Não consigo ser feliz sozinho

Feita por >Henrique · 19 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho 19 anos, acabei de sair de um relacionamento de 3, no qual desde o inicio não deu certo. Mas mesmo sabendo dos vários motivos que ele não deu certo era boa a sensação de ter alguém que gostava de mim e se importava comigo. Eu sempre fui sozinho, desde criança era muito tímido, sempre estava sozinho. Quando tentava me enturmar as pessoas não davam a mínima pra mim, me esnobavam, era excluído. Quando tinha um amigo que eu gostava, sempre fui de tentar agradar, não me impunha, acabava me tornando o "chaverinho" da pessoa, só pra conseguir aprovação. Já humilhei muito pra ter alguém do lado e não acabar sozinho de novo. Sempre foi muito dolorido pra mim se sentir rejeitado e sozinho. Eu tenho o sonho de construir uma família no futuro mas as vezes penso que ninguém vai querer ficar comigo a esse ponto. Como disse, por mais que tenha durado 3 anos o meu relacionamento, percebi que não era de mim que ela gostava, talvez tenha gostado um dia mas eu era muito imaturo e errei muito com ela. Sinceramente quero encontrar uma forma de ser feliz sozinho, sem precisar de aprovação e sem ficar me baseando nos outros. Eu não sei como fazer isso, não sei porque me sinto tão incompleto, por mais que goste de mim quando estou só não é o suficiente, eu sinto falta de alguém.

A melhor resposta 22 MAI 2021

Olá Henrique.
Vc sofre de baixa autoestima, o apego é um dos sintomas. Ficar com alguém pq ela te quer bem costuma não dar muito certo.
Acredito que saibas o que te faltou na infância, sugiro apoio psicológico para resolver carências, impedirá humilhações, rejeições e manipulações.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 JUN 2021

Olá Henrique!
Seria ideal que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
Sempre que rompemos um relacionamento passamos por um processo de elaboração de luto e contar com apoio neste momento é indicado. Além disso, você parece sofrer de baixa autoestima e passou por muitas situações desagradáveis de exclusão no passado que deixaram marcas em sua personalidade.
Todas essas questões podem ser trabalhadas em psicoterapia para que se sinta mais feliz e realizado com quem você é e com sua perspectiva de futuro e possíveis relacionamentos.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 MAI 2021

Olá Henrique.
Você já deu o primeiro passo ao perceber e querer ser feliz sozinho. Não é que você precisa ficar sozinho, porém o amor próprio é que nos conduz a estar bem com o outro e conseguir amar o outro. É quando estamos de bem com a vida que a vida sorri de volta, se tudo parece ruim, as relações também parecerão ou serão ruins, e o contrário também é verdadeiro.
Se permaneceu 3 anos ao lado de uma pessoa algo especial você transmitiu a ela.
Com relação as amizades, por mais que não diga com palavras, suas atitudes demonstram sua insegurança quando está ao lado de outras pessoas, por isso quando sente segurança em fazer novas amizades, esta será bem vinda, se demonstrar insegurança as pessoas irão perceber e podem querer se afastar, mas se observar bem, verá que sempre tem alguém que você poderá se relacionar seja no trabalho, nos cursos que faz, nos locais que frequenta.
Procure olhar mais para suas virtudes e qualidades para buscar mais segurança e bem estar pessoal.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 MAI 2021

Oii Henrique meu nome é Debora, sou psicóloga e trabalho com a abordagem da terapia cognitivo comportamental.
Como você mesmo disse, você se sente assim desde criança e sempre tentou agradar a todos, mas sempre foi sozinho, sempre se sentiu sozinho e você disse a frase clássica " Não consigo ser feliz sozinho" o que você pode estar passando é por uma Dependência emocional (não é um diagnostico, somente uma hipótese). A maneira que nos comportamos em nossos relacionamentos, sejam amorosos ou não, está relacionado a como foi o nosso desenvolvimento nessa área da vida durante o nosso crescimento, principalmente na infância. por diversos motivos a Dependência emocional pode ocorrer, por conta de pais superprotetores ou pais bastante ausentes, episódios na adolescência etc.
Sugiro que procure uma ajuda profissional para poder se conhecer e viver da melhor maneira.

Espero ter ajudado,

beijos.

Psicóloga Debora Oliveira Psicólogo em Belford Roxo

1 resposta

20 MAI 2021

Olá Henrique! Grato por escrever. Namorar dos dezesseis aos dezenove anos, dificulta muito a formação de turma de amigos, a prática de esportes coletivos, as viagens e programas em grupo. Certamente a questão é sua autoestima. Não há forma de ser feliz sozinho, não é saudável cultivar vida solitária.
Com a melhora da autoestima, com a harmonia interna, você poderá manifestar tua originalidade, e, certamente, será interessante e atraente aos grupos e pessoas.
Será altamente recomendável que você passe por uma jornada científica com um psicólogo para fortalecer a autoestima, a identidade e valorizar tua originalidade. Assim, naturalmente, será interessante e agradável.
Procure por um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para que controlemos a pandemia e obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

20 MAI 2021

Boa noite, vc precisa fazer terapia. Encontrar um caminho. Essa forma para ser feliz sozinho vc precisa buscar dentro de vc.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro