Sensação ruim e me sinto observada

Feita por >Carolina · 13 jun 2021 Psicologia clínica

Desde que comecei ter sonhos com trilho de trem e um Homem de terno azul sorrindo pra mim, porém era um sorriso gentil, senti paz e medo ao mesmo tempo, comecei ter pesadelos também, como paralisia do sono, nunca tive medo do meu quarto, nem mesmo quando era criança, sempre dormir sozinha, e agora comecei ter medo, sempre que tento fechar o olho pra dormir me sinto observada, coração começa bater forte, e como se eu soubesse que eu possa começar a ter uma paralisia de novo (eu acho que é paralisia porquê sempre pesquisei e disse que seria) no caso dos sonhos que tive sobre trilhos de trem foi sonho normal (não tão normal pelo fato do primeiro ser o cara sorrindo pra mim, é do segundo eu meio que despedindo da minha mãe porque eu iria morrer no trilho) é depois piorou comecei como se tivesse acordada sonhando e entrando um espírito dentro de mim,me arrepiei toda e deu um calafrio, depois de manhã tive de novo e eu n conseguindo conversar nem mexer, apenas ficava clamando sangue de Jesus tem poder na mente.

A melhor resposta 14 JUN 2021

Carolina, boa tarde! Visando contribuir para os comentários feitos por você, trago um breve resumo sobre o que nomeamos como Paralisia do sono.
A temida paralisia do sono é considerada um distúrbio do sono, onde a pessoa relata que está consciente, "acorda" e não consegue mover o corpo. Isto acontece quando o cérebro e o corpo não estão sincronizados, durante o sono REM e envolvem algumas substâncias (glicina e GABA) que deixam os músculos paralisados, podendo durar de alguns segundos até 5 minutos.
Apesar de não trazer nenhum risco físico, este distúrbio costuma provocar impactos psicológicos, por exemplo, a pessoa fica com medo de dormir para não repetir a experiência, como parece ser o seu caso.
Durante a paralisia do sono, na maioria das vezes, acontecem alucinações (visuais, auditivas, táteis), sensação de falta de ar, percepção da presença de algum ser sobrenatural no ambiente, sensação de estar fora do corpo, outras experiências aterrorizantes e algumas agradáveis.
Entre as causas mais comuns estão o estresse elevado, horários irregulares e privação do sono, fadiga física, medicamentos, ansiedade, estresse pós-traumático, dormir de barriga pra cima, etc.

É possível a tentativa de controle das causas, específicas em cada caso, para sanar ou diminuir a frequência da paralisia do sono. Para isso sugiro o acompanhamento psicológico para juntos (você e o profissional) encontrarem a forma de lidar com esse sintoma, pois além disso, devem existir mais coisas, tais como: insegurança, solidão, desejos não atendidos, dentre outros.

Já sobre esse tipo de sonho que você comentou, é um indicador confiável de que a consciência de uma mulher, como no caso de uma mulher muito jovem, está começando a perceber a existência do predador psíquico inato (é uma força inata opositora da manifestação de nova vida, uma força que rastreia com precisão os lampejos de sonho, esperanças e assassina os rios de criatividade da alma). Em outros casos, o sonho é um arauto: a mulher que sonha acabou de descobrir, ou está a ponto de descobrir e de começar a liberar, uma função cativa e esquecida da sua mente. Ainda sob outras circunstâncias, o sonho trata de uma situação cada vez mais intolerável na cultura que cerca a sua vida pessoal, situação que você precisa combater ou da qual precisa fugir.

Fazer análise dos sonhos é um excelente caminho terapêutico não só para o tratamento, mas também para o seu desenvolvimento no processo de autoconhecimento, ou seja, para você se conhecer, se conhecer e se ajudar.
Espero ter contribuído para uma compreensão maior acerca de si e sugiro que busque um profissional para te fornecer o apoio tão necessário para enfrentar suas questões. Desejo-lhe sucesso e deixo aqui um abraço afetuoso.

Jutaí Roque Nunes Psicólogo em Salvador

17 respostas

15 JUN 2021

Carolina. Vc descreve muitas situações em q vc aparentemente está alucinando , pois esses pensamentos n são reais.
É necessário entender melhor o contexto desses sonhos ou alucinações .se vc toma medicamento...
É necessário um estudo vida social comportamento traumas.... Procure um psicólogo e se cuide.
Atenciosamente Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 JUN 2021

Olá Carolina! Grato por escrever. Certamente você está experimentado insegurança e sentimento de culpa. Tua rotina de vida está inadequada. Estudos, trabalho, atividade física regular, sono regular, contribuições nos afazeres domésticos, associadas a conversa com pessoas sensatas, maduras, éticas, te farão reorganizar o mundo da realidade.
Dependendo da intensidade que você está sentido, e do panorama de contatos atuais, pode ser recomendável que você pesquise nossos perfis, veja os psicólogos que trabalhamos considerando o sonho como componente importante do estado psicológico, e venha para uma análise mais detalhada.
Estou à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice do mundo.- Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

14 JUN 2021

bom dia! Percebo que vc estar precidando de ajuda. Eu posso lhe ajudar é so entrar em contato que rapido lhe respondo

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém