Sensação de estar sendo observada

Feita por >mcouto · 12 mai 2021 Problemas psicológicos

Desde pequena, eu sempre tive a sensação de estar sendo observada, não importava se eu estava sozinha ou se tinham mais cem pessoas comigo. Eu achava que essa sensação iria passar quando eu crescesse (não era o sempre nos falavam, que quando ficássemos maiores nossos medos irracionais pareceriam besteira?), mas só piorou. Antes, era só uma sensação de que alguém estava me observando de um lugar que eu não podia ver. Agora, mesmo estando na frente de um espelho e sabendo que não tem ninguém atrás de mim eu continuo com a sensação de que tem. É muito pior em cômodos que tenham janelas que não deixam passar muita luz, ou que tenham dutos de ventilação, mas não é constante. Alguns dias eu consigo andar pela casa normalmente, quase como se essa sensação nunca tivesse existido, mas em outros eu mal consigo lavar a louça por causa da porta da lavanderia do lado. Quando eu entro nesses cômodos, eu tenho a sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer se eu continuar lá. Algumas vezes eu não consigo passar do meu quarto e da sala. Algumas vezes eu consigo me distrair com música, mas quando a sensação é muito forte música só piora as coisas. O que é constante para mim é a sensação de que alguém vai espiar o que eu estou fazendo, ou que alguém que realmente está perto de mim está me observando quando eu estou distraída, mas que essa pessoa desvia o olhar quando eu olho para ela. O medo mais constante é o de verem o que eu faço no meu celular. Mesmo que em 90% do tempo eu apenas use meu celular para ler, conversar e de vez em quando escrever, eu tenho muito medo de alguém ver o que eu estou fazendo e me julgar, mesmo que eu saiba que não estou fazendo nada de errado.

A melhor resposta 14 MAI 2021

Oi M., tudo bem?
Sinto muito por você estar passando por isso! De verdade.
Seria interessante você ir a um psicólogo ou psiquiatra, pois isso pode ser um trauma de infância se revelando ou até mesmo uma paranóia. É interessante investigar as raízes desta sensação.
Fico super à disposição caso você queira conversar! Espero que você se sinta bem, e te desejo paz e saúde mental

Flávia Castelan Bastian Psicólogo em Florianópolis