Desânimo com a vida. Falta de perspectiva e esperança

Feita por >Matheus Henrique Fonseca Lemes · 10 set 2018 Motivação

Bom dia, Mundo dos Psicólogos. Estou enfrentando um momento muito difícil em minha vida. Tenho 20 e poucos anos, faz três meses que saí de um relacionamento de 4 anos e estou completamente arrasado. Era um relacionamento que eu considerava abusivo, mas nós estávamos tão bem fazia meses e estávamos em perfeita sincronia até que eu cometi um erro de mentir para ela e tudo se acabou, embora nós estamos nos vendo quase todo dia, ficamos abraçados e precisamos um do outro. Ela diz não me amar mais, mas não consegue ficar longe de mim e nem eu dela. Mas um problema a fundo me acomete. Eu fazia psicoterapia e tomava remédios contra depressão há um ano. No entanto abandonei tudo pela falta de esperança (em janeiro). Não tenho apoio em nenhum lado por não me abrir, porque quando tentei fazer isso não deu certo (com os meus pais). Não tenho amigos. Absolutamente não converso com ninguém a não ser essa minha ex. E ela também não tem. Parece que vivemos o mesmo momento: desânimo na faculdade, embora tenhamos bolsa de estudo em ótimas faculdades, conquistas acadêmicas etc. Só que não me sinto feliz. Perdi totalmente a fé em tudo, inclusive em tratamento médico e não sou religioso. Em minha psicoterapia percebi que mal me conheço, mas eu já me cansei desse trabalho. Não tenho mais vontade de seguir em frente. Já tentei suicídio três vezes e a última foi séria, mas eu estou totalmente longe dessa possibilidade hoje em dia. Isso passa pela minha cabeça mas eu não vou fazer isso de novo pelo sofrimento que isto causa e porque todos confiam em mim agora. Não quero trazer mais decepções. Mas a minha vontade é de fugir para bem longe. Me isolar de toda a sociedade, do contato humano e viver recluso na natureza, podendo eu andar para onde eu quiser. Realmente o que pode parecer é eu não saber o que eu quero e não sei mesmo, mas eu não estou nem um pouco afim de correr atrás do autoconhecimento porque eu estou completamente sem energia. Desculpe o texto longo e obrigado pela paciência. Eu não me lembro da última vez que eu dei um sorriso sincero de felicidade.

A melhor resposta 11 SET 2018

Olá Matheus, boa tarde! Me parece que pra vc está bem claro que o relacionamento não está fazendo bem né? Acredito que para ambos. É muito importante que você procure ajuda profissional para assim retomar seu tratamento, essa ajuda vai te ajudar a ampliar a visão é assim encontrar novas perspectivas. Fico a disposição! Abraços.

Thascila Silveira Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

19 OUT 2019

Matheus, para toda situação mesmo que ruim sempre há a possibilidade de mudança. A esperança deve ser o ponto chave na sua vida neste momento, nunca perca as esperanças. Sabemos que é dificil lidar com algumas situações as vezes, e por isso nós existimos, os psicologos, para poder ajudar a quem precisa nesse momento. Busque ajuda. Acredito que não só você como também sua ex namorada precisem de ajuda. abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro