Nao consigo ser feliz, sinto que não mereço

Feita por >Gbs · 3 jul 2023 Abordagem psicológica

Sinto que não mereço coisas boas da vida... Não tenho amigos, não consigo ter um relacionamento duradouro, e não consigo receber amor nem da minha família. Penso que eu sou um fracasso, desajeitado e que tudo que tento dá errado. As frustrações magoam e eu não consigo esquece-las...não consigo supera-las. Não consigo tocar a vida em frente sem essa aflição. Penso na morte todos os dias

A melhor resposta 4 JUL 2023

Olá Gbs, boa noite.
Pelo teu relato, identifico várias distorções cognitivas (pensamentos distorcidos) sobre você, sobre os outros e todo o resto. É possível que com o autoconhecimento você consiga mudar essa percepção que tanto te faz mal. Espero que busque ajuda.
Abraços.

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

4 JUL 2023

Você merece a felicidade e apoio. Algo aconteceu que , de forma, ruim fez que acreditasse nessa situação e tivesse uma auto rejeição.
Não precisa viver com esse sentimento de menos valia. Procure ajuda de um psicólogo. É muito possível mudar e ser feliz. Se quiser, posso te ajudar.

Débora Bolognini Psicólogo em Osasco

3 respostas

4 JUL 2023

Quem é você?
Qual o teu propósito de vida?
O desconhecimento de si mesmo te coloca na corda bamba, dependente emocionalmente de outros.
Voce não nasceu para ser aplaudido, para ser aceito, para ser amado; não nasceu para receber amor, mas para amar;
Se voce se sente um fracassado é porque não sabe quem é você, está dependente da avaliação dos outros;
Voce nasceu para se realizar.
Precisa identificar o teu objetivo de vida; só esse pode restabelecer a paz consigo mesmo e dar significado ao teu viver.
De nada adianta querer morrer... terá que voltar e fazer tudo novamente.
Não seja covarde e responsabilize-se por sua existência.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

4 JUL 2023

Olá, Gbs!

Pelo seu relato é sensível o esgotamento das possibilidades apreendidas por ti até aqui, agora é hora de revisitar sua história de vida, atentarmos para seus medos e desejos presentes, e daí conseguirmos vislumbrar qual é seu autêntico potencial de autorrealização.

Todos somos pessoas singulares em nossas histórias de vida e aptidões, vocações; com certeza você também possui a sua vocação, Gbs, o que provavelmente vem sendo turvada por certos padrões de pensamentos e atitudes perante os desafios que a vida nos coloca. A psicoterapia é esse potente processo de conscientização sobre nós mesmos, nossa vida, para que tenhamos mais claramente o que faz sentido na nossa trajetória, onde e como podemos ser quem somos com aceitação, responsabilidade e criatividade.

Você já deu o primeiro corajoso passo para o autoconhecimento refletindo sobre si e trazendo para aqui sua vivência, Gbs, agora é ter esse acolhimento e escuta atenta que a psicoterapia dispõe te acompanhando no processo de autorrealização.
Fico à disposição!
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

4 JUL 2023

Olá Gbs! Obrigado por escrever. Tua escrita aqui deu certo. É um passo que poderá se juntar a muitos outros passos e você voltar a ver as coisas com outros olhares. Cada pessoa é única, rara, com uma história particular que pode, por ser única, se fazer interessante e valiosa. A felicidade pode ter muitos caminhos, muitas aparências. É preciso ousar, é preciso fazer diferente. Fazer diferente com ética, com saúde, com harmonia interna, com persistência.
Permita a si mesmo, contar com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.