Se sentir observada mesmo estando sozinha.

Feita por >1238oiqo · 20 jan 2021 Neurose

Oi! Meu caso é o seguinte: eu me sinto observada o tempo todo, principalmente quando eu estou sozinha. Isso começou de um tempo pra cá e anda me incomodando muito. Eu não sinto medo disso nem nada, porém eu estou parando de fazer as coisas que eu gostava de fazer sozinha por medo de realmente ter alguém me observando. Pra vocês terem idéia, eu parei até de cantar sozinha por vergonha de ter alguém me observando.
Eu não me sinto observada apenas sozinha não, quando eu estou com amigos tenho a mesma sensação
Ex: eu estou conversando com a minha prima no meu quarto e fico tendo a sensação de que tem alguém observando a gente.
Mas quando estou acompanhada, eu nem ligo em me sentir observada.
Tem vezes que eu não tenho mais essa sensação, porém sempre volta(todo dia).
O que eu faço? Isso é normal? Tem como parar?

A melhor resposta 21 JAN 2021

Olá 123oiqo! Grato por escrever. Será importante você tratar isso de forma detalhada e profunda, com sistematização científica conduzida por um psicólogo. Estaremos à disposição.
Inicialmente cabe salientar que a tua mente, como a mente de todos nós, supõe que observamos coisas que nos atraem, que nos são interessantes. Assim sendo, você tem um registro de que é interessante. Como tem medo, sente-se vulnerável e frágil.
Até adquirir maior segurança, compreender melhor isso, será providencial, ter sempre que possível, companhia de pessoas que sejam de confiança e te deem segurança. Também será importante ir desenvolvendo estratégias para confrontar essa ideia irreal.
Estaremos à disposição. Não deixe passar muito o tempo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

23 JAN 2021

Sim, voce está sendo observada, não estamos sozinhos neste mundo, há outros seres convivendo conosco, mas isto não é nenhum problema. Ao contrário, quando voce decidiu nascer, vir ao mundo nesta existências, muitos amigos teus, da tua família espiritual te apoiaram e pode ser sim que esteja sentindo a presença deles.
Porém isto não pode te fragilizar porque eles não podem interferir na tua vida, tem a liberdade e o livre arbítrio para se conduzir e realizar o que quiser para ser feliz. Para a vida, nada é certo e nada é errado... são todas experiências que depois voce escolhe.
Voce tem esta reação porque foi educada pelo sistema que te deu limites, julgamentos, crenças, valores e voce aceitou e agora sente vergonha de "cantar", de ser voce mesma, medo de fazer as tuas experiências, de usufruir da vida, como se isso fosse errado.
Tens o poder interno de ser... empodere-se e seja a "filha do criador", portanto tem o poder.
O que voce escolhe?
Para compreender melhor, faça Psicoterapia, escolha um Psicoterapeuta Energético Espiritual para te traduzir todas estas sensações e percepções.