Mas lembre, independência é construção.

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

21 ABR 2022

Oi Lívia,
Em primeiro lugar, profissionalmente você pode estar num exercício profissional equivocado. Ok é da área das ciências humanas, gosta disso, mas a terminação final pode ser outra; então, precisa investigar mais, precisa garimpar mais para encontrar a verdadeira tarefa, dentro do ramo escolhido; e não se julgue.
Em segundo lugar, está desenvolvendo dois grandes projetos que precisam de sua atenção e cuidado: teus dois filhos, um com 2 anos e o outro com meses. Isso não é pouca coisa, isso é muito importante. Para uma mãe pedagoga é exercício prático, diariamente; precisa se acercar de conhecimento e conscientização de como se move a energia entre você e os filhos; e saber que tudo o que você pensa e sente, seus filhos estão sentindo; você e seus filhos, são um corpo só, uma mente só, uma emoção só.
A frequência em que você está, seus filhos estão nela também. Só com 4 ou mais anos, eles iniciam a separação de você. Então, voce precisa se harmonizar, precisa cuidar do seu emocional, acalmar a ansiedade... tudo a seu tempo. Converse com o seu marido a respeito... voce não está sem trabalho, voce está cuidando destes projetos: Você mesma e seus dois filhos. A remuneração destes projetos voce começará a receber um pouco mais tarde. Então compreenda e cuide-se.
De fato, voce não nasceu para ser cuidadora de casa, lavar, passar, cozinhar... isso é uma tarefa conjunta; se isso não está acontecendo é porque voce se culpa e se castiga fazendo coisas que não são de sua obrigação. Reparta estas tarefas com o seu marido.
Terceiro, não aceite qualquer diagnóstico... é o lugar que as pessoas costumam encaixar e depois tratar. Voce não errou em nada, pra a vida, nada é certo e nada é errado, tudo é um processo de aprendizagem e de conscientização; estamos aqui para evoluir, temos a liberdade e o livre arbítrio para fazer as nossas escolhas e decisões; só há resultados das nossas escolhas e decisões, mas nada é errado. Portanto... não se julgue e faça experiências, ouse. voce é dona da sua vida.
Quarto, precisa se conhecer, precisa saber quem voce é, qual o seu objetivo de vida, seus talentos, como se enxerga, como sua mente funciona. A base é do primeiro dia de concepção até os 4 ou 5 anos... esta é a fase em que seu sistema nervoso forma a sua mente e o seu corpo e este manual de funcionamento precisa conhecer. Caso funcione fora deste manual, voce sofre.
Repito, voce não veio aqui para ser servidora de uma casa, de um lar; embora possa fazer tudo isso (lavar, passar, cozinhar, ser mãe...) voce veio aqui para ser feliz, para se realizar e no seu projeto de vida está o trabalho, aquele que voce projetou fazer, antes de voce existir.
Faça Psicoterapia para entender tudo o que te coloquei; caso contrário, a sua vida será apenas vazio e frustração.
Abraços

5817 respostas

10 ABR 2022

Olá Lívia, espero que você esteja bem. Acho que o primeiro ponto seria ter uma conversa calma e clara com seu marido. Ele coloca o alimento em casa, mas sem você nada funcionaria. Sem você não há limpeza, cuidado, comida pronta. Como você falou nas questões financeiras, se você fosse calcular o valor para limpar, cozinhar e cuidar das crianças seria um salário super alto não? Mas, estou me referindo a valores apenas para você entender que, você produz financeiramente, economizando aquilo que vocês gastariam. Isso do ponto de vista material. Qual o papel de cada um na família de vocês e na criação dos filhos?

