Por que me sinto melhor estando totalmente sozinha?

Feita por >Fernanda · 3 ago 2021 Habilidades sociais

Eu simplesmente me afasto das Fer, eu não sei conversar com ninguém, sempre travo em uma conversa, pensando que o que estou falando não faz sentido para outra pessoa e que é totalmente ridículo, quando começo a ter interações sócias me sinto baixa, sinto que não tenho capacidade para nada, mas quando estou totalmente sozinha, me sinto melhor, mas uma vida sem ninguém por perto é ruim, até por que o ser humano precisa de outros humanos, e não quero ser tão insegura e infeliz quando estou com outras pessoas

A melhor resposta 4 AGO 2021

Olá, Fernanda.
Seu incômodo e dificuldade de interagir pode ser a informação que precisava para se conhecer melhor. E se conhecer melhor é a chave para fortalecer sua autoestima, pois tirará o foco de "o que as pessoas estão pensando a meu respeito" para "o que eu desejo, o que quero para mim, antes de qualquer coisa?"
Em determinado momento de nossa vida, passamos por um processo de nos preocupar muito com a imagem pessoal que é transmitida para o Outro. Para que esse "Outro" (pessoas em geral) saia um pouco de cena, comece a investir mais nos seus próprios desejos: gosto musical, culinário, hobbies.. ou seja, tudo o que tem a ver com você e que te torna única no mundo.
Fazendo isso, naturalmente a preocupação com o outro diminui, e transmitir sua mensagem em uma conversa ou qualquer outra interação social começa a ficar menos intensa.
Vale ressaltar que isto é um processo: pode ser que sinta vergonha, que tenha dificuldade em se priorizar e que ao tentar colocar em prática, sinta mais dificuldade.. mas é importante que persista a esses encontros e interações. Só você, no seu mundo interno, saberá o que está acontecendo.
Espero ter ajudado mas se quiser explorar mais estas possibilidades, considere um processo psicoterápico, querida. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

23 AGO 2021

Olá Fernanda.
Só é possível aprender a conversar com outras pessoas e ter melhor interação social enfrentando suas inseguranças, mas isso não quer dizer que tem que sair por aí falando com qualquer pessoa de qualquer jeito.
A psicoterapia pode te ajudar a ser mais segura e mais assertiva nas relações interpessoais.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 AGO 2021

Olá, Fernanda!

Lacan já dizia ´´você pode saber o que disse mas nunca o que o outro escutou``. Essas falhas na comunicação é o modo normal do laço comunicativo, nunca vamos ser compreendidos da forma que queremos que sejamos. Vivemos numa sociedade do narcisismo, cada vez mais as pessoas estão muito autocentradas, desejando se cercar apenas de pessoas parecidas consigo mesmas, vivemos sob uma condenação daquilo que é diferente de nós e talvez por você ainda não ter encontrado um lugar seguro dentro de si mesma, e se sentido bastante insegura, acabe se atrapalhando um pouco nos contatos com os outros. Estou apenas conjecturando mas espero ter ajudado.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

10 AGO 2021

Oi Fernanda,
Primeiro tem que ser voce mesma, ver onde voce está sendo aquilo que os outros querem.
Voce não nasceu para satisfazer os outros, nasceu para ser feliz e se realizar.
Mas hoje se sente melhor quando está sozinha e isto pode ser uma fuga e também não precisa de culpar por causa disso. Apenas estpa percebendo que sozinha te sente melhor.
Pense nas perguntas: Te relaciona com outras pessoas para ser admirada? Procuras aprovação das outras pessoas? Quer ser amada por outras pessoas? O que é conversar bem? O que é fazer sentido? E para quem? Faz sentido para voce?
Percebe como voce não se prioriza? Embora possa não ser amada por outras pessoas voce deve se amar, deve aprender a se amar.
Voce não precisa tentar agradar os outros, precisa agradar a si mesma.

5817 respostas

5 AGO 2021

Ola Fernanda.
Pode ser muitas coisas que te deixam insegura. Inicia a terapia.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2021

Oi, Fernanda.

É evidente que você apresente dificuldades de habilidades sociais, é interessante pensar desde quando você se sente assim? Quando nova você também tinha esses bloqueios e inseguranças? Se não, a partir de que idade ou que momento da vida isso começou a aparecer?

Existe uma diferença entre pessoas que realmente não fazem questão de um círculo de amizades extenso, se limita a poucos amigos e interações, mas por absoluta decisão e se sente bem desta forma. No seu caso, existe um bloqueio, medo, angústia, pela incapacidade de se comunicar e consequentemente pelo julgamento que pode vir.

Não há dúvida que isso surgiu de algum lugar, resta-nos saber de onde para que assim, você consiga ressignificar e se desvencilhar da forma como se sente atualmente. A ajuda de um profissional neste caso se faz imprescindível, se for possível, comece psicoterapia.

Me coloco à disposição caso precise de algo mais.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

4 AGO 2021

Olá Fernanda! Curiosa esta informação: quando você está com alguém se sente baixa (menor?), e quando está sozinha se sente melhor. Talvez, ocorra uma espécie de comparação sua - de você para com o outro. Se este é o motivo, que tal considerar suas qualidades e aquilo que você pode oferecer para o outro antes de se socializar? Pois, relação é troca. E a troca sadia ocorre quando consideramos que estamos dando algo em troca e recebendo algo também. Desse modo, faça um levantamento de suas habilidades, qualidades, presença, que você pode oferecer para o outro, e que você queira receber também. Espero ter ajudado. Grata por sua participação.

Joandia Cassimiro Santos Guerra Psicóloga Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

4 AGO 2021

Olá Fernanda! Grato por escrever. Certamente você precisa treinar a troca social, precisa enriquecer o senso de empatia. Não há possibilidade saudável e inteira, de uma pessoa viver sozinha. É preciso interagir, trocar.
Por outro lado, é facilmente compreensível, que até desenvolver confiança, as outras pessoas representam universos desconhecidos, desconfortáveis, ameaçadores.
Nós, psicólogos, precisaremos que você tenha abertura mental, persistência, muita persistência, disciplina, regularidade, para que, em trabalho de longo prazo, possamos te ajudar a desenvolver maior confiança em si mesma, situar melhor as características humanas, que se fazem perfeitas, por conterem falhas. As pessoas,literalmente todas, temos contradições, incoerências, medos, fragilidades, mas também , todos, temos pontenciais, possibilidades.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

4 AGO 2021

Bom dia, Fernanda,
Primeiramente, a insegurança em estar com alguém é natural das pessoas. Fique tranquila com isso.
Para que nos sintamos bem, temos de estar bem conosco. O que parece é que você fica insegura ao estar com outras pessoas.
Primeiramente, a confiança vem de dentro. Você deve trabalhar a sua autoconfiança. Parar de duvidar tanto de você e confiar mais no seu potencial e na sua capacidade. Busque momentos em que se sinta bem, e ancore esta sensação de sentir-se completa.
Você precisa se bastar antes de se aproximar das pessoas, criando assim relações seguras e duradouras, e não relações incompletas baseadas na dúvida e na carência.
Sinta-se bem estando com você, e então se aproximar das pessoas será algo natural, não mais por elas, mas por você.
A psicoterapia pode ajudar a trabalhar esta insegurança.
Se tiver interesse, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos