Por que estou tão... Cansada?

Feita por >Marya · 17 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Desde quando adquiri a mocidade me tomaram por preguiçosa, senão, por anêmica. Me rotularam por doente, porque não achavam normal meu escasso ânimo no cotidiano, pois, para tudo que iria fazer, gastava uma energia enorme física.
Conforme o tempo, foi só piorando. Hoje em dia já classifico os dias que estou menos exausta e os que estou mais. Meu cansaço é enorme e rotineiro, não há um dia que não o sinto, faz quase parte de mim, muito mais do que eu consideraria normal. Porém, sou adolescente, até ai, não é novidade a energia esgotada.
Sempre me senti assim, desde que me lembro, depois de mais grandinha. Cansada. E agora, o esgotamento se tornou mental. Meu corpo exige que eu fique apenas deitada e minha mente também. Estou constantemente exausta de ter que escutar as pessoas, ter que lidar com elas, ter que dialogar, quando tudo que me passa na cabeça é a paz que poderia adquirir se simplismente pudesse silenciar a todos. Tudo.
Entrei em um estado tão calamitoso que minha maior necessidade é simplismente calar as vozes e sons externos, me calar. Para isso eu usufruo de distrações e música, para assim não pensar, criando uma bolha que desvia meu foco do que está acontecendo de fato.
Meu corpo parece tão pesado. Não tenho forças para me levantar, seja de onde. Eu só necessito do meu modo mudo e ficar o mais deitada possível. Esse cansaço está me consumindo, ao ponto de não querer mais sair de casa.
Eu só queria esquecer que existe um mundo lá fora e me trancar dentro de qualquer lugar pacífico e o mais distante possível, onde eu possa só deitar e observar as coisas passando ao meu redor, a minha maneira. Ou dormir, até quando eu conseguir lembrar o que é não me sentir tão... Esgotada e vazia emocionalmente.
Parece que não tenho mais motivos para levantar e ver o que o Mundo ainda tem a me oferecer. Apesar disso, desse vazio, desse cansaço, dessa solidão e sentimento de incompreensão, da contraditória vontade de se sentir sozinha, mas odiar esse sentimento quando ele parece que vai te sufocar, eu acho que posso dizer que estou bem, pois eu já não me lembro como é só não estar... Assim.

A melhor resposta 18 OUT 2021

Oi Marya,
Teu caso exige determinados cuidados devido a varios fatores. Analise:
1 - Cada um veio a este mundo para realizar-se, realizar um objetivo de vida. Para isso a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para se conduzir, escolher e se responsabilizar pelo que escolheu. Para saber este objetivo, não pode ir atrás do que te disseram no colégio e nem ouvir o padre ou pastor falar, está dentro de ti, terá que descobrir.
2 - O meio - o sistema (familia, sociedade, com suas crenças e valores) fazem uma pressão vioplenta para que sejas cópia de outras pessoas... ser igual a esta, aquela, e aquela. O meio quer te adestrar a uma função.
3 - Voce veio através dos teus pais e é dependente dels, mas depois terá que ser responsável por ti mesma, cuidar da sua vida, sua casa, seu trabalho, comida, vestimenta, saúde...
4 - A quem vai ser fiel? A ti mesma ou ao sistema? Se a ti mesma, podes construir a realidade que voce quer viver, pode fazer o básico e o resto do tempo ficar sozinha, em paz... e está tudo bem, nada de errado nisso. Mas se escolhe o sistema, então terás que fazer o que os outros querem...
O que voce escolhe? Em ambas as circunstâncias não podes ficar na posição de vítima porque em nada te ajuda.
Terá que te responsabilizar por ti mesma e com flexibilidade, dar-se bem com o meio ambiente, sem esquecer de ti, sem se colocar como vítima.
O cansaço que sente é porque não está fazendo o teu caminho. è um esforço no vazio. Isso cansa mais do que se estivesse trabalhando no pesado o dia todo.
Tem necessidade de Psicoterapia.

5826 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 OUT 2021

Olá Marya
Pelo seu texto me parece que além de um psicólogo você precisa de um médico para verificar se sua saúde está bem, se tem alguma disfunção muscular, hormonal, nutricional ou algo além disso.
Quanto aos atendimentos psicológicos você pode através deles perceber se este cansaço pode ser uma exigência existencial que insiste em fazê-la pensar demais e por isso o cansaço, além de verificar os significados de tudo o que relatou.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

18 OUT 2021

Oi Marya! Suspeito que você já escreveu antes. Posso estar enganado. Vamos ao texto de hoje:
- Não se esqueça que ouvir música implica contato com a cultura, com a expressão emocional de um autor, pela música;
- Corpos se cansam por posições de pouca variação postural/física;
- A paz que você busca, apresenta mais matéria prima na troca com a natureza, com as pessoas, ou no fechamento em si?
- Paz remete a inquietação, solidão remete a companhia, vazio remete a preenchimento, cansaço remete a descanso, incompreensão, remente a compreensão, sufocamento remete a liberdade, respiração.
A vida é um processo que contém altos e baixos, ganhos e perdas, alegrias e tristezas, harmonias e contradições. Esse movimento fica claro no teu texto.
Aqui você escreveu, porque quer ouvir/ler um psicólogo.
O que acontecerá se fizer isso de forma profissional, científica, com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade? Que tal ver o que acontece se fizer isso?
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

18 OUT 2021

Num primeiro momento, sua descrição me remete a duas hipóteses: falta de nutrientes (vitaminas e minerais) e um quadro depressivo. Pode se tratar de uma coisa ou outra ou até mesmo das duas coisas associadas. Minha sugestão é q procure ajuda de um profissional o quanto antes para q sua condição seja avaliada e pensado alternativas de cuidados. Você ganhará muito mais qualidade de vida, se conseguir sair deste quadro.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema