É normal se parecer com a irmã no jeito de ser?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 12 set 2017 Psicologia clínica

Olá gostaria de saber se é normal duas irmãs serem muito parecidas no comportamento ou seja teremos o mesmo jeito de ser pergunto isso porque me pareco muito com a minha irmã não tanto fisicamente mas no modo de ser no modo de agir e fico me perguntando se estou imitando ela mas nao me sinto imitando sinto que e o meu jeito natural e normal duas irmãs serem tão parecidas no modo e ser?

A melhor resposta 13 SET 2017

Olá Anna, sim não acontece sempre, mas é perfeitamente natural alguns comportamentos, gestos, andar serem parecidos, até porque todo ser humanos aprende por imitação e isso é realizado de forma inconsciente, embora em alguns momentos percebemos ações idênticas, mas nada que seja ruim ou tratável.
espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

19 SET 2017

Olá Anna!

Estamos sujeito a influências do ambiente a todo tempo e em se tratando de pessoas que temos afeto, a influência pode ser ainda maior.
O mais importante é você avaliar se existe algum prejuízo causado por essa semelhança, caso contrário, talvez esteja apenas acontecendo algo muito comum na relação entre dois irmãos.

Um abraço!

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

14 SET 2017

Olá, Anna
É comum termos comportamentos, maneiras de agir, parecidas com aquelas pessoas que convivemos muito e que somos muito próximos, pois constituímos nosso modo de ser a partir do mundo em que vivemos, em que esses relacionamentos próximos costumam ter uma grande importância.

Atenciosamente, Psicóloga Lívia Halfeld

Lívia Grijó Halfeld Psicólogo em Niterói

3 respostas

13 SET 2017

Boa tarde Anna,

Podemos parecer com nossos familiares sim, não só fisicamente como no modo de agir e ser. Como a colega disse, aprendemos por imitação, e os irmãos geralmente são os que estão mais próximo na fase de aprendizado.

Espero ter ajudado

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis