Como faço para não estar tão desanimada e cansada de mim mesmo?

Feita por >Thay · 13 ago 2021 Motivação

oi, sei que vocês já viram bastante textinhos sobre isso mas, como faço para não estar tão desanimada e cansada de mim mesmo? eu passei por alguns estresses, problemas familiares, rompimento de amizades, a garota que eu amo mais uma vez se foi. e talvez, isso nem devesse ser motivo algum. mas estou tão cansada de mim já faz um tempo, sinto esse vazio, essa tristeza, crises de ansiedade, tento me animar ou distrair mas no fundo, estou sempre na mesma. estou sempre distante sabe? As vezes nem sei distinguir o que sinto, posso estar rodeada de pessoas, rindo com elas e ainda assim, irei sentir essa angústia dentro de mim. por favor, me ajudem. estou desgastada de tudo.

A melhor resposta 16 AGO 2021

Oi, Thay. Sinto muito que esteja se sentindo desta forma.

Há quem diga que o vazio seja uma das piores sensações que se possa sentir e, pelo seu relato, me parece que isso tem sido bastante presente em sua vida.

A falta de disposição, animo, etc estão intimamente relacionados com esse vazio. Vale pensar, quando você se esvaziou? Em momento da sua vida, você começou a se sentir assim?

Sem dúvida é válido pensarmos em estratégias de distração, algo que possivelmente preencha esse vazio, que te dê certos sentidos na vida, no entanto, é muito importante também, entender qual a origem de toda essa dor, talvez essa seja a forma mais efetiva de te ajudar.

Os colegas recomendaram algumas formas bacanas de distrações e reconexão com você mesma, vou acrescentar mais uma que julgo como eficiente em certos casos. Recomendo que comece a escrever, quase como um diário, mas não se limite a contar como foi seu dia, mas sim como se sentiu, suas angústias, seus medos e também suas alegrias, se assim tiver.

Essa é uma forma de preencher esse vazio, não apenas com superficialidades, mas também preencher de você mesma. Com seu autoconhecimento. Se for possível, recomendo que faça psicoterapia, será importante para ti. Me coloco à disposição.

Espero ter ajudado, grande a abraço.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

17 AGO 2021

Olá Thay.

Muitas vezes não percebemos que também fazemos o luto da perda de pessoas e coisas, morte, término de relacionamento, demissão etc. Somado a situações de stress isso pode gerar ansiedade e muitas vezes depressão. Terapia pode ajudar. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

17 AGO 2021

Olá,

Todo cansaço tem uma causa. O que te desanima? Existe alguma vantagem em estar como está?

Sérgio Roberto Moreira da Silva Psicólogo em Brasília

20 respostas

16 AGO 2021

Thay. Vc tem sintomas de depressão. Mas precisa avaliar melhor. Busque ajuda
Sou mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 AGO 2021

Olá, Thay !

Lamento por você estar se sentindo assim. Essa sensação de cansaço, desanimo é algo muito difícil, a vida perde o brilho, perde as cores, parece que se vive num mundo em preto e branco. Esse estado afetivo, por incrível que pareça, na contemporaneidade é algo muito comum mas cada um acaba ficando assim por suas particularidades e história singular. Se faz interessante fazer uma viagem por si mesma, uma odisseia particular e isso não é fácil, é preciso coragem mas os resultados podem ser muito satisfatórios.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

15 AGO 2021

Thay
Voce está asim porque está longe de voce mesma, está fazendo o que os outros permitiram mas não faz o que voce gostaria de fazer.
Precisa aumentAR A UTOESTIMA, O AMOR-PRÓPRIO.
PRECISA CONHECER-SE. Precisa parar de agradar os outros e começar a agradar a voce mesma.
Faça cursos de Desenvolvimento pessoal, conhecer a si mesma, faça Psicoterapia.

5817 respostas

14 AGO 2021

Olá Thay! Grato por escrever. Para se animar: movimento físico e mental, temperados com ética, inserção cultural, saúde, alegria, rotina saudável de vida. Valerá muito à pena você resgatar teus planos, teus sonhos, tuas metas, desde a menor idade que você conseguir se lembrar e planejar, agir seriamente em busca de realizar o planejado. A garota que você mais ama está, precisa estar em você mesma!
Faça atividade física, afazeres úteis e necessários ao coletivo de teus próximos.
Será, também recomendável que você veja nossos, perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma avaliação científica mais aprofundada.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos polítios, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.