Por que me sinto tão inútil e não consigo ser feliz?

Feita por >Paloma Soares · 2 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho 19 anos, me sinto um lixo completamente um fracasso todos os dias é uma luta diaria ate pra levantar da cama. De noite luto contra a insonia, tenho medo de tudo, sinto q sou um fardo pras pessoas a minha volta. Não consigo arrumar um emprego nem estudar eu fico tão nervosa q meu coração acelera maos suam e tenho forte tontura e ja chrguei a desmaiar. Fico me comparando o tempo inteiro me acho horrível e as vezes penso se eu mereço estar com minha vida ou é melhor acabar com ela. Eu tenho uma tristeza profunda e muitas vezes eu nem sei porque, ela vem do nada e muito forte, as pessoas me pergunta oq acontece comigo e eu não consigo explicar.. tô muito mal por favor me ajuda

A melhor resposta 3 AGO 2020

Paloma,
Tudo o que colocou acima é resultado, sintomas do afastamento de ti mesma:
Quem é? O que veio fazer aqui? Quais teus objetivos de vida?
Enquanto não descobre e encontro este objetivo, vais colhendo os mesmos resultados: dor, tristeza, vazio, baixa estima, medo, sentimento de culpa, ....
Tens um objetivo a cumprir... precisa descobrir, fala psicoterapia porque, infelizmente escola nenhuma ensina isso uma vez que a escola, igrejas, religiões, culturas, crenças,... são todas construções do sistema que servem para manipular as pessoas, não é através dessas que conseguirá ser feliz.

5817 respostas

18 DEZ 2021

Paloma! Está claro que está deixando seu potencial ir para o lixo! Opa

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

3 AGO 2020

Olá Paloma! Grato por participar. Você precisa falar de si mesma; precisa organizar uma rotina. Aos dezenove anos, muitas pessoas sentem panoramas semelhantes ao que você descreveu. Depois as coisas vão se organizando e elas organizam caminhos de vida que as farão melhores e mais realizadas. Procure pessoas de confiança, com as quais possa falar do que está sentindo. Organize uma rotina de vida abrangente, saudável, flexível e procure realizar. Felicidade é uma caminhada que temos que fazer por toda a vida. Há degraus, muitos degraus. Cada um deles dá uma parte de nossa satisfação. Reorganizar rotina é um deles. Será também enriquecedor, você passar por conduta científica com um psicólogo, com persistência, abertura mental e disciplina. Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.