Do ponto de vista emocional, é muito diferente a infância de uma criança que a mãe precisa trabalhar fora o dia todo e que a mãe consegue trabalhar em casa, você não acha? A comida quentinha com carinho de mãe, o colo e poder ficar em casa nos resfriados e a atenção exclusiva. Nossa sociedade valoriza muito o sucesso financeiro e esquece daquilo que é essencial, os relacionamentos. Você sabia que no leito de morte as pessoas não se arrependem de terem trabalhado pouco? Elas se arrependem de não terem passado tempo suficiente com quem amam. Acredito que tudo na vida é questão de perspectiva. Você tem formação, parece ser alguém preocupada com o bem estar e a saúde dos outros. Você pode criar boas memórias com seus filhos, alfabetizar seu filho em casa, ensinar seus valores, passar tempo com a família. Sobre a sua carreira, talvez você possa encarar esse momento como uma pausa na prática externa, uma dedicação aos filhos, e tempo de estudo. Talvez seja um momento de ter mais estudos e experiência em foco sobre a infância, afinal você tem um filho pequeno e outro a caminho. Você pode estudar também, qual tema da sua área te interessa? Há muitas possibilidades, tanto de permanecer da forma que está, quanto seguir outros caminhos. E se precisar estou aqui. Anatália Mohr Psicóloga com atendimento online e presencial.

Anatália Mohr Psicóloga Psicólogo em Palhoça

4 respostas

31 MAR 2022

Oi Lívia,
Passar por tudo isso não deve estar sendo fácil. Vejo que tu estás precisando de um lugar para desabafar e conversar sobre o que queres fazer sem ser julgada. Não conseguir se colocar no mercado de trabalho é uma dor e por vezes leva um bom tempo até que as coisas funcionem mesmo. Pelo teu relato penso que talvez tu estejas lidando com um depressão o que pode deixar ainda mais difícil de passar por isso sozinha. Se tiveres disponibilidade seria benéfico pra ti fazer uma psicoterapia. Ter um espaço para falar sobre o que dói sem ser julgada.
Abraços

Psicóloga Gabriela Assis Brasil Psicólogo em Porto Alegre

10 respostas

16 MAR 2022

Olá Lívia, espero que esteja tudo bem com você!

Eu gostaria de começar falando que tirar a própria vida não vai acabar com teu sofrimento, nem vai te dar o que deseja, que é justamente o oposto disso que relata, e as pessoas tem essa falsa ideia de que tirando a vida, irão acabar com o sofrimento. O atual momento em que se encontra é um divisor de águas em sua vida, pois você está dizendo "bsta" para seu atual estilo/modelo de vida, e com isso afirma claramente que tem uma necessidade urgente de mudar para melhor toda a sua vida. Isso é muito bom porque é o primeiro passo de uma caminhada, e a maior das caminhadas começa sempre com esse primeiro passo. Mas nada vai acontecer da noite para o dia nessa caminhada em direção a mudança que você deseja em seu estilo de vida, mas garanto que se essa caminhada for planejada, supervisionada, você irá certamente ser a mudança que deseja para sua vida. Um ponto importante nesse processo, é a questão de sua carreira. O mercado de trabalho mudou muito com o início da pandemia, e tem mudado cada vez mais. Muitos profissionais têm buscado reestruturação de carreira, e isso não significa dizer que eles deixaram de gostar daquilo que foram formados para fazer, apenas que o mercado global está mudando, novas profissões estão surgindo, antigas estão sumindo e/ou sendo reestruturadas. Como esse é um ponto importante em seu processo, você pode começar a se estruturar para se adequar mais ao mercado de trabalho atual, e um profissional de psicologia que trabalhe pontualmente com gestão de carreira ou orientação profissional pode te ajudar muito nesse sentindo. Paralelo a isso, você deve também buscar auxílio de um profissional de psicologia que possa trabalhar com você as outras questões que são significativas, como sua relação com o trabalho doméstico, e como seu marido poderia te auxiliar também nesse ponto, te ajudando a conseguir a autonomia financeira que tanto deseja. O espaço de diálogo entre você e seu marido deve ser alimentado positivamente, como um local em que vocês podem planejar os próximos movimentos em conjunto. Não deixe de iniciar e planejar sua mudança pessoal o quanto antes, por isso indico você buscar um profissional de psicologia assim que possível, pois ele poderá te dar um bom suporte nessa caminhada. Mas lembre-se que nada acontece da noite para o dia, e comprometimento, constância, e vontade de mudar são imprescindíveis para você chegar onde você deseja. Estou a sua disposição.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 MAR 2022

Todas as nossas angustias devem ser tratadas com um profissional que irá lhe ajudar se direcionar melhor seus traumas e limitaçoes./
Att
Psicologa Natalia Martins instagram

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

15 MAR 2022

Compreendo a sua frustração em não saber qual caminho seguir agora, cuidar de uma casa e dos filhos pode ser um trabalho solitário e subestimado, um conselho que te daria é colocar em uma balança, de um lado o que te faria feliz e do outro lado o que as outras pessoas desejam por você, supondo como você se sentiria seguindo cada um destes caminhos; busque ter um conversa sincera com seu marido a respeito de como se sente, se acredita que neste momento não estaria preparada para isso, procure alguém próximo e que pode confiar, guardar estes sentimentos com você poderá acarretar em cada vez mais angústia, espero ter te ajudado de alguma maneira.

Viviane Lavarias Psicóloga Psicólogo em Apucarana

3 respostas

15 MAR 2022

Olá
Você tem que saber que apesar de você fazer as coisas dentro de casa, é trabalho, você limpa, cozinha, lava, passa. se você não fizer isso quem vai fazer ??
Você tem que ver o que quer mudar, se realmente quer fazer o que gosta, a pessoa tem que se colocar em primeiro lugar, se você quer, você consegui, mas você e tem que acreditar em você, não podemos nos deixar abater, você não gosta do que estudou suficiente? no mundo que estamos vivendo, nessa pandemia as coisas só pioraram, nem só pra você, mais pra todo mundo, tudo se tornou mais difícil
Procura uma ajuda profissional!
você vai gostar!

Psicóloga Magda da Silva Psicólogo em Feira de Santana

5 respostas

15 MAR 2022

Bom Livia, fico imaginando o quão difícil tenha sido para ti se sentir assim... e quero que saiba que o problema não está em você, realmente o trabalho de uma dona de casa ainda é pouco reconhecido. Penso também que teria grande utilidade você procurar terapia, para tratar questões tão importantes, como a sua vida, ela importa e esses pensamentos que você diz ser conscientes, realmente são conscientes, porém saiba que eles surgem com o objetivo de acabar com a tua dor, angustia, e não com a sua vida, porque você é importante e não está sozinha, me coloco a disposição como profissional da psicologia.

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

15 MAR 2022

Olá Lívia! Que bom que você escreveu aqui! Há várias questões que precisam ser ponderadas. Certamente o psicólogo com quem você escolher conversar poderá contribuir muito com você, posto que você apresentou material muito rico para reflexão, assim como apresenta promissores recursos comunicacionais. A Pedagogia é uma Ciência muito interessante; de certa forma, a mais íntima da aprendizagem formal. Há uma armadilha: a do dinheiro: sabemos o quanto é difícil fazer as pessoas sensibilizarem-se no sentido de colocar o dinheiro como meio e não como fim.
Pelo seu jeito de escrever, não há fracasso profissional, há momento de desorganização de direções.
Escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica com abertura mental, disciplina, persistência e regularidade. Seus recursos para beneficiar-se da Psicoligia científica são promissores.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, Comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

8607 respostas

15 MAR 2022

Olá
Acho que o primeiro ponto que preciso levantar é que é completamente irresponsável alguém não capacitado te dar um diagnóstico. As consequências disso parecem ter sido péssimas para ti e seria até simplório eu te pedir para desconsiderar isso, mas sugiro que reavalie isso com um profissional.
Em seguida, acho necessário uma reformulação do conceito de valorização de trabalho. Se há certa humilhação provocada por alguém, precisamos conversar com essa pessoa e explicar que isso não pode se dar dessa maneira. Além disso, encontrar aquilo que é funcional pra você em termos de trabalho e a satisfação que vem dele, é tarefa de um delicado processo de terapia.
Encontre alguém que consiga de ajudar a ver toda essa situação com maior clareza e assim se decidir melhor sobre os seus desejos e formas de expressa-los.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha