Não consigo ser feliz com ele sem achar que estou sendo enganada

Feita por >sininho98 · 14 jun 2023 Terapia de casal

Estou há 10 anos com meu marido, temos dois filhos juntos e sei que formamos uma bela família. Tínhamos um casamento "perfeito". Sempre fomos muito amigos, parceiros em tudo, sempre muito unidos.
Durante minha segunda gestação, caímos numa crise financeira ao ponto de praticamente quebrarmos. Apesar de estar grávida e sem trabalho, tentei de todas as formar ser uma fortaleza para meu marido, estar ali por e para ele. Todos os dias dizia que acreditava nele e que iríamos sair disso. E, na minha cabeça, tudo ia bem. Até que, num domingo vi que havia chegado uma mensagem no telefone dele. Abri para olhar, e era de uma mulher que ele conheceu atendendo uma ocorrência. No teor da conversa em si não havia absolutamente nada demais. Porém, conheço meu marido, ele estava flertando com ela. Claro, e eu, grávida de 38 semanas. Passei muito mal quando vi a mensagem. Decidi que iria adiar a conversa, porque naquele momento a prioridade era meu filho que estava para nascer.
Agora, após um ano, apesar de já ter tentado de todas as formas seguir com esse relacionamento, não consigo confiar, não consigo acreditar, não consigo olhar para ele e não enxergar somente decepção. Eu admirava meu marido e hoje isso não existe mais. Não tenho mais vontade de continuar. Mas também não tenho forças para ir embora, vejo meus filhos juntos com o pai, penso no sentimento que já tive por ele e começo a achar que estaria cometendo um imenso erro. Como se não pudesse ser feliz sem ter um marido. Mas também não consigo mais ser plenamente feliz com ele sem achar que estou sendo enganada. Sendo assim, por que não consigo me divorciar?

A melhor resposta 16 JUN 2023

Olá, obrigado pela sua pergunta. Lendo seu relato não me pareceu que houve evidência de uma traição, e também você não deixou claro se tentou dialogar com seu marido quanto a isso. Temos que tomar cuidado para não presumir coisas sem que haja algo concreto que ajude a embasar isso. Entendo sua desconfiança, mas lendo o texto que você escreveu dá a entender que você não abordou o problema com ele e simplesmente tomou como uma verdade a suposta traição. A sugestão é que, se você ainda tem interesse nessa relação, dialogar com ele sobre o ocorrido, expressar seus sentimentos e depois decidir sobre o que fazer em seguida. É importante avaliar bem suas escolhas com mais propriedade.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Olá Sininho98! Que bom que você escreveu. Falta-te convicção, falta-te evidências sobre quais direções seguir. É preciso precaução, criatividade, sabedoria, amplitude de raciocínio. Muitas coisas estão em jogo; precisam ser ponderadas quanto a seus desdobramos.
Certamente você precisa amadurecer reflexão, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Divorciar, realinhar relacionamento ou outras inúmeras possibilidades, somente depois de entender e organizar as coisas.
Abraços!

8630 respostas

15 JUN 2023

Até que ponto voce está fantasiando muita coisa do que ocorreu?
Voce já conversou com ele a respeito deste flerte dele?
Como voces dois estão? Como é a vida, o relacionamento de voces dois?
Como ele está sendo como marido? Como pai? Como profissional?
Muitas coisas podem surgir como provações, para ver se realmente voces são bons ou não.
Perceba que a crise financeira não conseguiu derrubar voce; Agora veio a crise no relacionamento...
Esta pode ser mais uma prova e nada melhor para resolver do que o diálogo...
Saiba a verdade... não há nada superior à verdade.
Portanto, antes de elaborar toda esta trama na sua cabeça, converse com ele a respeito da tua percepção e como isso te afetou.
Ouça ele, dialoguem para entender os sentimentos de ambos.
Só depois disso é que voces dois juntos, podem escolher como prosseguir juntos
Voces são um casal... tomem as decisões juntos;
Tratem seus sentimentos juntos, ... muito melhor do que sozinha.
Abraços e se precisarem o indicativo é de fazerem Terapia de Casal
Os conflitos são impulsos ao crescimento, não é de derrota.