É normal ser tão fracassada?

Feita por >Lola · 24 nov 2021 Autoestima

Eu sinto que sou uma pessoa fracassada, não tenho nada, me sinto um lixo todo dia que me olho no espelho, há senti diversas vezes vontade de acabar com a minha vida, e nesse momento me sinto pior ainda por esta escrevendo isso, tudo que é meu quebra,se desfaz, parece que não consigo da continuidade a nada, eu sinto uma infelicidade enorme dentro de me. Tenho um filho e um marido, amo os dois, mas ainda me sinto vazia, incompleta, sinto medo de me,eu me odeio muito, minhas irmãs tem planos, são equilibradas, e me ajudam, elas sempre me ajudam, mas eu sou a mais velha,era pra eu está fazendo isso, eu nunca faço nada que preste, porque será que eu sou assim? Eu não me suporto.

A melhor resposta 25 NOV 2021

Olá
Você não é fracassada, acho que alguém precisa te dizer isso. Tenho certeza de que, se olharmos com mais calma, vamos perceber que há sim algumas conquistas ai que nos passam despercebidas (como a sua família, por exemplo).
Desenvolver amor próprio, autoestima e auto suporte podem ser funções facilitadas pela terapia, já que é um espaço seguro para isso.
Tome muito cuidado com as comparações, mesmo sendo irmãs, elas não tem o mesmo contexto que o nosso.
Não deixe de buscar ajuda
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

26 NOV 2021

Olá Lola, nesse caso, eu preciso te perguntar: como foi a relação com seus pais (ou as pessoas que te criaram)? Como eles te tratavam? Quais as expectativas deles sobre você? De que forma você lidou com isso? Você não falou nada sobre isso em sua pergunta mas, garanto que explorando sua história familiar, você vai descobrir como é que foi criando essa personalidade e essa autoestima tão baixa. Esteja convidada a iniciar uma psicanálise, é preciso colocar em palavras algumas experiências do seu passado pra poder compreender o que, no presente, parece não fazer sentido. Um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

25 NOV 2021

Olá Lola! Grato por escrever. Você escreveu aqui porque quer modificar as coisas. Certamente você viveu e viverá muitas situações agradáveis, construtivas e enriquecedores.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma conversa mais estruturada.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Vamos conversar?

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.